Quer conhecer um pouco mais sobre a Oodiniose (Doença do Veludo)? Então, leia esse artigo e veja quais são seus sintomas, causas e tratamento!
Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você comprar ou fizer um cadastro clicando nesses links poderei ganhar uma pequena comissão sem nenhum custo adicional para você.
A Doença do Veludo (Oodiniose) é uma condição em que se caracteriza o aparecimento de uma poeira amarelada na pele do peixe. A poeira possui uma cor que varia entre o cinza e o amarelo, por isso a doença também é conhecida como Doença da Ferrugem ou Doença da Poeira de Ouro.
- O agente causador é um protozoário chamado Oodinium pilullaris, visto que possui o mesmo ciclo biológico do agente causador do Íctio;
- Há diferentes espécies do gênero Oodinium: pillularis, cyprinodontum, limmeticum e ocellatum;
- Eles atacam a maioria dos de peixes de aquário – exceto o Oodinium ocellatum, que ataca peixes marinhos – e é uma das principais causas de mortalidade nos aquários.
Veja também:
Quais são os sintomas, causas e tratamento da Doença do Veludo?
Sintomas da Doença
Os sintomas dessa doença vai depender muito do tipo e da gravidade em que ela se encontra:
- Durante o início da infecção, por exemplo, o peixe que está com a doença apresenta algumas mudanças no seu comportamento, como espasmos nas barbatanas ou fricção do corpo;
- À medida que ela avança, no entanto, a pele do peixe doente começa a ficar opaca devido ao excesso de muco que o sistema imunológico gera como mecanismo de defesa;
Além disso, como o parasita afeta as brânquias do animal, é muito provável que surja alguns problemas como insuficiência respiratória.
Veja também:
Contudo, se a condição se agravar, o peixe pode apresentar os seguintes sintomas:
- Olhos opacos;
- Barbatanas pressionadas contra o corpo;
- Úlceras na pele;
- Descolamento da pele;
- Exoftalmia.
Fisiologia Patológica
O Oodinium possui um ciclo de vida muito semelhante ao do Íctio, no entanto, então estão interligados, pois Oodinium é um flagelado, enquanto o agente causador do Íctio é um ciliado.
- Durante a fase de infecção da doença, por exemplo, o parasita irá se alimentar da pele do peixe através das raízes que ele usa para se ligar à ela;
- Na fase livre, uma casca protetora se forma no interior, que então se reproduz pela divisão celular, podendo produzir mais de trezentos esporos.
Causas da Doença
A Doença do Veludo é mais comum em aquários que possuem más condições de água e parâmetros inadequados. Por isso, os seguintes fatores influenciam:
- Mudanças bruscas na temperatura da água do aquário;
- Introdução de novos peixes sem quarentena;
- Água pobre/velha – as trocas de água precisam ser frequentes;
- Adicionar plantas com cistos (certifique-se de desinfetar as plantas antes de colocá-las no aquário).
Ciclo Biológico do Parasita
O protozoário inicia o processo de parasitose nas brânquias, assim completa a fase infectante quando começa a se alimentar do peixe até atingir a maturidade. Desse modo, durante o ciclo biológico, o parasita apresenta as seguintes fases:
- Fase Infectante: ele fica imóvel na pele (durante essa fase, irá se alimentar e crescer);
- Fase de cisto no substrato: quando o parasita sai do peixe. A multiplicação por divisão celular ocorre dentro do cisto nesta fase;
- Fase Dinospora: Os dinospores são o produto das divisões da fase anterior. Por fim, se os dinósporos não encontrarem um novo peixe, morrerão dentro de 24 e 36 horas.
Contudo, o ciclo de vida se completa em até 14 dias a uma temperatura de 23 a 25 graus.
Veja também:
Tratamento da Doença
Na maioria das vezes, os tratamentos são feitos com compostos de sais de cobre. Boa parte dos peixes não toleram esse tipo de medicação, então, tome cuidado antes de aplicar. Aqui estão algumas outras coisas que você pode usar:
- Sais de quinina, azul de metileno ou o Labcon Íctio em conjunto com o Labcon Aqualife;
- Alguns parasitas também obtêm energia através da fotossíntese. Portanto, cubra o aquário, isso irá ajudar a deixá-lo mais fraco;
- Aumentar a temperatura da água do aquário também pode ajudar, porque o ciclo de vida dele é acelerado pelo calor;
Aumentar a temperatura também ajuda a diminuir o ciclo de vida do parasita. Por isso, caso seu aquário não possua um termostato, clique aqui para comprá-lo.
Sobretudo, o tratamento mais indicado pode ser feito utilizando o Labcon Íctio em conjunto com o Labcon Aqualife, seguindo as instruções de uso da bula. Para comprá-los, clique em seus respectivos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
LABCON ÍCTIO 15 ml | R$ 11,85 | Comprar na Amazon | |
LABCON AQUALIFE 15 ml | R$ 18,50 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Prevenção
Entretanto, para prevenir essa doença, você precisa entender como ela chegou ao seu aquário:
- Primeiro de tudo, o parasita pode estar oculto no aquário, apenas aguardando o momento certo para atacar;
- Quando os peixes ficam fracos, a doença ataca, no entanto, quando os peixes ficam estressados, enfraquecem;
- O estresse também pode ser por causa das más condições do aquário, sobretudo inclui a manutenção da água ou mudanças bruscas de temperatura ao fazer as trocas parciais de água;
- Cistos do parasita também podem entrar no aquário, por exemplo, através de novos peixes doentes ou de objetos infectados. Contudo, para evitar isso, certifique-se de colocar em quarentena qualquer novo peixe ou objeto que adquirir;
E então, você já teve surtos de Oodiniose (Doença do veludo) no seu aquário? Conte-nos um pouco da sua experiência!
**Se você suspeitar que o seu peixinho esteja doente, consulte um veterinário imediatamente. Para questões relacionadas à saúde dos animais, sempre consulte um veterinário, pois ele poderá examiná-lo com mais cuidado, irá conhecer o histórico de saúde dele e poderá indicar o melhor tratamento.**
10 Comentários
Adriano, boa tarde.
Aqui vai meu muito obrigada, graças as suas explicações descobri que meu Betta está com Oodiniose, eu tenho esperança de sua melhora e cura, comecei o tratamento.
Sua boa vontade é de grande ajuda para os que precisam de socorro neste campo, é maravilhoso ver alguém contribuindo para melhorar a vida.
Pingback: Por que meu peixe Betta está perdendo a cor? - MyAquarium
Sintomas é o que se sente e sinal é o que se vê. Nos peixes, tratamos sinais e não sintomas. O peixe não relata estar sentindo e nós tratamos sinais. Dor de cabeça, por exemplo, é sintoma, já claudicância (manquejar), é sinal.
Olá Constantino, tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Na verdade, o que ocorre é que para escrever artigos em blogs, utilizamos ferramentas de pesquisas de palavras-chave mais utilizadas. Nesses casos de doenças em peixes ornamentais, as pesquisas mais comuns são feitas com a palavra “sintoma”, por isso ficou dessa forma!
De qualquer forma, obrigado! =)
Boa noite Doutor, meu beta esta com esses sinais, exoftálmia, vários pontos brancos brilhantes no corpo, na cabeça e barriga sinais de veludo e o pior, está com as nadadeiras corroídas, é o diagnóstico de Oodiniose, não é?!
Possuo o aqualife o ictio da labcon, poderia me ajudar em uma indicação de frequência e posologia para ele? Pois parece nao ter melhorado, mesmo após 2 semanas de tratamento.
Obrigado
Olá Douglas, tudo bem?
Há inúmeros motivos que podem causar esses problemas em peixes ornamentais. Uma coisa que você precisa ficar de olho é na temperatura da água.
Se o peixe está com pequenos pontos brancos em suas escamas pode ser sinal de Íctio. Dá uma olhada nesse artigo aqui:
https://myaquarium.com.br/doencas/ictio-doenca-dos-pontos-brancos-quais-sao-seus-sintomas-causas-e-tratamento/
Além disso, as barbatanas desfiadas geralmente estão relacionadas com peixes que possam estar causando algum tipo de estresse para o betta, no caso dele estar acompanhado de outras espécies, ou a qualidade da água como um todo.
Então, dê uma olhada nos principais parâmetros do seu aquário: Amônia, Nitrito e Nitrato, além de consultar se o pH da água está de acordo com as preferências dele. Tenho um outro artigo que fala bastante coisa sobre esse assunto, confere aí:
https://myaquarium.com.br/doencas/por-que-meu-betta-esta-com-a-barbatana-desfiada-o-que-eu-devo-fazer/
Se o peixe estiver com Íctio, procure aumentar a temperatura da água e realize trocas parciais de água com mais frequência para melhorar a qualidade dela. Em conjunto, utilize o aqualife (seguindo à risca a recomendação de uso da bula) para melhorar a saúde do animal.
Se mesmo assim ficou com alguma dúvida, pode me escrever!
Abraços.
MEUS BETTAS ESTÃO MORRENDO, EM LOTE CADA DIA É 3 OU MAIS CHEGUEI A PERDER 24 EM 1 SEMANA, PARÂMETROS BONS , PH AMÔNIA, NITRITO..
VEM MAIS E EM 3 OU 4 DIAS A MESMA COISA MESMOS SINTOMAS.. COMO MONTAR MINHAS BATERIAS E ELIMINAR ISSO???
Olá Micheli, tudo bem?
Quais são os principais sinais vistos nos seus bettas? Em que tipo de aquário eles estão no momento? São diversas baterias? A temperatura da água está boa para eles? Além disso, você está utilizando condicionadores para tratar a água do aquário também?
Há muitos fatores que podem ocasionar problemas nos bettas, principalmente se você recebeu algum peixe doente por aí! Ele pode ter transferido o problema para todos os outros, por isso é sempre bom ter aquários de quarentena!
Se puder me dar alguns detalhes a mais sobre o problema que você está enfrentando, agradeço!
Adriano, boa tarde.
Aqui vai meu muito obrigada, graças as suas explicações descobri que meu Betta está com Oodiniose, eu tenho esperança de sua melhora e cura, comecei o tratamento.
Sua boa vontade é de grande ajuda para os que precisam de socorro neste campo, é maravilhoso ver alguém contribuindo para melhorar a vida.⁸
Olá Angela, tudo bem? Fico muito feliz que tenha gostado do artigo. Espero que consiga tratar seu peixinho. Se tiver alguma dúvida, pode me chamar! 😉