Nesse artigo, confira 10 lindas espécies de peixes de aquário para as crianças. Conheça suas principais características e necessidades.
Os peixes são excelentes animais de estimação para as crianças, e o aquarismo pode ensiná-los a importância da responsabilidade. Além disso, se eles começarem com espécies resistentes e mais fáceis de criar é bem provável que permaneçam e criem um gosto pelo hobby.
Você pode começar com um aquário de 20 ou até no máximo 75 litros para um ou mais peixes, dependendo da espécie. Com o tempo, as crianças aprenderão sobre o Ciclo do Nitrogênio e outros processos químicos aquáticos bem interessantes.
As espécies de peixes que eu vou listar aqui são resistentes e, por isso, perdoarão os erros mais comuns cometidos por iniciantes.
Veja também:
Top 10 espécies de peixes de aquário para as crianças
1. Betta
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 20 litros para 1 peixe;
Não há como montar uma lista de peixes de aquário para as crianças sem começar pelo peixe Betta. A espécie é considerada uma das mais resistentes do hobby e suporta uma grande variedade de condições de água.
O Betta é um dos peixes mais negligenciados do mundo do aquarismo, vivendo em pequenas beteiras ou potinhos de vidro. Assim como todas as outras espécies que eu listarei aqui nesse artigo, o Betta precisará de um aquário com filtro, termostato e iluminação para que possa se manter saudável.
Se tiver dúvidas sobre como montar um aquário para o peixe betta, clique aqui!
2. Guppy
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
O Guppy é um dos melhores peixes de aquário para as crianças. Eles podem tolerar uma variedade enorme de condições e são super resistentes.
Além disso, esses incríveis peixes possuem cores vibrantes e se reproduzem com extrema facilidade, e podem conviver com diversas outras espécies em aquários comunitários sem maiores problemas.
Assim como os bettas, os guppies são fáceis de alimentar e aceitarão rações em flocos, alimentos vivos, congelados e liofilizados.
3. Molinesia
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
A Molinesia é uma outra espécie de peixe muito colorida e ideal para as crianças. Ela é fácil de cuidar, resistente e pode coexistir com inúmeros outros peixes.
Assim como os Guppies, as Molinesias prosperam em ambientes bem iluminados e com muitas plantas. Além disso, elas adoram passar boa parte do seu tempo pastando algas e ajudarão a manter o aquário sempre limpo.
Caso o aquário não tenha algas o suficiente para elas consumirem, você pode adicionar rações enriquecidas com spirulina e até mesmo espinafre cozido. Alimentos vivos, como dáfnias, bloodworms e artêmias são excelentes opções para as Molinésias.
Veja também:
4. Plati
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
O Plati é um peixe bastante popular no mundo do aquarismo por conta de seu temperamento pacífico e cores deslumbrantes. Iniciantes com pouca ou nenhuma experiência no hobby podem mantê-los com sucesso, e é por isso que eles são excelentes peixes de aquário para as crianças.
Existem inúmeras variações da espécie, e você pode obter peixes com cores verdes, amarelo, branco e vermelho. O Plati pode atingir no máximo 7 centímetros de comprimento, e os machos são ligeiramente menores do que as fêmeas.
Apesar de seu pequeno tamanho, esses peixes são incrivelmente ativos, e nadarão por todos os cantos do aquário.
5. Peixe Espada
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para 1 macho e 3 fêmeas;
O Peixe Espada é mais um dos inúmeros peixes de aquário ideais para as crianças devido à sua baixa manutenção. A espécie está intimamente relacionada com a Molinesia e o Plati. Na verdade, é bem fácil confundir esses peixes.
Existem muitas variações do Peixe Espada, o que resultou em uma variedade de cores e padrões. O peixe possui esse nome devido ao formato de espada de suas barbatanas.
Assim como a Molinesia, Plati e o Guppy, você deve sempre manter uma proporção de mais fêmeas do que machos. Os machos costumam brigar entre si pela atenção das fêmeas e, além disso, eles podem assediá-las o tempo todo, gerando estresse e, consequentemente, deixando-as doentes.
O Peixe Espada prospera em aquários densamente plantados que devem possuir tampas bem firmes, pois é um excelente saltador.
6. Coridoras
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo de 5 peixes;
A natureza calma e gentil das Coridoras as tornam uma excelente opção para as crianças.
A maioria das espécies de coridoras não ultrapassam os 7 centímetros, mas por serem peixes de cardume, devem ser mantidas em aquários com no mínimo 75 litros. A criação seletiva tornou-as impressionantemente resistentes, mas ainda assim elas exigem um ambiente estável e com muitos esconderijos.
Há diversas espécies de coridoras disponíveis, separamos as 8 principais nesse artigo aqui!
Veja também:
7. Paulistinha
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 6 peixes;
O Paulistinha é um peixe bastante sociável e pacífico, e as crianças terão muita facilidade em cuidar dele.
A espécie possui coloração dourada / prateada cintilante com cinco listras azuis que se estendem da cabeça até a barbatana caudal. O Paulistinha passará a maior parte do tempo nadando na região central e superior do aquário.
No geral, esses peixes são recomendados para todos os níveis de aquaristas, pois são resistentes e aceitam uma ampla variedade de condições de água.
8. Colisa lalia
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 2 machos e 2 fêmeas;
As Colisas são peixes de aquário com cores incríveis e ideais para as crianças. A espécie possui uma enorme variedade de cores, desde laranja, azul e até mesmo vermelha com cores alaranjadas.
Assim como a grande maioria dos peixes dessa lista, as Colisas gostam de aquários densamente plantados e que possuam plantas flutuantes para que possam se esconder.
9. Tanictis
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo de 6 peixes;
O Tanictis é um excelente peixe para quem está iniciando no hobby de aquarismo, pois é extremamente resistente e muito bonito. Por ser muito fácil de cuidar, ele é uma das melhores opções dessa lista para as crianças.
Você pode decorar o aquário para esse peixe adicionando muitas plantas, troncos e decorações para formar esconderijos. A espécie não aprecia fluxo de água muito forte e, por isso, você pode adicionar um filtro suave que mesmo assim ele se sentirá feliz e seguro.
Veja também:
10. Tetra Foguinho
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 50 litros para um grupo de 10 peixes;
Você sabia que o Tetra Foguinho pode atingir até no máximo 2 centímetros de comprimento? Então, além de ser um peixe muito brincalhão e resistente, o Tetra Foguinho é ideal para quem está em busca de peixes para colocar em aquários pequenos.
A espécie é muito adaptável e irá prosperar em diversos tipos de ambientes, embora deva estar em grupos para se sentir confortável. Além disso, ele gosta de locais escuros e passa boa parte do tempo nadando nessas regiões do aquário em busca de proteção.
Devido ao seu tamanho, eu recomendo que você mantenha um aquário apenas com peixes da espécie. Animais maiores ou agressivos poderão enxergá-lo como comida. Portanto, evite-os!
Quais peixes eu não devo comprar para as crianças?
Acima, mencionei algumas das espécies de peixes mais fáceis para as crianças cuidarem. Então, agora vou dizer quais são os peixes que você deve evitar comprar:
Todos os peixes listados acima são muito populares, mas não pense que são uma boa escolha. Esses animais precisam de ambientes muito estáveis para prosperar, além de grandes espaços também.
Por serem peixes mais exigentes, o aquário precisará de manutenções frequentes, algo que pode acabar afastando um pouco as crianças.
O Tetra Neon, por exemplo, por mais que seja um peixe pequeno, ainda assim precisa de um aquário com parâmetros estáveis para prosperar. Ele não irá tolerar quaisquer erros cometidos por um iniciante!
Conclusão
O aquarismo pode ensinar para as crianças diversas habilidades para a vida. Além disso, elas também podem aprender vários conceitos interessantes como o Ciclo do Nitrogênio e também sobre o comportamento e temperamento das diferentes espécies de peixes.
Você deve comprar peixes que possuam baixa manutenção e adicionar espécies mais complexas à medida que as crianças vão adquirindo mais experiência no hobby.