Nesse artigo, selecionamos 8 espécies de cascudo perfeitas para você adicionar em seu aquário! Confira quais são suas principais características!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Se você ficou interessado em aprender um pouco mais sobre as principais espécies de cascudo disponíveis no hobby de aquarismo, então veio ao lugar certo!
Esta família de peixes é ideal para aquários por diversos motivos. Eles são fáceis de cuidar, únicos e divertidos de observar. Esta lista tem o intuito de te ajudar a entender um pouco mais sobre esses peixes, e fazer com que você se decida sobre qual será melhor para o seu aquário. Aproveite!
Top 8 espécies de cascudo para você ter em seu aquário
1. Cascudo Comum
- Tamanho: Entre 30 e 50 centímetros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 400 litros;
O Cascudo Comum é um dos peixes mais populares do aquarismo, embora muitas pessoas esqueçam que ele fica bastante grande e que precisa de muito espaço para viver.
A espécie pode conviver com inúmeros outros peixes no aquário e se alimenta basicamente de rações para peixes de fundo e vegetais. O Cascudo Comum é muito pacífico e não irá incomodar seus companheiros.
As cores em seu corpo variam bastante, desde manchas pretas em um corpo marrom, até uma coloração preta em toda sua extensão. Além disso, o corpo desse cascudo ainda possui raios duros nas nadadeiras peitorais e dorsal, que funcionam como um sistema de defesa contra predadores.
Que tal conferir algumas excelentes rações para os cascudos? Separei algumas das principais do mercado, então caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
2. Cascudo Zebra
- Tamanho: Até 7 centímetros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 20 litros para um único exemplar ou 100 litros para um grupo;
Por mais que o Cascudo Zebra esteja ameaçado de extinção na natureza, ainda assim é facilmente reproduzido em cativeiro.
De comportamento noturno e ao mesmo tempo bastante tímido, o Cascudo Zebra é o tipo de peixe que não costuma ser muito ativo em aquários, passando boa parte do tempo em esconderijos.
Essa espécie de cascudo possui listras alternadas de branco e preto. Essas listras correm lateralmente seu corpo e podem ficar muito vibrantes sob luzes fortes. Além disso, por ser um animal que não cresce muito, você deve tomar um pouco de cuidado na hora de escolher seus companheiros de aquário.
3. Cascudo Banjo
- Tamanho: Até 11 centímetros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 70 litros para um único peixe;
Se você está procurando por espécies de cascudo para colocar em seu aquário e acha todas elas muito parecidas, que tal o Cascudo Banjo? O Cascudo Banjo possui uma aparência exótica, bem como um corpo fino nas laterais e cabeça larga, parecendo um banjo ou violão.
Apesar de sua aparência diferentona, esse peixe é bem fácil de cuidar e irá prosperar caso seja mantido em um ambiente adequado e com uma alimentação balanceada. Desde que o aquarista forneça uma boa quantidade de esconderijos e deixe o aquário bem escuro, ele irá viver feliz!
Veja também:
4. Cascudo Royal
- Tamanho: Até 43 centímetros;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Tamanho do aquário: 210 litros para um único peixe;
O Cascudo Royal é um peixe bastante interessante para se ter em um aquário, pois é o único capaz de digerir madeira. Além disso, essa espécie possui a pele coberta por uma armadura que o protege do ataque de outros peixes na natureza.
Assim como a maioria dos outros cascudos dessa lista, o Cascudo Royal é um habitante de fundo que adora ficar grudado em troncos em busca de alimentos. Lembre-se apenas de adicionar uma boa filtragem ao aquário, pois esse peixe costuma gerar muitos resíduos.
5. Cascudo Chicote
- Tamanho: Até 12,3 centímetros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 50 litros para um casal;
Se você achou a aparência do Cascudo Banjo diferente, que tal o Cascudo Chicote? Essa espécie de cascudo é bem subestimada no hobby, pois devido a sua aparência diferente, muitas pessoas acabam deixando-o de lado achando que ele é bastante difícil de criar.
Na verdade, o Cascudo Chicote é um peixe super resistente, se adapta com muita facilidade e possui o comportamento bastante pacífico. Por isso, ele é ideal para iniciantes e perfeito para conviver com outras espécies em aquários comunitários.
6. Cascudo Abacaxi
- Tamanho: Até 50 centímetros;
- Nível de Cuidado: Moderado / Difícil;
- Tamanho do aquário: 280 litros para um exemplar;
O Cascudo Abacaxi é uma outra espécie de cascudo que fica relativamente grande e é recomendada apenas para aquaristas que já possuem um certo nível de experiência. Ele é mais uma das incríveis espécies de cascudo para se ter em um aquário!
Ainda assim, por ser um animal grande, o Cascudo Abacaxi costuma ser bastante pacífico e viverá bem com outras espécies em aquários comunitários. Por ser um peixe noturno, passará a maior parte do dia escondido em cavernas e fendas.
7. Cascudo Pepita de Ouro
- Tamanho: Até 30 centímetros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 200 litros para um exemplar;
O Cascudo Pepita de Ouro é um outro peixe famoso por sua aparência. Seu corpo possui como base a cor preta e há inúmeras pintinhas amarelas que são um charme.
Na maioria das vezes, esses cascudos serão calmos e solitários, além de serem muito ativos à noite. Durante o dia, eles se mantém no fundo do aquário e ficam bem escondidos.
Embora o Cascudo Pepita de Ouro tenha uma aparência exótica, não é um peixe muito exigente. Se o aquário tiver água relativamente morna e um pH neutro, esse peixe irá prosperar sem muita dificuldade.
8. Cascudo Vela Leopardo
- Tamanho: Até 50 centímetros;
- Nível de Cuidado: Fácil;
- Tamanho do aquário: 320 litros para um exemplar;
O Cascudo Vela Leopardo possui esse nome devido às suas enormes barbatanas dorsais, que quando estão levantadas, costumam ficar bem altas, parecendo a vela de um barco. Mesmo quando sua barbatana dorsal está abaixada, quase consegue alcançar seu pedúnculo caudal.
Além disso, o Cascudo Vela Leopardo ostenta cores lindas, possuindo diversos desenhos distribuídos em uma base de cor clara, resultando em um efeito bastante interessante.
Esse peixe gosta de passar o tempo todo escondido debaixo de troncos e quaisquer estruturas que formem cavernas. Portanto, assim como a maioria dos outros cascudos dessa lista, ele só sairá para nadar pelo aquário quando todas as luzes estiverem apagadas.
Conclusão
Como você pode ver, a maioria dos cascudos são animais noturnos e que preferem sair de seus esconderijos apenas quando todas as luzes do aquário estão apagadas.
De um modo geral, por mais que sejam animais grandes, ainda assim são fáceis de cuidar e não são muito exigentes. Cabe ao aquarista ficar de olho apenas no tamanho recomendado de aquário, pois há muitos casos em que esses peixes são mantidos em ambientes muito pequenos e sujos.
Por fim, lembre-se que os cascudos não se alimentam dos restos de comida dos outros peixes e, por isso, precisam de uma dieta equilibrada que contenha rações de fundo para peixes herbívoros e alguns vegetais, como a abobrinha, pepino e alface.