Quais são os principais benefícios das plantas artificiais para aquário? Será que existe alguma vantagem em mantê-las?
Há sempre muito debate sobre o uso de plantas artificiais ou vivas em um aquário. Mas um senso comum entre todos os aquaristas é que as plantas vivas devem ser cultivadas por aqueles que estão em busca de novos desafios no mundo do aquarismo.
As plantas vivas podem melhorar a qualidade da água, mas também podem destruí-la. Na maioria dos casos, elas serão mais propensas a fazer o último, a menos que você saiba como cultivá-las.
Apesar das inúmeras vantagens de ter plantas vivas em um aquário, a decisão de usá-las geralmente leva a aborrecimento e manutenção maiores do que as famosas plantinhas artificiais.
Há muitos aspectos que você deve considerar ao escolher adicionar plantas artificiais em seu aquário. Pensando nisso, selecionamos alguns dos principais benefícios das plantas artificiais que talvez possa te ajudar a escolhê-las ao invés das plantas vivas.
Veja também:
Top 5 benefícios das plantas artificiais para aquário
Antes de listar os principais benefícios das plantas artificiais, preciso te dizer que a melhor forma de criar um ambiente ideal para os seus peixes é simular seu habitat natural. Na natureza, você não vai encontrar plantas artificiais, vai? Por isso, se você está em dúvidas sobre qual tipo de planta escolher, confira uma lista que separamos com as plantas vivas mais fáceis de criar para iniciantes. Talvez seja um bom caminho para você começar nesse mundo e optar por ter um ambiente mais natural possível!
De qualquer forma, vamos lá para os benefícios das plantas artificiais para aquário:
1. Algumas plantas artificiais parecem reais
Se você fizer uma busca na internet, é bem provável que encontre algumas plantas artificiais muito parecidas com as suas contrapartes vivas – às vezes algumas parecem até melhores. Por mais que você vá gastar um pouco mais de dinheiro com elas, ainda assim não precisará de um equipamento adicional poderoso para manter suas plantas vivas.
A maioria dos aquários plantados requerem fertilizantes, sistemas de injeção de gás carbônico e iluminação adequada. Portanto, optar pelas plantas artificiais é uma excelente saída para não gastar muito com equipamentos.
2. Quase não requerem manutenção
As plantas vivas que estejam morrendo em um aquário absorvem oxigênio durante o processo de decomposição. As folhas se soltam e ficam presas na entrada do filtro e podem entupir todo o sistema de filtragem. No entanto, como você deve imaginar, as plantas artificiais passam longe desse processo.
3. Podem ser plantadas em qualquer lugar
As plantas vivas devem ser plantadas em substratos específicos. As opções para isso incluem cascalhos de diferentes formas e tamanhos, substratos férteis e demais itens que são necessários para a sua sobrevivência. As plantas artificiais, por sua vez, não requerem nenhum substrato. Você só precisa colocá-la dentro do aquário e deixá-la lá do jeito que preferir.
Veja também:
4. As plantas artificiais são mais fáceis de limpar
Plantas vivas que estejam em decomposição ficam feias e sujam bastante o aquário. Isso invalida qualquer investida de um aquarista que não tenha tanto tempo para limpar o ambiente dos peixes.
Por outro lado, as plantas artificiais são muito mais fáceis de limpar, bastando apenas retirá-las do aquário e colocar debaixo d’água para retirar sua sujeira acumulada.
5. Não representam riscos no transporte de parasitas ou caramujos
Caso as plantas vivas não sejam esterilizadas primeiro, elas podem trazer inúmeros parasitas e caramujos para o seu aquário. Alguns desses parasitas podem até mesmo acabar com toda a vida aquática presente nele. Você pode usar as plantas artificiais em aquários de quarentena sem maiores problemas, por exemplo. Além disso, a não ser que você tenha pego essa planta de dentro de um aquário, é bem provável que ela venha livre de quaisquer parasitas ou caramujos.
Conclusão
É claro que a decisão entre escolher um tipo de planta ou outro é uma preferência pessoal. E não se esqueça, as preferências geralmente mudam com o tempo.
Como os aquários plantados são mais caros, necessitam de muito mais conhecimento e trabalho para serem mantidos, especialmente na mão de um iniciante. As plantas artificiais, por sua vez, podem ser uma boa saída! E embora muitos puristas possam discordar, não há nada de errado em optar pela opção mais simples, já que é apenas uma questão de gosto e condição!