O Camarão Amano (Caridina multidentata) é uma espécie de camarão muito famosa que foi introduzida nos aquários por Takashi Amano, no início dos anos 1980.
Esses lindos animais são pacíficos e excelentes nadadores, uma vez que estão sempre em busca de comida no aquário. Além disso, eles gostam de ambientes com muitas plantas, para que possam ficar pastando à procura de comida.
Se você quiser manter o Camarão Amano em um aquário, o ideal é que não o mantenha sozinho. Portanto, procure adicionar um grupo de pelo menos 6 camarões para ajudar a reduzir qualquer comportamento dominante. Sobretudo, mantenha números iguais de machos e fêmeas no aquário.
Uma curiosidade sobre o Camarão Amano é que ele se desloca para regiões com água salgada para se reproduzir. Dessa forma, como as larvas precisam dessa água mais salgada para sobreviver aos primeiros estágios de vida, a maioria dos camarões Amano presentes em aquários são capturados na natureza.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Amano, Caridina Japonica
Nome Científico: Caridina multidentata (Stimpson, 1860)
Família: Atyidae
Origem da Espécie: Japão e Taiwan
Comprimento: Até 5 cm
Expectativa de Vida: Até 3 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.0
Dureza da Água: 6° – 8° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Se você não sabia, o Camarão Amano é famoso por se alimentar de algas, de tal forma que são conhecidos por serem uma das melhores equipes de limpeza no Hobby e devorarão restos de plantas, comida ou qualquer outra coisa morta no aquário. Mas que fique bem claro, eles não se alimentam de fezes dos outros peixes!
Além disso, muitas pessoas acham que simplesmente pelo fato deles se alimentarem de algas e sobras, não precisam de uma dieta específica. Isso não é verdade!
Então, sua dieta deve consistir de uma excelente ração de fundo para camarões, além vegetais e legumes, como pepinos, abobrinhas, espinafre, para citar alguns.
Temperamento / Comportamento: Como o Camarão Amano é bem pequeno e pacífico, pode ser mantido com muitos outros em um mesmo aquário.
Veja também:
Se você quiser criá-los, procure manter no mínimo 6 exemplares, mas lembre-se de sempre igualar o número de machos e fêmeas.
Compatibilidade: Para começar, é importante saber que o Camarão Amano é visto como uma excelente refeição, então você deve sempre ter cuidado ao colocá-lo em um aquário comunitário.
Eles são muito pacíficos e não possuem meios reais para se defender. Então, procure adicioná-los com peixes pacíficos, de pequeno e médio porte.
Você pode colocá-los com limpa vidros, coridoras, Cascudos, Tetras Neon, caramujos e Discos. Evite ciclídeos, Gouramis, Bettas e Kinguios, por exemplo.
Reprodução / Acasalamento: A reprodução dessa espécie não é tão fácil quanto a de outros camarões de água doce.
Na natureza, o macho fertiliza os ovos e a fêmea os carrega por cerca de seis semanas. Então, durante esse período, ela pode ser vista frequentemente oxigenando os ovos com a cauda; semelhante ao camarão Red Cherry.
Após 6 semanas, ela irá liberar as larvas em água salobra, isso mesmo que você leu, água salgada. No estágio inicial, as larvas precisam de água salgada e, à medida que amadurecem e crescem, voltam para a água doce.
Lembre-se de que os adultos não devem ser colocados em água salobra; mesmo que sejam expostos por alguns segundos ao sal, pois isso pode matá-los rapidamente.
Veja também:
Quando ela libera os ovos, é nesse ponto que você deve remover os pais e aumentar a salinidade da água. Por isso, devido às limitadas histórias de sucesso em criá-los, não foi possível encontrar mais informações sobre a reprodução deles; isso é apenas possível para criadores muito experientes.
Se você procura camarões para cuidar e reproduzir, recomendamos que adquira outras espécies, por exemplo, o camarão Red Cherry.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 40 litros. Além disso, eles podem suportar uma ampla gama de condições de água. A espécie está acostumada com fortes correntes de água, mas deve viver em aquários densamente plantados.
Referências Bibliográficas
De Grave, S., Shy, J. & Cai, X. 2013. Caridina multidentata. The IUCN Red List of Threatened Species 2013.
“Amano shrimp: Spineless heroes”. Practical Fishkeeping Magazine. Acesso em 12/02/2021.
4 Comentários
Pingback: Rasbora Mínima (Boraras urophthalmoides) - MyAquarium
Realmente quase impossível achar este camarão no Brasil – uma pena, pois são maiores do que os caridinas e neo caridinas assim tem menores chances de serem comidos pelos peixes. Queria para controlar algas – e pelo visual, claro! Se alguém souber aonde comprar, por favor avise!
Olá! Sabe onde encontro esses camarões no Brasil?
Olá Gabriel, tudo bem?
Encontrar esses camarões no Brasil é praticamente impossível! Mas procure o pessoal da RSDiscus (https://www.rsdiscus.com.br/), em São Paulo! Talvez eles consigam te ajudar com algum fornecedor desses animais, já que eles vendem várias espécies diferentes de camarões!
Abraços e obrigado por perguntar!