O Camarão Bambu (Atyopsis moluccensis) é uma espécie de camarão de água doce que está no hobby há algum tempo. Esse lindo invertebrado é um dos mais recomendados para iniciantes, pois costuma ser de fácil manutenção, pacífico e divertido de assistir.
Na natureza, o Camarão Bambu habita o Sudeste Asiático. Embora estejam espalhados por todo o continente, alguns dos principais locais onde se pode encontrar esses animais são o Sri Lanka, Okinawa, Malásia e Tailândia. Vale a pena notar que em muitos países do sul da Ásia este camarão é realmente procurado como fonte de alimento.
A aparência do Camarão Bambu é algo que realmente chama bastante atenção. Embora muitas pessoas assumam que todos os camarões se pareçam, esse definitivamente não é o caso. No geral, seus corpos realmente se assemelham ao dos outros camarões. No entanto, ele têm um corpo bem mais grosso que só vai diminuindo perto de sua cauda. Além disso, sua coloração pode variar dependendo do espécime e da área de origem. Na maioria das vezes, eles são amarelos ou marrons (embora existam alguns que pareçam um pouco mais avermelhados).
A características que mais se destaca no Camarão Bambu são suas pequenas “mãos” em forma de leque. As “mãos” nesse formato permitem que elas funcionem como uma mini rede capaz de capturar partículas comestíveis e organismos na água. É algo fascinante vê-los em ação, e é uma das razões pelas quais gostamos tanto desses animais.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Bambu, Bamboo Shrimp, Fan Shrimp, Flower Shrimp, Wood Shrimp, Singapore Shrimp;
Nome Científico: Atyopsis moluccensis (Newport, 1847);
Família: Atyidae;
Origem da Espécie: Sudeste Asiático (Sri Lanka, Índia, Malásia, Sumatra, Tailândia, Sulawesi, Nova Caledônia, Filipinas, bem como Nova Guiné e Fiji);
Comprimento: 6 cm (macho); 10 cm (fêmea);
Expectativa de Vida: Entre 2 e 4 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza da água: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Alimentação
Necrófago. Muitos aquaristas têm dúvidas sobre a alimentação desses animais. O Camarão Bambu é um filtrador, o que significa que ele simplesmente utiliza suas garras e “leques” para filtrar o alimento na água.
Sua dieta ideal consiste em matéria orgânica e organismos (como microalgas ou matéria vegetal) que estejam em suspensão na água. Por conta disso, o papel do aquarista no processo de alimentação desses animais será bem reduzido. Se você tiver plantas suficientes no aquário e uma boa corrente de água, talvez nem precise alimentá-los.
É aqui que o conceito pode ficar um pouco mais assustador para alguns donos desses animais. Eles acham que estão negligenciando ao não jogar comida no aquário. No entanto, se você montou o aquário corretamente, esta espécie é capaz de se sustentar sozinha. Agora, caso o aquário tenha problemas como, por exemplo, falta de plantas ou um bom fluxo de água, você deverá triturar uma ração à base de matéria vegetal e jogá-la no aquário de tempos em tempos.
Por fim, observe que esses camarões também podem pegar comida do substrato, como restos de rações ou folhas que estejam em processo de decomposição.
Abaixo, confira algumas das melhores rações disponíveis para o Camarão Bambu. Caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Camarão Bambu é um invertebrado bastante ocupado. Ele passará a maior parte do tempo vasculhando e filtrando a água em busca de comida.
Observar esse camarão de perto é algo realmente fascinante. Ele sempre está com seus leques prontos para pegar algo saboroso. Você consegue até vê-lo varrendo superfícies rochosas ou plantas em busca de matéria orgânica.
Se você fez um bom trabalho com o substrato ou têm peixes que gostam de cavar, espere ver seu Camarão Bambu participar do processo de escavação. Há muitas guloseimas comestíveis no substrato, então ele aproveitará a oportunidade para se banquetear.
Compatibilidade
No geral, o Camarão Bambu é um animal muito sociável, podendo viver bem em grupos com no mínimo 5 indivíduos e também com outros peixes e invertebrados.
Os principais companheiros de aquário para o Camarão Bambu devem incluir peixes ou invertebrados pacíficos e que não tenham comportamento predatório. Qualquer peixe mal-humorado ou que enxergue o camarão como alimento não deve estar no aquário!
Para ajudar você na escolha das melhores espécies, reunimos uma lista rápida de opções:
- Camarão Red Cherry;
- Coridoras;
- Limpa Vidro;
- Camarão Fantasma;
- Caramujos;
- Camarão Amano;
- Colisa Mel;
- Tetra Foguinho;
Processo de Muda
É importante que você saiba que o Camarão Bambu passará por um processo de muda a cada 45 – 65 dias. Ele sempre irá procurar um esconderijo adequado para fazer isso, pois tentar ao ar livre o deixará muito exposto. Portanto, não se preocupe caso ele dê uma sumida de tempos em tempos, é bem provável que esteja trocando sua carapaça.
Você pode até remover a casca do camarão do aquário se quiser, mas não há necessidade. Ela irá se degradar rapidamente (ainda mais se você tiver criaturas que se alimentam delas).
Dimorfismo Sexual / Acasalamento / Reprodução
Para uma criatura de baixa manutenção, criar o Camarão Bambu em um aquário é um pesadelo. Procriá-los com sucesso em cativeiro está praticamente fora de questão.
A principal razão para isso é que as larvas precisam de água salgada para se desenvolver de forma adequada. Quando você combina isso com o fato de que os adultos não podem sobreviver em ambientes salobros, você acaba tendo um problema logístico em suas mãos.
Embora ter um aquário de água salobra separado para as larvas possa parecer uma solução óbvia, já foi tentado por outros aquaristas (muitas vezes). Eu nunca ouvi falar de nenhuma tentativa bem-sucedida, o que significa que não há diretrizes reais para começar a experimentar.
Portanto, caso você tenha descoberto uma forma de reproduzi-los com sucesso em cativeiro, gostaria que você deixasse o relato aqui nos comentários para adicionar a este guia.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para cada indivíduo que você adicionar.
Os itens mais importantes para incluir no aquário do Camarão Bambu são as plantas. Essas criaturas estão acostumadas a uma tonelada de vegetação em seu habitat natural, e adicionar algumas em seu aquário faz com que esses camarões se sintam em casa.
Ao incluir plantas, você está facilitando muito para que o Camarão Bambu consiga encontrar comida (sem precisar de suplementação). Minúsculos pedaços de matéria orgânica irão se desprender das plantas e seu camarão conseguirá pegá-los com suas “mãozinhas”.
Quanto ao resto do habitat, você pode até ser um pouco mais flexível. O Camarão Bambu se dá bem com uma variedade de substratos, o que significa que você pode adicionar qualquer um que quiser. Além disso, você também pode adicionar muitas rochas e troncos para criar esconderijos para esses animais, pois eles adoram!
Por fim, capriche na filtragem! O Camarão Bambu retira seu alimento da corrente d’água e, portanto, quanto mais forte for o fluxo de água, melhor para ele encontrar comida.
Referências Bibliográficas
Charles Fransen (2011). “Atyopsis Chace, 1983a”. World Register of Marine Species. Retrieved November 21, 2011;
Sammy De Grave; N. Dean Pentcheff; Shane T. Ahyong; et al. (2009). “A classification of living and fossil genera of decapod crustaceans” (PDF). Raffles Bulletin of Zoology. Suppl. 21: 1–109;