Nesse artigo, confira quais são as características e necessidades das 20 espécies de peixes mais populares disponíveis no aquarismo!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
O mundo do aquarismo é vasto e diversificado, abrigando uma ampla variedade de espécies, tanto de água doce quanto de água salgada. Escolher o tipo de peixe ideal para o seu aquário pode ser uma tarefa relativamente difícil, dependendo do nível de conhecimento que você possui sobre o tema.
Pensando nisso, criei um artigo para facilitar sua busca pelas espécies de peixes mais populares no mundo do aquarismo. Aqui, você poderá conferir as características das 10 espécies de peixes mais populares tanto de ambientes de água doce quanto de água salgada.
Top 20 espécies de peixes mais populares do aquarismo
Abaixo, confira quais são os peixes mais populares no aquarismo de acordo com o tipo de aquário (aquário de água doce ou água salgada):
10 espécies de peixes de água doce mais populares do aquarismo
Betta
- Nome Científico: Betta splendens;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 20 litros;
O peixe Betta é um dos peixes de água doce mais populares do mundo do aquarismo, e não é por menos. Ele possui cores incríveis e suas barbatanas esvoaçantes e extremamente coloridas chamam ainda mais a atenção de um aquarista iniciante.
A melhor parte em manter um peixe Betta em um aquário é que ele não precisa de muito espaço para prosperar. Um aquário com cerca de 20 litros é o suficiente para mantê-lo feliz e confortável. Embora seja fácil de cuidar, você nunca deve juntar dois machos em um mesmo ambiente.
Kinguio / Peixinho Dourado
- Nome Científico: Carassius auratus;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 120 litros;
O Kinguio, também conhecido como Peixinho Dourado, é um dos pilares do aquarismo. Estes peixes populares são mantidos em aquários e lagos há muitos séculos e estão disponíveis em muitas variedades estranhas, mas ao mesmo tempo maravilhosas.
Infelizmente, o Kinguio não é um peixe recomendado para iniciantes. Ele requer aquários de água fria e se alimenta de plantas, por isso não é uma boa escolha para aquários plantados ou aquários comunitários com peixes tropicais.
Acará Bandeira
- Nome Científico: Pterophyllum scalare;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 75 litros para um casal;
O Acará Bandeira é um peixe tropical da família dos ciclídeos. Esse peixe único possui barbatanas enormes na barriga e nas costas, muitas vezes tornando-os mais altos do que longos.
Embora seja um peixe relativamente grande, pode conviver tranquilamente em aquários com outras espécies pacíficas, como tetras e coridoras.
Acará Disco
- Nome Científico: Symphysodon aequifasciatus;
- Nível de Cuidado: Difícil;
- Temperamento: Semiagressivo;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um grupo de 5 peixes;
O Acará Disco é um dos peixes de água doce mais lindos do mundo do aquarismo. Este ciclídeo sul-americano possui algumas das cores e padrões mais incríveis disponíveis. Embora seja um animal que chama muito a atenção, fique sabendo que não é recomendado para aquaristas iniciantes.
Em relação a dificuldade de manutenção, o Acará Disco é um peixe relativamente sensível as mudanças nas condições de água, além de ficar relativamente grande e precisar estar na companhia de outros de sua própria espécie. Por conta disso, o aquário para um grupo precisa ter espaço suficiente e equipamentos sofisticados para manter uma água de alta qualidade.
O Acará Disco prefere águas mais quentes do que a maioria das outras espécies e, portanto, misturá-los com outros peixes em um aquário comunitário pode ser uma tarefa complicada.
Guppy
- Nome Científico: Poecilia reticulata;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo composto de um macho e três fêmeas;
Se você é um aquarista iniciante e está em busca de um primeiro peixinho para se aventurar no hobby, o Guppy será uma excelente opção! Ele é um peixe bastante versátil, com cores extremamente chamativas e muito fácil de cuidar.
Além disso, a espécie é famosa por se reproduzir com muita facilidade em aquários, então não se surpreenda caso você aviste alguns peixinhos bem pequenos nadando de tempos em tempos em meio as plantas ou decorações.
Os guppies são peixes muito resistentes e prosperam em águas com pH ligeiramente alcalino.
Paulistinha
- Nome Científico: Danio rerio;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de seis peixes;
Assim como o Guppy, o Paulistinha é um outro peixinho pequeno bastante fácil de cuidar e super resistente. Ele tende a ser um nadador bastante ativo e pode adicionar muito movimento ao aquário.
Por ser uma espécie gregária, você deve adquirir um grupo com pelo menos seis peixes para que possam se sentir confortáveis e seguros. Além disso, estes peixes também são extremamente sociáveis, podendo viver em aquários comunitários com outras espécies pacíficas e de tamanho parecido sem maiores problemas.
Molinésia
- Nome Científico: Poecilia sphenops;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 72 litros para um grupo composto de um macho e três fêmeas;
Entre as espécies de peixes mais populares do aquarismo, a Molinésia é uma das mais famosas e está prontamente disponível em pet shops. Assim como os Guppies, ela é fácil de cuidar e se reproduz com muita facilidade em aquários.
Uma característica interessante da Molinésia é que ela pode sobreviver até mesmo em aquários de água salgada, embora prefira ambientes de água doce.
Coridoras
- Nome Científico: Corydoras spp;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de seis peixes;
As Coridoras fazem parte do time dos peixes de fundo. Esses incríveis peixinhos pacíficos passam a maior parte do tempo no fundo do aquário, sempre escondido entre as decorações. Elas se dão bem com a maioria dos outros peixes do aquário e, por isso, são boas opções para aquários comunitários.
Além disso, as coridoras permanecem pequenas e costumam se alimentar das sobras de alimento que caem no fundo do aquário. Tenha em mente apenas de que elas precisam de uma dieta específica para se manterem saudáveis. Muitas pessoas compram esses peixes achando que eles vão limpar a sujeira no fundo, coisa que não é verdade! Sem uma dieta equilibrada, elas não prosperarão!
Tetra Neon
- Nome Científico: Paracheirodon innesi;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo de oito peixes;
O Tetra Neon é uma das espécies de peixes mais populares do mundo do aquarismo. Se você já visitou alguma loja do ramo, pode ter certeza de que deve ter visto esses pequenos peixinhos brilhando com suas cores extremamente chamativas.
No geral, o Tetra Neon não é uma boa opção para aquaristas iniciantes, tendo em vista que ele não é um peixe muito resistente e necessita de parâmetros específicos para se manter saudável. Além disso, por conta do seu pequeno tamanho, pode se tornar presa fácil de espécies maiores.
Se você está em busca de espécies para um aquário plantado e sabe monitorar os parâmetros e adequá-los de acordo com as necessidades dos peixes, o Tetra Neon poder uma excelente opção.
Cascudo Comum
- Nome Científico: Hypostomus plecostomus;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 400 litros;
O Cascudo Comum é um peixe bastante popular entre os aquaristas, uma vez que é fácil de cuidar, resistente e ainda trabalha na limpeza das algas do aquário.
Embora todas essas características chamem a atenção do aquarista iniciante, fique sabendo que este peixe cresce bastante e precisa de muito espaço para viver tranquilamente. Além disso, por conta de seu tamanho e também simplesmente pelo fato dele viver em águas agitadas na natureza, costuma ser bastante sujão, o que acaba fazendo com que o aquarista tenha que investir em sistemas de filtragem poderosos.
10 espécies de peixes de água salgada mais populares do aquarismo
Peixe-Palhaço
- Nome Científico: Amphiprion ocellaris;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 30 litros para um casal;
O Peixe-Palhaço é considerado uma das espécies de peixes de água salgada mais populares do mundo. Ele adquiriu toda essa fama por conta do filme “Procurando Nemo”, um grande sucesso dos estúdios da Pixar (Disney).
Considerado fácil de cuidar e de alimentar, o Peixe-Palhaço é uma ótima escolha para quem procura um primeiro peixinho para criar em um aquário marinho. Lembre-se apenas de adicionar uma anêmona para esse peixe, pois ele vive basicamente em função dela.
Dory (Blue Tang)
- Nome Científico: Paracanthurus hepatus;
- Nível de Cuidado: Moderado / Difícil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 680 litros;
Assim como o Peixe-Palhaço, a Dory é um outro personagem que ficou bastante famoso por conta do filme “Procurando Nemo”. Tanto que é que alguns anos depois, recebeu uma continuação com o nome “Procurando Dory”.
Essa espécie de peixe-cirurgião se destaca por conta de suas cores azuladas e amarelo brilhante. No entanto, essas cores só se intensificam ao longo da vida. Quando ainda é um peixe jovem, por exemplo, a Dory começa completamente amarela antes de mudar para o padrão azulado.
Em um aquário comunitário, a Dory pode ser mantida com peixes-palhaço, Green Chromis e certas espécies de Donzelas.
Diferentemente do Peixe-Palhaço, que é bastante fácil de cuidar, a Dory é muito mais resistente, mas precisa de espaços realmente enormes para prosperar.
Yellow Tang
- Nome Científico: Zebrasoma flavescens;
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado;
- Temperamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 350 litros;
O Yellow Tang é um outro peixe bastante popular no mundo do aquarismo. Encontrado no Oceano Pacífico, onde habita principalmente áreas de recifes de corais, a espécie é considerada bastante resistente e uma excelente opção tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes.
Embora seja muito parecido em comportamento com o Blue Tang, o Yellow Tang pode viver em pequenos grupos se todos os peixes forem adicionados ao mesmo tampo.
Goby Firefish
- Nome Científico: Nemateleotris magnifica;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um casal;
O Goby Firefish é um peixe de cores realmente incríveis e está quase sempre disponível em lojas de aquarismo. A espécie é considerada bastante resistente, fácil de cuidar e vive muito bem em aquários com recifes de corais ou em ambientes comunitários.
É interessante notar que o Goby Firefish passa a maior parte do tempo escondido entre cavernas e fendas. Então, se você está procurando de um peixe ativo para apreciar durante o dia, eu recomendo que você fique longe dele!
Royal Gramma
- Nome Científico: Gramma loreto;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 100 litros;
O Royal Gramma pode ser identificado pelos tons de rosa e roxo brilhantes em seu lado dorsal, seguido pelo amarelo neon na nadadeira caudal.
A espécie é considerada bastante fácil de cuidar e está prontamente disponível em lojas de aquarismo. Assim como o Goby Firefish, o Royal Gramma também gosta de passar boa parte do tempo escondido entre cavernas e fendas, embora seja um pouco mais ativo.
Uma característica interessante do Royal Gramma é que ele é conhecido por ser um peixe limpador, ou seja, ele consome ectoparasitas das escamas de outros peixes do aquário.
Wrasse Six Line
- Nome Científico: Pseudocheilinus hexataenia;
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado;
- Temperamento: Semi-agressivo;
- Tamanho do aquário: 200 litros;
O Wrasse Six Line é uma das melhores espécies marinhas para se manter em um aquário com recifes de corais, pois ele deixará em paz quaisquer um dos invertebrados presentes no ambiente.
Embora possa brigar com outros de sua própria espécie, o Wrasse Six Line é um peixe fácil de cuidar e pode conviver tranquilamente com outras espécies em aquários comunitários.
Donzela Green
- Nome Científico: Chromis viridis;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 100 litros;
O Donzela Green, também conhecido como Green Chromis, é uma das espécies de peixes de água salgada mais populares do mundo do aquarismo. Com uma resistência invejável, comportamento pacífico, bem como um alto nível de atividade, ele é uma das melhores escolhas para quem procura por espécies para aquários comunitários.
A única coisa que o aquarista precisa tomar um pouco de cuidado é na hora de adquirir os peixes. O Donzela Green prefere viver em grupos e, portanto, ao adquiri-lo, procure comprar no mínimo seis exemplares.
Flame Angelfish
- Nome Científico: Centropyge loricula;
- Nível de Cuidado: Fácil / Moderado;
- Temperamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 114 litros;
O Flame Angelfish é um dos peixes de água salgada mais coloridos disponíveis no hobby de aquarismo. Embora tenha um temperamento agressivo, podendo brigar com outros peixes dentro do aquário, ele é uma excelente escolha tanto para aquaristas iniciantes quanto experientes.
Com suas cores extremamente chamativas, o Flame Angelfish pode trazer bastante vivacidade ao ambiente aquático.
Cardinal Bangai
- Nome Científico: Pterapogon kauderni;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Temperamento: Pacífico;
- Tamanho do aquário: 115 litros um casal;
O Cardinal Bangai é um peixe endêmico da Indonésia. Sua combinação única de listras pretas e manchas brancas certamente fará com que ele se torne o destaque do seu aquário com recifes de corais.
Embora possa ser criado em grandes grupos, eu recomendo que você crie-o apenas em pares ou até mesmo sozinho. Em grupos grandes é muito provável que haja algum tipo de agressividade entre eles.
Longnose Hawkfish
- Nome Científico: Oxycirrhites typus;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Temperamento: Agressivo;
- Tamanho do aquário: 100 litros;
O Longnose Hawkfish é um peixe com cores muito chamativas e de resistência invejável. Na verdade, ele é considerado um dos peixes mais resistentes disponíveis no aquarismo, já que dificilmente fica doente.
Uma característica interessante destes peixes é que todos eles nascem fêmeas. Eles se transformam em machos apenas quando há a necessidade de reprodução. Incrível, né?
Então, o que você achou da nossa lista com as espécies de peixes mais populares do mundo do aquarismo? Adicionaria alguma outra? Conte aqui nos comentários!
1 comentário
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos sobre aquarismo, tem me ajudado muito a leitura de seus artigos. Grande abraço.