Nesse artigo, confira quais são as 5 melhores plantas para reduzir nitrato no aquário. Confira as características de cada uma delas!
Você já deve ter ouvido falar que ter plantas vivas em um aquário ajuda no combate às algas. Mas como isso funciona?
As plantas absorvem nutrientes da água, como os nitratos, para crescer. Este método de redução dos nitratos não apenas ajuda a reduzir o número de nutrientes em excesso, mas também traz mais oxigênio para os peixes e invertebrados.
Como as plantas removem os nitratos?
O nitrato é usado para produzir aminoácidos, a espinha dorsal das proteínas. Essas proteínas podem ser usadas para processos metabólicos ou armazenamento de açúcares e outros alimentos para as plantas.
Além disso, os nitratos são necessários para a produção saudável de clorofila, que nada mais é do que o pigmento esverdeado que dá cor as plantas, responsável por captar a energia do sol. Sem esses nitratos, a produção de clorofila diminui e as folhas das plantas podem ficar com aspecto amarelado. Além dos nitratos, as plantas também utilizam a amônia e o nitrito para outros processos fisiológicos.
Embora possa parecer que carregar o aquário com nitratos causará um crescimento exponencial saudável das plantas, também pode causar surtos de algas. De qualquer forma, o equilíbrio é sempre a chave para o sucesso!
Quais são as principais plantas que ajudam a reduzir os níveis de nitrato em um aquário? Confira abaixo uma lista com as principais espécies que vão te ajudar a solucionar esse problema!
Top 5 plantas para reduzir nitrato no aquário
Embora todas as plantas utilizem os nitratos para crescer, há algumas espécies que possuem crescimento rápido e que são ideais para removê-los com mais facilidade!
1. Rabo de Raposa (Ceratophyllum demersum)
A Rabo de Raposa é considerada uma planta de crescimento muito rápido, e é comumente encontrada em lagos e lagoas de água doce. Além disso, essa planta pode ficar tanto ancorada no substrato quanto solta dentro do aquário, ou seja, ela não precisa de um substrato para prosperar. Seus numerosos caules oferecem as melhores chances de crescimento em um ambiente saudável.
Essa incrível planta é capaz de absorver os excessos de nitrato muito rapidamente, mas pode facilmente bloquear a entrada de luz dentro do aquário. Portanto, é essencial apará-la com frequência para evitar que cause sombreamento nas outras plantas que estejam em regiões mais profundas.
2. Elódea (Egeria densa)
Assim como a Rabo de Raposa, a Elódea é uma excelente planta para reduzir os níveis de nitrato em um aquário. Além disso, ela é muito fácil de ser encontrada em lojas de aquarismo e é perfeita para iniciantes.
A Elódea também pode ser cultivada tanto no substrato quanto solta na superfície. Os kinguios acham essa planta muito apetitosa e podem destrui-las caso estejam em um mesmo ambiente. Tome cuidado!
3. Lentilha d’água (Lemna minor)
A Lentilha d’água é uma outra planta muito interessante que você pode ter no aquário para ajudar no combate ao excesso de nitrato. Uma de suas principais características é a reprodução super rápida, podendo tomar praticamente toda a superfície do aquário em pouco tempo, proporcionando um ambiente pouco iluminado para espécies que preferem águas mais escuras.
Embora ela ajude a reduzir o nitrato, ainda assim pode limitar as trocas gasosas entre o ar e a superfície. Por isso, é interessante ficar de olho na quantidade de plantas que estão na superfície e ir descartando de tempos em tempos algumas delas.
4. Amazon Frogbit (Limnobium laevigatum)
A Amazon Frogbit é muito semelhante à Lentinha d’água na aparência e absorção de nitratos.
Essa planta flutuante possui o formato circular, mas têm folhas mais grossas do que a lentilha. Além disso, ela se alimenta através de suas raízes extremamente longas que ajudam a absorver os nutrientes da água. Se você tiver um aquário grande, essa planta é uma excelente opção para escolher!
A Amazon Frogbit é uma planta altamente tolerante, de crescimento rápido e excelente para quem busca plantas para absorver nitratos. Peixes de todas as formas e tamanhos podem encontrar abrigo em suas longas raízes, embora seja necessário alguma manutenção extra para mantê-las fora das entradas dos filtros.
5. Hygrophila (Hygrophila polysperma)
A Hygrophila é uma das minhas plantas preferidas! Ela é fácil de cuidar, cresce muito rápido e é o abrigo perfeito para filhotes de diversas espécies de peixes que procuram por segurança.
Essa espécie de planta é bastante tolerante e irá crescer em diferentes tipos de iluminação e condições de água, embora cresça muito mais rápido com a adição de um sistema de CO2 e fertilização líquida.
A única coisa que você precisa ter em mente na hora de adquirir essa planta é que ela deve ser plantada na região do fundo do aquário, pois costuma ficar muito grande e pode cobrir toda a frente dele em pouco tempo.
Há algum problema em ter somente plantas de crescimento rápido?
Embora as plantas de crescimento rápido possam ajudar a reduzir os níveis de nitrato em um aquário, elas também podem trazer alguns problemas.
Pense nisso! Para que as plantas usem seus nutrientes e cresçam, é preciso que haja um aporte constante de nutrientes que as reabasteçam. Há duas maneiras de fazer isso em um aquário: adicionando mais peixes ou usando fertilizantes, além de realizar trocas parciais de água com mais frequência.
De qualquer forma, você pode ter apenas plantas de crescimento rápido em seu aquário, mas deve estar ciente de que terá que trocar a água com mais frequência para repor os nutrientes que estejam sendo consumidos em excesso.
Conclusão
Por muito tempo, os nitratos foram vistos como algo ruim para se ter em um aquário. Adicionar uma boa quantidade de plantas pode ajudar a manter o ambiente mais saudável, fornecer uma fonte de alimento adicional para algumas espécies e manter os peixes felizes em um ambiente com alto teor de oxigênio.
Na verdade, por mais que o excesso desses compostos (amônia, nitrito e nitrato) sejam prejudiciais de certa forma para o ambiente aquático, ainda assim eles são importantes para o funcionamento geral do sistema!