Nesse artigo, criamos uma lista com 7 espécies de caramujo de água doce para você adicionar no seu aquário!
Há uma variedade enorme de espécies de caramujo de água doce para aquários espalhadas por aí, mas pode ser um pouco complicado decidir qual delas escolher.
Os caramujos são uma excelente adição ao aquário, embora sejam subestimados por conta de sua aparência, como podemos dizer, um tanto quanto nojentinha. No entanto, apesar de sua aparência, os caramujos são muito fáceis de cuidar, aceitam uma grande variedade de condições de água e não incomodam seus companheiros de aquário. Além disso, esses carinhas são excelentes comedores de algas e ajudarão a manter seu aquário limpo sempre que possível.
Nesse artigo, separamos uma lista com 7 lindas espécies de caramujo de água doce para você adicionar no seu aquário. Aproveite!
Veja também:
Top 7 espécies de caramujo para aquário de água doce
1. Ampulária (Pomacea diffusa)
A Ampulária é a espécie de caramujo perfeita para quem quer ter o aquário livre de algas. Ela é rápida, grande e adora passear pelos vidros e decorações sempre em busca de algo para comer.
Se você alimentar sua Ampulária com alimentos de alta qualidade, poderá mantê-la sem maiores problemas em aquários plantados. Caso contrário, ela enxergará as plantas como uma excelente refeição.
Lembre-se também que as Ampulárias irão se alimentar de qualquer coisa que esteja em decomposição incluindo, por exemplo, restos de ração, peixes mortos e insetos. Isso quer dizer que elas são perfeitas para manter o aquário limpo.
Abaixo, confira uma lista com as melhores rações disponíveis para caramujos. Caso queira comprá-las, basta clicar em seus respectivos links:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
2. Caramujo Red Ramshorn (Planorbis corneus)
O Caramujo Red Ramshorn é uma excelente adição para qualquer tipo de ambiente. Ele se alimenta de algas e sobras de comida dos outros peixes, e costuma funcionar como um indicador especial de qualidade da água. Por exemplo, se todos os caramujos estiverem na superfície é um sinal de que há algo de errado com a oxigenação no aquário.
Essa espécie de caramujo se reproduz com extrema facilidade e pode infestar o aquário se houver muita matéria orgânica em decomposição para consumo.
O Red Ramshorn é um caramujo destemido e, por isso, você os verá nadando o tempo todo nos vidros e decorações do aquário.
3. Caramujo Assassino (Clea helena)
O Caramujo Assassino não possui esse nome à toa. A espécie consome e elimina quaisquer tipos de pragas que você tiver dentro do seu aquário, junto com matéria em decomposição e rações de fundo.
Esses animais carnívoros irão resolver de forma muito rápida seu problema com infestações de caramujos no aquário, pois eles os arrancam de suas conchas e não deixam nada para trás além de um cemitério de conchas vazias.
De um modo geral, o Caramujo Assassino é uma espécie muito calma. Ele não se alimenta das plantas e, portanto, pode ser mantido em praticamente todos os tipos de ambientes. Além disso, ele se tornou muito popular no comércio devido à sua aparência única e capacidade de controlar e eliminar quaisquer pragas sem o mínimo de esforço por parte do aquarista.
Veja também:
4. Caramujo Physa (Physa acuta)
O Caramujo Physa é talvez um dos mais comuns em aquários de água doce. A espécie quase sempre vêm junto de plantas que adquirimos em lojas de aquarismo. Infelizmente, se o aquário tiver muita matéria orgânica em decomposição, esse pequeno caramujo irá se reproduzir com muita facilidade e se tornar uma praga. Caso queira controlar sua população, você pode utilizar o Caramujo Assassino.
O Caramujo Physa é um animal pulmonado, isso significa que irá até a superfície de tempos em tempos para respirar o ar da atmosfera. Para chegar até lá, ele utiliza diversas técnicas diferentes. A principal delas consiste em utilizar plantas ou outros objetos de decoração para alcançar os níveis superiores.
Além disso, ele pode utilizar uma outra técnica conhecida como “spinning“, onde ele libera um filete de muco que percorre por toda a coluna d’água até se fixar no filme superficial. Então, o animal usa esse filete para escalar até a superfície.
5. Neritina Zebra (Neritina zebra)
O Neritina Zebra é uma outra espécie de caramujo bastante popular no mundo do aquarismo. Ele costuma aceitar uma variedade enorme de parâmetros de água e cabe em todos os tipos de ambientes, inclusive aqueles mais apertados.
O que mais chama a atenção nesses caramujos são suas cores. Há uma série de desenhos muito intrincados e bonitos, mas os mais comuns possuem as cores marrom e amarelo.
O Neritina Zebra se dá muito bem em aquários plantados com substrato arenoso.
Veja também:
6. Tylo (Tylomelania spp)
O caramujo Tylo é uma espécie rara, mas de aspecto muito interessante. Sua concha se estende muito mais do que a de outros caramujos, dando-lhes um comprimento máximo de até 12 cm. Além disso, sua concha possui uma textura com sulcos bem interessantes, além de ter um formato de cone.
De um modo geral , o Tylo é um caramujo bastante lento, mas mesmo assim você pode vê-lo atravessando o aquário de tempos em tempos. É até comum vê-lo cavando no substrato de vez em quando. Assim como outras espécies dessa lista, o Tylo adora se alimentar de algas e matéria em decomposição.
7. Caramujo Trombeta (Melanoides tuberculata)
O Caramujo Trombeta é uma espécie que alguns aquaristas amam e outros odeiam. Isso vêm de sua capacidade de se reproduzir com muita facilidade caso sua população não seja controlada.
Pessoalmente, eu acho o Caramujo Trombeta uma excelente adição ao aquário, pois ele possui uma aparência interessante e pode trazer alguns benefícios, além de ser fácil de cuidar. Você nunca terá que se preocupar com eles prosperando em seu aquário, desde que tudo esteja relativamente estável.
O que você achou da nossa lista de espécies de caramujo de água doce para aquário? Adicionaria algum outro animal? Conte aqui nos comentários!