Nesse artigo, separamos 7 lindas espécies de Peixe-Palhaço para você adicionar agora mesmo no seu aquário!
O Peixe-Palhaço é um dos peixes mais procurados quando o assunto é povoar um aquário marinho. Mas você sabia que existem várias espécies diferentes para criar?
Neste guia, selecionamos algumas das espécies de peixe-palhaço mais famosas e suas principais características para que você tenha uma ideia de qual escolher para adicionar no seu aquário! Aproveite!
Embora existam dezenas de tipos de peixes-palhaço com centenas de morfologias de cores, abaixo listaremos as mais comuns.
Top 7 espécies de Peixe-Palhaço para você adicionar no seu aquário
1. Peixe-Palhaço Comum
- Nome Científico: Amphiprion ocellaris;
- Tamanho: Até 11 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 30 litros para criar um casal;
O Peixe-Palhaço Comum é talvez a espécie mais famosa e uma das mais comuns vistas no comércio de peixes ornamentais. Como todos os tipos de peixes-palhaço, as fêmeas costumam ser um pouco maiores do que os machos.
Encontrado em recifes rasos nos Oceanos Índico Oriental e Pacífico Ocidental, o Peixe-Palhaço Comum têm um estilo distinto de natação que o torna um queridinho no mundo dos animais de estimação.
Se você está procurando um Nemo para o seu aquário, essa é a sua melhor escolha! Essa espécie é muito resistente e menos cara em comparação com os outros animais dessa lista. Além disso, ele possui uma ótima variedade de cores e está prontamente disponível em pet shops.
2. Peixe-Palhaço Saddleback
- Nome Científico: Amphiprion polymnus;
- Tamanho: Até 13 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 150 litros para três ou mais peixes;
O Peixe-Palhaço Saddleback é uma espécie encontrada nos mares do Pacífico Ocidental em águas muito rasas, que geralmente não ultrapassam os 2 e 3 metros de profundidade. Na natureza, esses peixes são sempre vistos em pares habitando anêmonas da espécie Stichodactyla haddoni.
Assim como o Peixe-Palhaço Comum, o Saddleback exibe uma variedade de cores distintas, embora ele possua um desenho de uma “sela branca” na região central do corpo, o que dá nome ao peixe.
Infelizmente, essa espécie não é recomendada para aquaristas iniciantes, pois não costuma se dar bem em ambientes fechados e pode até mesmo bater no vidro ou tentar pular para fora dele. Além disso, todos os peixes da espécie são muito sensíveis aos parâmetros de água e podem adquirir doenças quando mantidos com outros peixes agressivos ou que sejam incompatíveis.
Se você gosta de um desafio, vá em frente!
3. Peixe-Palhaço Gambá
- Nome Científico: Amphiprion sandaracinos;
- Tamanho: Até 14 cm;
- Nível de Dificuldade: Moderado;
- Tamanho do aquário: 80 litros para um casal;
O Peixe-Palhaço Gambá não é um dos peixes mais famosos do aquarismo, mas ainda assim é muito bonito e interessante para se ter em um aquário marinho.
O corpo desse peixe é praticamente todo laranja, com exceção de uma listra branca larga que desce (começando pelos lábios) ao longo do dorso, dando a aparência das cores de um gambá.
Essa espécie de peixe-palhaço é ideal para aquários com recifes de corais pois não costuma crescer muito, não é nada agressiva e se reproduz com muita facilidade. Além disso, ele é um animal muito resistente, mas tende a ser incomodado por espécies mais agressivas.
4. Peixe-Palhaço Marrom
- Nome Científico: Premnas biaculeatus;
- Tamanho: Até 16 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 110 litros para um único peixe;
O Peixe-Palhaço Marrom é considerado um dos mais populares e icônicos que existem no mundo dos aquários marinhos. Para se ter uma ideia, a espécie está na lista das 20 melhores para se criar em aquários com recifes de corais.
Esse peixe é único em seu gênero. Ele possui espinhos na área da bochecha e suas escamas são menores em comparação com outros peixes-palhaço. Além disso, existem duas variantes geográficas distintas, sendo uma com listras brancas e outra com listras amarelas e douradas.
De um modo geral, o Peixe-Palhaço Marrom é fácil de cuidar, pois é um animal muito resistente. No entanto, ele costuma ficar grandinho e é bastante agressivo. Para se ter uma ideia dos níveis de braveza desse peixe, as fêmeas costumam nadar até a frente do aquário para avisar os “visitantes” de sua natureza feroz e destemida, podendo às vezes até pegar e cuspir pedaços de cascalho na direção do vidro.
5. Peixe-Palhaço Percula
- Nome Científico: Amphiprion percula;
- Tamanho: Até 8 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 40 litros para um casal;
O Peixe-Palhaço Percula é uma espécie encontrada em uma faixa relativamente pequena na natureza, mais especificamente ao redor da Nova Guiné e nordeste da Austrália. Seus movimentos de barbatana peitoral são adoráveis e lhes dão uma aparência bamboleante enquanto nadam.
Embora todos os peixes-palhaço sejam territoriais até certo ponto, o Percula é uma espécie bem mais tranquila. Por ter um comportamento gentil, mantê-lo com uma anêmona hospedeira lhe dá um lugar para se esconder quando estiver sendo assediado por peixes maiores.
O Percula é um peixe sensível às más condições de água em comparação com outros peixes-palhaço. Portanto, as trocas parciais e testes na água devem ser realizados com frequência para mantê-lo com boa saúde.
6. Peixe-Palhaço Tomate
- Nome Científico: Amphiprion frenatus;
- Tamanho: Até 14 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 114 litros para um casal;
O Peixe-Palhaço Tomate é uma espécie que atinge um bom tamanho e costuma ser um pouco mais agressiva em comparação com outros peixes-palhaço dessa lista. Ele é encontrado no Oceano Pacífico Ocidental, indo do Japão até a Indonésia.
Como o Peixe-Palhaço Tomate é um animal grande e muito ansioso, ele tende a intimidar seus companheiros de aquário mais tímidos e tranquilos. É bom ficar de olho no comportamento desse peixe para evitar problemas!
Além disso, essa espécie ainda é exigente quando se trata de uma anêmona hospedeira. Na natureza, o Peixe-Palhaço Tomate é encontrado habitando anêmonas das espécies Entacmaea quadricolor e Heteractis crispa.
7. Peixe-Palhaço de Cauda Amarela (Clarkii)
- Nome Científico: Amphiprion clarkii;
- Tamanho: Até 14 cm;
- Nível de Dificuldade: Fácil;
- Tamanho do aquário: 114 litros para um único peixe;
O Peixe-Palhaço de Cauda Amarela é bastante comum tanto na natureza quanto no comércio de peixes ornamentais. Encontrados nos oceanos Índico e Pacífico Ocidental, eles possuem uma variedade de cores, do preto puro com faixas brancas até quase inteiramente laranja e branco.
Embora seja um tipo de peixe-palhaço grande, ainda assim não costuma ser tão agressivo quanto a variante Marrom ou Tomate. Ele irá se dar bem com a maioria dos seus companheiros de aquário. No entanto, seus níveis de agressividade podem aumentar caso sejam mantidos em aquários apertados.
Barato, resistente e nada agressivo, o Peixe-Palhaço de Cauda Amarela é uma excelente escolha para iniciantes ou para aqueles que possuem aquários de tamanho médio!
Conclusão
Como você pode ver, a maioria das espécies de peixes-palhaço possuem quase o mesmo tamanho e temperamento. No entanto, algumas costumam ser um pouco mais agressivas do que outras e requerem espaços maiores para viver.
No geral, a grande maioria será fácil de cuidar, embora você precise se atentar sempre às condições da água e os companheiros de aquário para evitar problemas.