Confira nosso guia de cuidados sobre o coral Goniopora Red, um dos corais mais comuns do mundo do aquarismo!
O Coral Goniopora Red é um coral LPS (Large Polyp Stony ou coral duro de pólipos grandes) que costumava ser bastante difícil de manter em aquários domésticos, mas que agora parece ter encontrado seu lugarzinho no coração dos aquaristas. Também conhecido como Coral de Vaso de Flores, a espécie pode ser uma excelente adição ao seu ambiente marinho.
Que tal mergulhar um pouco mais a fundo para entender quais são os cuidados necessários para manter o Coral Goniopora Red? Aproveite esse artigo e tire todas as suas dúvidas sobre como criá-lo!
Veja também:
Ficha Técnica do Coral Goniopora Red
- Nome Científico: Goniopora;
- Nomes Comuns: Goniopora Red, Coral de Vaso de Flores, Daisy Coral, Ball Cora, Sunflower Coral, Goni;
- Tamanho Máximo: Até 12 cm;
- Cores alternativas: Bege, Verde, Vermelho e Roxo;
- Nível de Cuidado: Moderado;
- Coral Fotossintético: Sim;
- Iluminação: Moderada;
- Fluxo de água: Moderado;
- Onde Colocar: Metade superior (dependendo da intensidade da iluminação e altura do aquário);
- Alimentação: Fitoplâncton e zooplâncton;
Habitat Natural
O coral Goniopora Red, assim como a maioria dos corais que você pode adicionar no seu aquário, vêm originalmente de um recife tropical de água quente. Muitos desses indivíduos são originários dos recifes da Austrália.
Coral Goniopora Red – Guia de Cuidados
Configuração do aquário
As condições ideais do aquário para cuidar do Goniopora Red envolvem uma combinação de química certa, alimentação, iluminação e posicionamento.
Química da água
Aqui estão algumas informações básicas sobre a química da água ideal para cuidar do Goniopora Red:
- Dureza: 8 – 12 dhK;
- Cálcio: 400 – 450 ppm;
- Temperatura: 22 – 28°C;
- pH: 8,1 – 8,4;
- Salinidade: 35 g / L;
Uma coisa que você precisa ter em mente é que não há muito problema se os parâmetros flutuarem um pouco dentro dessas faixas. Na verdade, elas são apenas indicadores que mostram que se você mantiver o coral dentro delas, com toda a certeza terá sucesso em sua criação.
Veja também:
Iluminação
O Coral Goniopora Red é um coral LPS que prefere níveis moderados de iluminação. Quando a iluminação é muito forte, ele pode começar a ficar esbranquiçado. Iluminação baixa, por outro lado, fará com ele adquira uma cor amarronzada, menos vibrante – devido às mudanças na população de zooxantelas simbióticas em seu tecido.
Lembre-se que, como qualquer outro coral, é importante que ele se acostume às condições mais baixas de iluminação para, em seguida, você começar a aumentar a luz até chegar o nível adequado.
Alimentação
Hoje em dia, a alimentação é considerada muito importante para a maioria dos corais. Embora o Goniopora Red obtenha parte de sua nutrição da luz (através dos dinoflagelados em seus pólipos), eles são animais e os animais precisam comer.
Acredita-se que a falta de nutrição seja um dos principais fatores que diminuíram as taxas de sobrevivência desses corais nos primórdios de sua criação em aquários domésticos. Mas, com a variedade de opções de alimentos disponíveis hoje, combinadas com boas técnicas de alimentação, a taxa de sobrevivência melhorou bastante.
O comportamento alimentar não é tão óbvio como em alguns dos outros corais do tipo que movem alimentos carnudos em direção à boca, mas é visto através de um movimento errático ou espasmódico dos pólipos, na presença de comida.
O Coral Goniopora Red se sai bem quando fornecidos aminoácidos, fitoplâncton e zooplâncton.
Fluxo de água
Em termos de fluxo de água, o Goniopora Red prefere fluxo moderado. Quem já viu um coral do tipo sabe que ele fica lindo e quase hipnotizante quando seus longos pólipos floridos se estendem e flutuam na água.
Como você pode imaginar, a chave é não fornecer muito fluxo diretamente sobre ele. A intensidade moderada, por exemplo, garante que seus pólipos delicados não sejam danificados.
Veja também:
Onde Colocar o Coral Goniopora Red?
O melhor local para colocar o Goniopora Red é onde haja intensidade moderada tanto de luz quanto de água. Por isso, você pode considerar colocá-lo na região do meio do aquário, no meio do caminho entre a iluminação e o fluxo.
Os corais LPS podem ser danificados com relativa facilidade quando caem ou são desalojados por grandes caramujos, ouriços ou peixes. Por isso, tenha cuidado ao colocá-lo para protegê-lo de quedas e outras possíveis interferências.
Conclusão
Como você pode ver, criar o Coral Goniopora Red não é uma tarefa das mais difíceis. No entanto, você precisará tomar cuidado com a alimentação e, especialmente, com o local onde ele vai ficar e o fluxo de água gerado em cima dele.
Esses corais são resistentes e vão trazer muita beleza para o seu aquário. Em caso de dúvidas, use o bom senso e suas habilidades de raciocínio para escolher a iluminação e corais certos, e use esse guia de cuidados como uma base para que você possa prover o melhor ambiente possível para o seu Coral Goniopora Red.
1 comentário
Adquiri recentemente goniopora red.
Meu ambiente aqui deve ser propício para ela.
Minha pergunta é sobre alimentação!!!
Doso vitality e aminomix .
Alimento meus corais com reef roids da poli laby.. só que ele é só zooplâncton
Tenho que dosar fitoplâncton tbm ?