Nesse artigo, separamos uma lista com 10 lindas espécies de peixes de aquário que gostam de viver em águas movimentadas.
Na natureza, há inúmeras espécies de peixes que gostam de viver em áreas agitadas tanto de rios quanto de recifes de corais. Geralmente, peixes adaptados a ambientes com correntes de águas mais fortes, precisam de ambientes apropriados para prosperarem, como aqueles com sistemas de filtragem poderosos e com bom fluxo de água.
Para montar um ambiente do tipo, é importante que o aquarista saiba escolher as espécies compatíveis para evitar problemas. Como sempre, pesquisar as necessidades específicas de cada uma delas é a chave para o sucesso na manutenção do aquário, seja ele de águas tranquilas ou movimentadas.
Top 10 peixes de aquário que gostam de águas movimentadas
Abaixo, separamos alguns dos principais peixes de aquário que gostam de viver em águas movimentadas. Aproveite para conhecer as características e necessidades de cada um deles.
1. Tanictis
- Comprimento: Até 4 centímetros;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um grupo de 6 peixes;
O Tanictis é um peixe pequeno e bastante fácil de cuidar. Ele prospera tanto em ambientes de águas agitadas quanto lentas, embora tenha certa preferência por ambientes mais agitados.
A espécie não costuma se importar muito com a decoração do aquário, mas eu recomendo que você utilize plantas vivas, troncos e rochas para compor a região do fundo, bem como plantas flutuantes para criar proteção e propor um ambiente mais tranquilo e seguro.
No geral, o Tanictis aceitará prontamente a maioria das rações disponíveis e poderá até mesmo se reproduzir com facilidade em ambientes bem estabilizados.
2. Paulistinha
- Comprimento: Até 7 centímetros;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 6 peixes;
Embora o Paulistinha não pareça se importar muito com a intensidade do fluxo no aquário, ainda assim irá prosperar em águas movimentadas.
A espécie é considerada uma das mais famosas do mundo do aquarismo por conta de sua resistência, fácil cuidado, alto nível de atividade e cores chamativas.
Assim como o Tanictis, o Paulistinha também gosta de viver em aquários densamente plantados, com muitos esconderijos formados com troncos e rochas. Esse tipo de ambiente ajuda a fazer com que os peixes exibam um comportamento mais próximo daquele visto na natureza.
3. Coridoras
- Comprimento: Entre 2,5 e 7,6 centímetros;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 6 peixes;
As coridoras são alguns dos habitantes de fundo mais famosos do mundo do aquarismo, muito por conta de seu comportamento pacífico, habilidades únicas de limpeza e, principalmente, por suas cores.
Há inúmeras espécies de coridoras com diferentes tamanhos, preços, aparência e necessidades. No entanto, uma característica única entre todas elas é que não se importam muito com o fluxo de água. Por isso, podem viver tranquilamente em um aquário com águas movimentadas.
Além disso, as coridoras são excelentes comedoras de algas, eliminando boa parte delas e deixando o aquário sempre limpinho.
4. Cascudo Comum – Pleco
- Comprimento: Entre 30 e 50 centímetros;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 400 litros para um único peixe;
O Cascudo Comum é um peixe de corpo marrom claro com várias manchas escuras e nadadeiras esvoaçantes em forma de leque. Assim como as coridoras, ele costuma habitar a região do fundo do aquário, mas também pode ficar grudado nos vidros e decorações sugando todo o tipo de alga que possa surgir pelo caminho.
Em relação aos cuidados, a espécie é considerada resistente e fácil de cuidar, embora precise de grandes aquários para prosperar. Por mais que sua alimentação se baseie em alimentos enriquecidos com spirulina (algas), ainda assim ele irá comer insetos, rações para peixes de fundo e vermes.
5. Rasbora Arlequim
- Comprimento: Até 5 cm;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de 10 peixes;
A grande maioria das espécies de Rasboras se dão bem em aquários com águas movimentadas, mas o Rasbora Arlequim, com seu comportamento ativo, é uma das melhores opções disponíveis.
Na natureza, estes peixes vivem em diversos tipos de habitats, desde lagoas até rios de fluxo moderado à alto. No geral, eles são pacíficos e bem resistentes, além de serem muito brincalhões.
Eu recomendo que você mantenha o Rasbora Arlequim em grupos com no mínimo dez peixes, pois assim eles exibirão um comportamento mais natural.
7. Peixe Borboleta
- Comprimento: Até 3,5 cm;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 60 litros para um grupo de 6 peixes;
O Peixe Borboleta é um peixe de aparência única e de comportamento bastante pacífico. Ele prefere viver em aquários com águas movimentadas e passa a maior parte do tempo próximo à superfície. Na verdade, é até mesmo bastante difícil vê-lo nadando em outras regiões do aquário.
Em relação a aparência, o Peixe Borboleta possui um corpo fino, semelhante a uma moeda, que usa para pairar em correntes fortes e viajar a velocidades surpreendentemente rápidas. Na natureza, ele vive em riachos, rios e pântanos na América do Sul e Central, sendo considerado bastante versátil.
Eu apenas recomendo que você tenha uma tampa bem ajustada ao aquário para evitar possíveis saltos desses peixes.
7. Barbo Ouro
- Comprimento: Até 8 cm;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 50 litros para um grupo de 5 peixes;
O Barbo Ouro é um peixe endêmico da China, onde vive em riachos de águas movimentadas. No geral, ele é considerado bastante pacífico e costuma se dar bem com outros peixes não agressivos. Paulistinhas, por exemplo, são excelentes companheiros de aquário para a espécie.
Por ser um peixe relativamente resistente, é uma boa escolha para aquaristas iniciantes e também para aqueles que desejam manter espécies pacíficas. Além disso, ele também é uma boa escolha para pessoas que buscam por peixes ativos e brincalhões.
8. Comedor de Algas Siamês
- Comprimento: Até 20 cm;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um único peixe;
O Comedor de Algas Siamês vive em rios de águas movimentadas no sudeste da Ásia, o que o torna uma excelente escolha para aqueles que estão em busca de peixes de aquário que necessitem de ambientes com fortes correntezas. Ele possui o corpo alongado e achatado com uma faixa escura no meio e nadadeiras semitransparentes.
Por ser um peixe que pode ficar relativamente grande, não é uma boa escolha para aquários pequenos. Embora tenha comportamento pacífico, ainda assim pode brigar com outros membros de sua própria espécie. Por isso, é importante sempre adicionar um peixe de cada vez, caso queira montar um aquário com outros moradores de fundo.
9. Garra Panda
- Comprimento: Até 6,2 cm;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um único peixe;
O Garra Panda é um peixinho conhecido por seu comportamento dócil, alto nível de atividade e que adora aquários com águas movimentadas. Ele habita a região inferior e média do aquário e costuma ser muito mais ativo do que outras espécies de comedores de algas.
A coloração do Garra Panda é predominantemente preta com algumas listras amarelo-laranja e marrom claro. Ele possui a cabeça larga e um corpo estreito, o que lhe confere uma aparência atraente.
Como já mencionei antes, estes peixes são bastante ativos, o que os tornam uma excelente escolha para quem procura por peixes ativos. Além disso, ele costuma interagir bastante com humanos, chegando até a ficar na região da frente quando alguém se aproxima de seu aquário.
10. Botia Hillstream
- Comprimento: Até 5 cm;
- Comportamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um grupo;
O Botia Hillstream é mais uma das inúmeras espécies de peixes de água doce que gostam de águas movimentadas. Ele é uma boa escolha para quem procura está em busca de um pouco mais de dificuldade, pois necessita de um ambiente com água de alta qualidade para prosperar.
Na natureza, o Botia Hillstream habita o fundo de rios e riachos com alta correnteza. Seu corpo possui um formato hidrodinâmico que o ajuda a se manter no lugar, não importa o quão forte a água o empurre.
Embora pareça ser um híbrido de bagre com arraia, o Hillstream é da família dos botias.
Então, o que você achou da nossa lista com peixes de aquário que gostam de águas movimentadas? Adicionaria algum outro? Conte aqui nos comentários!
1 comentário
Boa tarde Adriano, eu gostei bastante da sua matéria, pois sou aquarista iniciante no marinho e intermediário no doce. Sendo assim, deixo aqui os meus agradecimentos.