Aprenda tudo sobre a Constipação, conferindo quais são as principais causas e como tratar um peixe de aquário que esteja constipado!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
Sim, os peixes ficam constipados! Caso você não saiba, algumas espécies como os bettas e os kinguios, costumam ficar constipados com bastante frequência. Na maioria das vezes, a constipação pode ser causada por uma dieta inadequada e de má qualidade, ou até mesmo a superalimentação. A constipação pode e vai matar seu peixe se você não tratá-la adequadamente!
Assim como os humanos precisam de fibras para aliviar a constipação, os peixes também precisam delas para que não fiquem constipados. A constipação pode ser muito perigosa para os peixes, mas pode ser aliviada, caso sejam adotadas boas estratégias de prevenção.
Como ajudar um peixe que esteja constipado?
A constipação é comum em peixes de aquário, mas você deve tomar muito cuidado para evitar a morte do animal. Algumas espécies de peixes são mais propensas a constipação do que outras. O tipo e a qualidade de comida que você dá para eles também desempenha um papel importante em suas condições de saúde.
Primeiro de tudo, você deve entender as causas, saber diagnosticar o problema e depois aprender a tratá-lo da melhor forma possível para evitar que volte a ocorrer. Então, continue lendo o artigo para aprender sobre o assunto!
Quais são as principais causas da constipação em peixes?
Abaixo, iremos listar algumas das principais causas relacionadas à constipação:
1. Alimentação inadequada
Caso seu peixe não esteja se alimentando de forma adequada, então essa será a principal causa da constipação. A qualidade da comida conta muito aqui. Às vezes, quando você está alimentando o peixe com rações industrializadas de má qualidade, por exemplo, é provável que ele se torne propenso à constipação.
Além disso, pode haver a possibilidade da comida que você está oferecendo para o seu peixe não ser nutritiva ou saudável. Assim como a má qualidade dos alimentos ou a insuficiência nutritiva deles pode causar problemas para os seres humanos, o mesmo ocorre com os peixes.
Assim como nós, os peixes precisam de fibras para poder eliminar resíduos com mais facilidade. As fibras aumentarão a motilidade do estômago e aumentará o volume do cocô. É seu dever ficar de olho nisso!
Fora isso, a constipação pode se assemelhar bastante à Hidropsia, clique aqui para conferir!
2. Doença da Bexiga Natatória
Caso seu peixe apresente problemas com sua bexiga natatória, com certeza ficará constipado. Quando a bexiga natatória incha por causa de qualquer infecção ou doença, os resíduos não saem e os peixes ficam constipados.
A bexiga natatória é o sintoma de toda uma gama de doenças. Qualquer tipo de infecção bacteriana, fúngica, parasitária, ou até mesmo uma lesão pode causar inchaço na bexiga. Se você vir os sintomas da Doença da Bexiga Natatória em seu peixe, trate-o o mais rápido possível.
3. Falta de motilidade (movimento)
Na maioria das vezes, quando um peixe não está se movendo muito, há algo de errado com ele. Tirando algumas espécies que gostam de ficar mais paradas como, por exemplo, os bettas, outras que adoram nadar mas que estejam paradas em um cantinho do aquário, você deve ligar o sinal de alerta.
Um peixe que não esta se movendo direito pode estar sofrendo de várias coisas incluindo, má qualidade da água, doenças, excesso de metais pesados, estresse e etc. Além disso, é seu dever brincar com seus peixes e torná-los ativos. Porque às vezes, eles precisam apenas de um pouquinho de atenção para se sentirem felizes e saudáveis!
4. Alimentando apenas com alimentos liofilizados
Caso você esteja alimentando seus peixes apenas com rações em flocos ou alimentos liofilizados, é bem provável que haja o risco de constipação. Isso ocorre porque boa parte desses alimentos não possuem quantidades de fibras adequadas para a nutrição dos peixes. Rações em flocos e alimentos liofilizados são muito secos e incham quando entram em contato com a água. Portanto, ao comerem esse tipo de alimento, os peixes acabam ficando com seus estômagos dilatados.
Por isso, alimentos liofilizados devem ser usados apenas como um deleite, não como parte da alimentação regular. A ração em flocos, por sua vez, pode ser utilizadas todos os dias, mas você deve dosar bem sua quantidade para evitar a superalimentação.
5. Bloodworms em excesso
Fornecer uma grande quantidade de bloodworms para os peixes não é uma boa ideia. Assim como os alimentos liofilizados, você deve fornecê-las como um deleite, e não como parte de sua dieta básica. Devido a sua alta quantidade de proteínas, as bloodworms podem causar problemas de saúde e engordar um peixe rapidamente.
Apesar de serem muito nutritivas, você deve fornecer apenas de vez em quando durante a semana para os peixes. Além disso, você também pode substituí-las pelas dáfnias, que são menores e possuem nutrição bem parecida.
Quais são os sintomas de constipação nos peixes?
Existem alguns sintomas bem característicos que podem ajudá-lo a identificar se um peixe está constipado ou não. Se você notar alguns dos sintomas abaixo, é bem provável que tenha identificado o problema do seu peixe!
1. Cocô fibroso
Caso seu peixe esteja excretando um cocô fibroso, então é bem provável que ele esteja constipado. É um pouco difícil identificar esse sintoma porque você não está observando seu peixe 24 horas por dia.
Mas ainda assim, há uma chance de você conseguir observar esses tipos de fezes. As fezes de um peixe saudável descem para o substrato, enquanto as fezes fibrosas ficam flutuando na superfície ou grudadas durante muito tempo no peixe.
Esta é uma indicação clara de que seu peixe está constipado.
2. Barriga inchada
Um outro sinal muito comum de constipação é a barriga inchada do peixe. Caso seu peixinho esteja enfrentando problemas para eliminar seus resíduos, é bem provável que ele fique com a barriga inchada.
Neste caso, você consegue identificar facilmente um peixe com esse problema, embora quanto mais a barriga estiver inchada, mais grave será a constipação.
É por isso que você deve começar a tratar do peixe com problemas assim que perceber sua barriga saliente.
3. Problemas para nadar
Um peixe que esteja constipado possui muitos problemas para nadar. Eles ficam extremamente desconfortáveis!
Pode ser que seu peixe esteja sofrendo com a Doença da Bexiga Natatória, mas é necessário continuar avaliando para ter certeza de qual problema se trata.
4. O peixe se movimenta menos / fica letárgico
Qualquer ser vivo que fique doente sente-se letárgico e se move menos. O mesmo acontece com os peixes do seu aquário.
Então, é bastante comum que eles estejam nadando ativamente. Mas quando há uma condição de doença, eles podem sentir dores no estômago e não se moverem adequadamente. Ao invés disso, ficarão no canto do aquário aguardando um tratamento ou a dor passar.
5. O peixe está cuspindo a ração
Embora não seja um sinal claro de constipação, ainda assim um peixe que esteja cuspindo a ração pode ser um sinal de problemas de saúde. Quando a barriga fica tão cheia e nada sai dela, definitivamente ele não irá comer!
Por isso, nesse caso ele tentará comer e irá cuspir a comida logo em seguida. Se você notar esse sintoma junto com alguns outros listados acima, é provável que seu peixe esteja constipado. Caso contrário, o peixe pode cuspir a ração porque não gosta dela, simples assim!
Como tratar a constipação em peixes de aquário?
Depois de descobrir que seu peixe está constipado, o próximo passo é dar um tratamento adequado para ele. Existem diferentes métodos para tratar a constipação, e a maioria deles gira em torno de uma dieta rica em fibras.
Abaixo, confira alguns dos métodos mais comuns no tratamento da constipação em peixes de aquário:
1. Dê ervilhas para seus peixes
Você pode usar ervilhas para tratar a constipação de um peixe. No entanto, você também pode estar se perguntando que basta apenas jogar uma ervilha na água e pronto, certo? Errado!
Antes de tudo, você deve pegar ervilhas frescas e fervê-las por 30 minutos na água. Se estiver usando ervilhas congeladas, o tempo de fervura deve ser aumentado.
Quando as ervilhas estiverem macias o suficiente, retire-as da água. Deixe-as fora da água para que a temperatura normalize e retire suas cascas. Agora a ervilha está pronta para ser servida a um peixe constipado. Além disso, você também pode adicionar cenouras para obter melhores resultados.
Caso você possua peixes grandes, pode adicionar a ervilha inteira mas sem a casca para alimentá-los. Se não, corte-as ao meio e depois dê para seus peixes.
Após alimentar os peixes com as ervilhas, não dê nenhum outro tipo de alimento por 24 horas. Se você acha que seu peixe está ficando irritado, alimente-o novamente com essas ervilhas cozidas.
Então, vá observando a condição do peixe, verificando se ele está melhorando ou não. Caso o cocô do peixe esteja pesado e saindo corretamente, então ele está bem. Uma vez que o bloqueio tenha sido removido, você pode levar seus peixes de volta à dieta de rotina.
2. Faça um tratamento com Sulfato de Magnésio (Sal de Epsom)
Se a ervilha não estiver funcionando para o seu peixe, tente fazer um tratamento com Sulfato de Magnésio ou Sal de Epsom. Esse tratamento atua como um relaxante muscular bem suave, por isso ajudará o peixe com a constipação.
2.1 Qual a quantidade de sal recomendada para o tratamento?
Deixe-me falar um pouco sobre como usar sal na água do aquário para seus peixes. Primeiro de tudo, pegue um pouco de água do aquário e coloque-a em um recipiente limpo.
Agora, adicione 1 colher de chá deste sal ao recipiente (lembrando que é uma colher de chá para cada 20 litros, ou seja, faça as contas para saber a quantidade de sal que deverá usar nesse recipiente com a água do aquário). Mexa bem até dissolver completamente. Agora despeje a água do recipiente no aquário!
Caso você tenha apenas um peixe constipado, o ideal é fazer o tratamento separado. Então, retire-o e coloque-o em um aquário de quarentena.
Você deve observar seu peixe por cerca de uma semana, e durante esse período, é bem provável que o problema de constipação seja solucionado.
3. Utilize dáfnias
Você também pode utilizar uma certa quantidade de dáfnias para tratar seus peixes constipados. As dáfnias possuem esqueletos em quitina ricos em fibras. Elas podem ser uma boa dieta em fibras para todos os peixes de aquário, Fica a dica!
Como prevenir a constipação em peixes de aquário?
As estratégias de prevenção são sempre melhores que o tratamento. Então, aqui estão algumas das principais estratégias:
1. Você deve variar na alimentação dos peixes
É uma obrigação do aquarista fornecer uma variedade de alimentos para os peixes. Junto com a ração industrializada, você deve fornecer alimentos vivos, congelados, liofilizados e vegetais.
Um peixe saudável e com uma dieta variada não vai enfrentar problemas como a constipação.
Alguns bons alimentos que você pode incluir na dieta dos seus peixes incluem, por exemplo, bloodworms, ervilhas descascadas, artêmias, náuplios de artêmias, alguns vegetais como abobrinha, pepino, espinafre, alface e etc. Tente sempre alimentar seus peixes com alimentos frescos ao invés de congelados.
Assim como nós precisamos de alimentos frescos para manter nossa saúde intacta, os peixes também precisam de uma dieta saudável para se manterem livres de doenças.
Conclusão
Forneça alimentos saudáveis e ricos em fibras para seus peixes e livre-se de uma vez por todas da constipação. Um peixe com uma boa dieta, em um ambiente saudável e estável, dificilmente terá problemas com qualquer tipo de doença.
1 comentário
Obrigada pela dica! Iniciante na criação de peixe betta, quero que ele fique o mais saudável possível.