A Lerneose (Verme Âncora) é uma doença muito comum encontrada em aquários domésticos. Nesse artigo mostraremos quais são os seus sintomas e possíveis tratamentos.
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
A Lerneose é uma doença causada por um verme conhecido como verme âncora, cujo principal agente é a Lernaea cyprinacea. A infecção é uma das mais comuns encontradas em algumas espécies de peixes.
Quais são os peixes mais comuns afetados por essa doença?
Na verdade, qualquer um deles pode se tornar uma presa, mas geralmente carpas e kinguios são os mais suscetíveis a serem afetados pelos vermes âncora. Contudo, a infecção não é considerada fatal para todos os peixes. Entretanto, a probabilidade de matar peixes menores é muito maior.
Mas como vou saber se meus peixes possuem essa doença?
Felizmente, o verme âncora é visível a olho nu, uma vez que eles são parasitas que penetram profundamente no corpo dos peixes (principalmente a barbatana dorsal e caudal). Além disso, será fácil enxergar a parte externa dos parasitas aderindo ao corpo do animal.
Veja também:
Os peixes poderão pegar outras bactérias se estiverem com Lerneose?
Primeiramente, esses parasitas farão um buraco no corpo do hospedeiro. Em seguida, colocarão a cabeça para dentro. Se formos olhar mais de perto, iremos perceber um fio grudado no corpo do peixe. Agora, com o buraco criado, inflamações severas podem ocorrer no corpo do animal, podendo atrair sim outras bactérias. Portanto, esta é a principal razão pela qual os peixes às vezes ficam propensos a ter úlceras mortais.
A fêmea do verme âncora desenvolve os ovos e estes levam cerca de 14 dias para atingir a maturidade. Uma vez terminada a reprodução, os machos morrem e as fêmeas parasitas nadam livremente pelo aquário à procura de novos hospedeiros.
Veja também:
Quais são os sintomas da Lerneose?
Na maior parte do tempo os parasitas se alimentam do sangue do hospedeiro e gradualmente destroem seus músculos. Por isso, os peixes costumam sofrer bastante (e, infelizmente, não conseguem transmitir a mensagem). No entanto, alguns sintomas podem ajudá-lo a descobrir se seus animais estão sofrendo dessa doença:
– Devido aos golpes contínuos dos parasitas, os peixes certamente se esfregarão contra as paredes do aquário, cascalhos ou quaisquer outros objetos. Além disso, eles se comportam dessa forma para tentar se livrar dos parasitas;
– Você verá os peixes estressados e agitados. Eles não terão um comportamento normal;
– Os vermes âncora são facilmente visíveis nos peixes; então, verifique se os animais apresentam algum tipo de “fio” grudado ao corpo;
Existe algum tratamento?
Abaixo, algumas dicas que podem ajudar a tratar e exterminar o verme âncora do aquário:
- Use uma pinça para retirá-los. Entretanto, não deixe o peixe fora da água por mais de 1 minuto. Caso não consiga retirar todos os vermes, coloque-o de volta ao aquário e volte a realizar o procedimento após 30 minutos;
- Tenha cuidado ao realizar esse processo (tenha muita paciência e evite cortar o parasita, busque sempre arrancá-lo por inteiro). Assim que o parasita for retirado, recomenda-se um banho de água com sal. Já que se você não usar um método preventivo, a ferida aberta dará oportunidade às outras bactérias se instalarem e causar outros problemas;
- O banho de sal deve ser feito em um recipiente separado e que possa receber os peixes por alguns minutos. Então, utilize de 15 a 20g de sal para cada litro de água. Coloque o animal de 10 a 45 minutos dentro do recipiente, dependendo do tamanho do peixe e estado de saúde que se encontra;
- Se forem peixes pequenos ou debilitados, por exemplo, devem ficar expostos a água salobra por no máximo dez minutos;
- Utilize medicamentos como Labcon Ictio associado ao Labcon Aqualife, a fim de prevenir o surgimento de outros fungos nas lesões deixadas no corpo do animal.
- Estes medicamentos devem ser utilizados sempre à noite ou nos períodos de menor incidência de luz.
- O aumento da temperatura também pode ajudar no processo de extermínio do parasita no aquário;
- Aquários em que a água esteja por volta de 28°C estimulam o desenvolvimento dos cistos, e por isso, nesse ponto o Labcon Ictio pode ser utilizado para agir também sobre as larvas.
Veja também:
O Labcon Íctio e o Labcon Aqualife são fundamentais para o tratamento da Lerneose. Para comprá-los, basta clicar nos links abaixos:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
LABCON ÍCTIO 15 ml | R$ 11,85 | Comprar na Amazon | |
LABCON AQUALIFE 15 ml | R$ 18,50 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Estes vermes geralmente entram em contato com os peixes quando introduzimos uma nova planta no aquário que já tenha o parasita ou quando adicionamos um novo peixe infectado. Então, sempre trate as plantas e peixes antes de adicioná-los ao aquário. Além disso, o ideal é que o animal fique em quarentena durante 2 semanas para ver se há algum tipo de infecção ou não.
O que achou desse artigo sobre a Lerneose (verme âncora)? A Lerneose é uma doença muito comum em peixes como carpas e kinguios, portanto, fique sempre de olho neles! Esperamos que esse artigo possa te ajudar a identificar essa doença nos peixes em seu aquário. Têm alguma dúvida? Deixe uma mensagem nos comentários!
**Se você suspeitar que o seu peixinho esteja doente, consulte um veterinário imediatamente. Para questões relacionadas à saúde dos animais, sempre consulte um veterinário, pois ele poderá examiná-lo com mais cuidado, irá conhecer o histórico de saúde dele e poderá indicar o melhor tratamento.**
Referências Bibliográficas
Baur, O. 1962. Parasites of Freshwater Fish and the Biological Basis for thier Control. Bulletin of the State Scientific Research Institute of Lake and River Fisheries, XLIX: 108-112. Gomes, S.. O aquário de água doce sem mistérios, São Paulo.
2 Comentários
Pingback: Pop Eye - Doença dos olhos saltados - Causas e Tratamento - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe Betta está perdendo a cor? - MyAquarium