Nesse artigo, confira uma lista com as 5 melhores espécies de killifish para você adicionar no seu aquário.
O Killifish é um dos peixes de água doce mais coloridos disponíveis no hobby de aquarismo, mas mesmo tendo uma variedade enorme de cores e padrões, por que ele não é tão popular quanto os vivíparos ou os ciclídeos africanos? Muitos dizem que esses peixes adoram pular para fora do aquário e que você precisa ter uma tampa bem ajustada para evitar possíveis saltos. Além disso, há espécies de killifish que são mais difíceis de manter porque só vivem por alguns meses após a eclosão de seus ovos.
Felizmente, nem todas as espécies têm vidas tão curtas, então, para ajudá-lo nessa busca, montamos uma lista com 5 espécies de killifish perfeitas para você adicionar no seu aquário!
Veja também:
Top 5 espécies de killifish para adicionar no aquário
1. Killifish Blue Lyretail
- Nome Científico: Fundulopanchax gardneri;
- Tamanho: Até 6,5 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um casal;
Descrever o Killifish Blue Lyretail é até um pouco difícil, porque os machos podem variar de um rosa pálido até um verde azulado com pontos vermelhos proeminentes por toda a parte. Eu considero essa espécie de Killifish uma das mais fáceis de criar, desde que você mantenha a temperatura da água do aquário mais baixa e tenha uma tampa para evitar possíveis fugas.
Essa espécie de Killifish possui a boca relativamente grande e pode até mesmo comer peixes pequenos, então não os coloque com espécies muito menores. Além disso, os machos podem ser um pouco mais agressivos, então use muitas plantas e decorações para quebrar a linha de visão deles e minimizar esse comportamento.
2. Killifish Golden Panchax
- Nome Científico: Aplocheilus lineatus;
- Tamanho: Até 10 cm;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 76 litros para 4 peixes;
O Killifish Golden Panchax é um lindo peixe amarelo / dourado que pode atingir até 10 centímetros de comprimento. A espécie é muito ativa, não costuma ser cara e pode viver com outros peixes em aquários comunitários sem maiores problemas.
As lojas de aquarismo adoram vender esse peixe por conta de sua resistência e capacidade de viver em uma ampla gama de condições de água. Tal como acontece com outros killifish maiores, o Golden Panchax desfruta de uma dieta carnívora e irá atrás de quaisquer outros peixes pequenos e camarões que couberem em sua boca.
No geral, esses peixes são extremamente coloridos e rivalizam até mesmo com espécies de água salgada. Contudo, esteja ciente de que eles tendem a viver por cerca de 4 anos, dependendo do espécime, então o ideal é diminuir um pouco a temperatura da água para prolongar sua vida útil.
Veja também:
3. Killifish Palhaço
- Nome Científico: Epiplatys annulatus;
- Tamanho: Até 4 cm;
- Nível de Cuidado: Difícil;
- Tamanho do aquário: 20 litros para dois casais;
Com apenas 4 centímetros de comprimento, o Killifish Palhaço é o menor peixe de nossa lista e pode viver em aquários com no mínimo 10 litros. Essa espécie possui faixas verticais distintas de marrom escuro e amarelo, além de uma cauda com cores variadas e bem chamativa.
Assim como acontece com a maioria dos Killifish neste artigo, o Killifish Palhaço prefere águas ligeiramente mais frias entre 19 e 26°C, e não precisará de um termostato, dependendo da temperatura do ambiente em que ele está.
Eu recomendo que você obtenha um grupo de seis peixes dessa espécie – dois machos e quatro fêmeas – para que eles possam crescer juntos. Além disso, você deve montar também um aquário plantado e não deve se esquecer de colocar uma tampa bem ajustada para evitar possíveis saltos para fora dele.
4. Killi Cauda de Lira
- Nome Científico: Aphyosemion australe;
- Tamanho: Até 6 cm;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um macho e algumas fêmeas;
O Killi Cauda de Lira é conhecido por seu corpo alaranjado, manchas avermelhadas e cauda com pontas estendidas. Essa espécie pode atingir até 6 centímetros de comprimento, o que significa que um par deles pode viver em um ambiente de 30 litros sem maiores problemas. No entanto, com um aquário maior, vários pares e trios podem ser adicionados juntos. Por ter uma boca maior, o Killi Cauda de Lira pode se alimentar de bloodworms, artêmias congeladas e outros alimentos ricos em proteínas.
Se você planeja manter esse Killifish em um aquário comunitário com outros peixes, utilize musgo de java para remover seus ovos. Mas, caso você crie um ambiente apenas com outros de sua espécie, as plantas servirão para esconder os filhotes, e seus números devem aumentar naturalmente com o tempo.
Veja também:
5. Killifish Blue Gularis
- Nome Científico: Fundulopanchax sjoestedti;
- Tamanho: Até 13 cm;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho do aquário: 100 litros para um macho e algumas fêmeas;
O Killifish Blue Gularis é o maior Killifish de nossa lista, podendo atingir até 13 centímetros de comprimento. Essa incrível espécie possui uma personalidade teimosa e que combina bastante com seu tamanho. Os machos são geralmente azuis com inúmeros pontos e listras verticais vermelhas, e suas caudas possuem uma faixa laranja bem destacada no meio.
Para evitar que os machos assediem as fêmeas o tempo todo, adicione-os em um aquário com no mínimo 100 litros e que contenha muitas plantas e decorações. Assim como a variante Gardneri, o Blue Gularis aprecia alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, artêmias, bloodworms e até mesmo peixes pequenos.
Infelizmente encontrar o Blue Gularis em lojas de aquarismo não é uma tarefa das mais fáceis.