A Ampulária (Pomacea diffusa) é o caramujo perfeito para quem procura esse tipo de animal para o aquário. Elas são muito fáceis de cuidar e, por fim, gostam de percorrer o aquário todo em busca de comida. Elas podem viver com a maioria das espécies de peixes tropicais, além disso, são ideias para manter o aquário livre de algas.
Na verdade, nem todas as espécies de caramujos são ideais para aquários plantados, pois alguns deles adoram comer as folhas das plantas. No caso das ampulárias, no entanto, se forem bem alimentadas, muito provavelmente suas plantas ficarão salvas.
Sobre a alimentação, as ampulárias devem ser alimentadas com rações para peixes de fundo, assim como também alguns vegetais, como alface, pepinos e pequenos pedaços de cenoura.
Qualquer coisa que estiver em decomposição no aquário também irá virar alimento para as ampulárias, por exemplo restos de ração, insetos e peixes mortos. Portanto, isso quer dizer que elas são ideais para manter o aquário limpo.
Evite qualquer tratamento com produtos à base de cobre, pois isso irá matá-las.
Ficha Técnica
Nome: Ampulária, apple snail
Nome Científico: Pomacea diffusa, Reeve, 1856
Família: Ampullariidae
Origem da Espécie: América do Sul
Comprimento: Até 6 cm
Expectativa de Vida: Até 3 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.0
Dureza da Água: 8° – 15° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: As ampulárias costumam pastar o tempo inteiro no aquário em busca de algas e restos de rações que sobraram dos peixes ou até mesmo animais mortos. Procure alimentá-las com rações para peixes de fundo, assim como também forneça alguns vegetais, como alface, pepinos e pequenos pedaços de cenoura, de vez em quando.
Temperamento / Comportamento: Pensa em um animalzinho pacífico, pensou? Então, as ampulárias são muito mais pacíficas. Elas costumam passear por todo o aquário. No entanto, precisa respirar ar da superfície. Em alguns casos, você pode ver uma espécie de tubo estendido do animal para fora do aquário, enquanto o restante dele está debaixo d’água. É um comportamento bastante natural.
Se você mantiver as ampulárias em uma temperatura elevada, elas se moverão mais rapidamente, mas terão uma vida útil mais curta, cerca de um ano.
Compatibilidade: Essa espécie pode conviver com praticamente qualquer animal que não seja um predador. Evite mantê-las apenas com botias ou baiacus.
Reprodução / Acasalamento: As ampulárias não são hermafroditas, ou seja, isso quer dizer que elas possuem machos e fêmeas distintos. O macho costuma ter a abertura da concha um pouco maior e mais redonda.
Quando os dois caramujos estão acasalando, a fêmea ficará por baixo do macho. Logo após, ela botará os ovos, que possuem cor rosa brilhante, acima da coluna d’água. Então é muito fácil controlar a população dessa espécie.
Os ovos irão eclodir em até 3 semanas. Esses cachos de ovos devem ser mantidos em um local úmido e com temperatura que varie entre 22-28°C, já que altas temperaturas causam incubação precoce.
Tamanho do aquário: O aquário necessita ter no mínimo 20 litros para esses caramujos, além disso, procure deixar a água sempre alcalina e adquira uma fonte de cálcio para manter suas conchas saudáveis.
Referências Bibliográficas
Perera, G., and Walls, J. G. 1996. Applesnails in the aquarium. T. F. H. Publications, Inc., New Jersey.
Sotka, E. E., and M. E. Hay. 2002. Geographic variation among herbivore populations in
tolerance for a chemically-rich seaweed. Ecology 83:2721-2735