Nesse artigo, confira uma lista com os 5 principais Shell Dwellers (ciclídeos moradores de conchas) ideais para o seu aquário!
Se você está em busca de informações sobre os ciclídeos “Shell Dwellers” ou ciclídeos “moradores de conchas”, chegou ao lugar certo! Esse tipo de ciclídeo é bastante especial e costuma ser encontrado no fundo do Lago Tanganica (África), ao longo das costas da Zâmbia, República Democrática do Congo, Burundi e Tanzânia.
O que é único nesses peixes é o fato de que eles tendem a usar conchas vazias de caramujos aquáticos para fins de abrigo e reprodução.
Se você deseja obter alguns ciclídeos moradores de conchas para o seu aquário, continue lendo o artigo para conhecer algumas das principais espécies disponíveis no hobby.
O que é um Ciclídeo Shell Dweller ou Morador de Concha?
Os ciclídeos moradores de conchas não possuem uma base taxonômica. Ao invés disso, existem muitos peixes de diferentes espécies que adoram viver em espaços bem apertados, na maioria das vezes, as conchas. Por exemplo, existem cerca de 24 espécies de ciclídeos Lamprologus que usam conchas abandonadas para abrigo e reprodução no Lago Tanganica.
Esses incríveis peixinhos costumam usar conchas de caramujos do gênero Neuthauma para formar seus próprios territórios. Além disso, eles costumam ser muito pequenos e ideais para aquários com pouco espaço.
Pensando em facilitar a sua busca, separamos uma lista com os principais ciclídeos moradores de concha para você conferir!
Top 5 Shell Dwellers (Ciclídeos moradores de conchas)
1. Ciclídeo Multi Barras
- Nome Científico: Neolamprologus multifasciatus;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo composto de um macho e quatro fêmeas;
- Nível de Cuidado: Fácil;
O Ciclídeo Multi Barras é um dos principais ciclídeos moradores de conchas disponíveis para venda no hobby e ideais para aquários com até 40 litros.
Um fato interessante sobre esse peixe é que ele é considerado um dos menores ciclídeos do mundo, podendo atingir no máximo 4 centímetros de comprimento. Isso significa que se você está em busca de um peixe para aquário pequeno, esse carinha é perfeito!
O Multi Barras adora cavar o substrato e, por isso, o aquarista precisa ficar atento em criar um ambiente com uma boa camada dele para que o peixe possa criar suas “obras de arte” sem maiores problemas.
Para mais informações sobre a espécie, acesse nosso guia de cuidados do Ciclídeo Multi Barras.
2. Lamprologus Zebra
- Nome Científico: Neolamprologus similis;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo composto de um macho e duas fêmeas;
- Nível de Cuidado: Moderado;
Assim como o Ciclídeo Multi Barras, o Lamprologus Zebra é um dos menores ciclídeos moradores de concha do Lago Tanganica, não ultrapassando os 5 centímetros de comprimento. Esse peixe vêm se tornando muito popular nos últimos anos, mesmo que sua taxa de crescimento seja bastante lenta. Ainda assim, sua reprodução é bastante fácil e na natureza, por exemplo, ele costuma colonizar milhares de conchas formando enormes territórios.
A montagem do aquário para esse peixe deve conter áreas abertas e um substrato arenoso onde deve ser adicionado um bom número de conchas vazias. Lembre-se de caprichar na quantidade de conchas para o Lamprologus Zebra.
Para mais informações sobre a espécie, acesse nosso guia de cuidados do Lamprologus Zebra.
3. Lamprologus Ocelado
- Nome Científico: Lamprologus ocellatus;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um grupo composto de um macho e três fêmeas;
- Nível de Cuidado: Moderado;
O Lamprologus Ocelado é um lindo ciclídeo muito pequeno e fácil de cuidar, embora precise de água de alta qualidade para prosperar. A espécie possui coloração cinza com uma mancha azulada iridescente em sua lateral. No entanto, dependendo do indivíduo, suas barbatanas dorsais e anais podem adquirir tons de branco, laranja ou até mesmo uma combinação dos dois. Há também uma variedade dourada muito linda desse peixe.
Assim como todos os moradores de concha, o L. Ocelado é um peixe bastante territorial e precisa de um bom espaço para nadar.
Para mais informações sobre a espécie, acesse nosso guia de cuidados do Lamprologus Ocelado.
4. Brevis
- Nome Científico: Neolamprologus brevis;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um casal;
- Nível de Cuidado: Fácil;
O Brevis pode atingir até 5,5 centímetros de comprimento e é um peixe bastante exigente em relação ao posicionamento de suas casas no aquário. Alguns indivíduos, por exemplo, gostam que suas conchas fiquem completamente submersas no substrato, enquanto outros não ligam muito para a disposição delas.
Um comportamento bem interessante desse peixe é que tanto o macho quanto a fêmea podem compartilhar uma mesma concha no aquário, algo não muito comum entre os shell dwellers.
No geral, essa espécie é uma boa escolha para quem procura seu primeiro morador de concha. O Brevis é fácil de cuidar, desde que o aquarista fique atento as trocas parciais de água para mantê-la com uma boa qualidade.
Para mais informações sobre a espécie, acesse nosso guia de cuidados do Brevis.
5. Lamprologus Signatus
- Nome Científico: Lamprologus signatus;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um casal ou trio;
- Nível de Cuidado: Moderado;
O Lamprologus Signatus, assim como os outros moradores de conchas dessa lista, estão entre os menores ciclídeos do mundo, podendo atingir até 5,5 centímetros de comprimento apenas.
Na natureza, esse pequeno peixinho cava como um louco, e muitas vezes essa é a única forma de obter conchas frescas, uma vez que a concorrência é bem grande.
De um modo geral, o L. Signatus não é um peixe difícil de cuidar, mas precisa de um ambiente com parâmetros estáveis, além de uma alimentação de alta qualidade.
Para mais informações sobre a espécie, acesse nosso guia de cuidados do Lamprologus Signatus.
Conclusão
Os ciclídeos africanos moradores de conchas são um tipo muito interessante para se ter em um aquário. Se você decidiu obter um ou mais desses peixes, recomendo que você de uma olhada em suas principais características:
- Ciclídeos Shell Dwellers são geralmente encontrados no fundo do Lago Tanganica, na África;
- Esses peixes usam conchas vazias de caramujos como abrigo e também para a reprodução;
- Eles não pertencem a uma espécie apenas. Na verdade, há muitos deles espalhados por aí;
- Todos os moradores de conchas possuem características, dietas e necessidades semelhantes, independentemente da espécie;
- Os moradores de conchas são alguns dos menores ciclídeos que existem, então um aquário com 40 litros geralmente é suficiente para a maioria deles;
- Por causa dos riscos de hidridização, ou seja, cruzamento entre espécies, é recomendado não misturar peixes poligâmicos e monogâmicos no mesmo aquário;
- Os moradores de conchas são agressivos com outros peixes que vivem no fundo, mas ficarão com muito medo quando estiverem na companhia de espécies maiores.
Agora que você conhece todas as principais características dos ciclídeos shell dwellers, que tal dar um pulinho na sua loja favorita e começar a criar alguns exemplares?