O Camarão Blue Bolt (Caridina Cantonensis sp. Blue Bolt) é uma das espécies de camarões mais bonitas que você pode manter em um aquário de água doce. A sua combinação de cores espetaculares e funções de limpeza o coloca entre uma das espécies de invertebrados mais interessantes para se ter.
Obviamente, como o Camarão Blue Bolt foi criado em cativeiro, não é possível encontrá-lo nessa coloração na natureza. No entanto, o Caridina Cantonensis selvagem é bastante comum no sul da China. Esta espécie costuma ser vista ao norte do Vietnã e também nas ilhas de Nan’ao, Guangzhou e Yangjiang, onde gosta de viver em rios e córregos rasos, mas que podem conter tanto águas de fluxo lento quanto rápido.
Continue lendo o artigo para obter mais informações sobre o Camarão Blue Bolt.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Blue Bolt, Blue Bolt Shrimp,
Nome Científico: Caridina Cantonensis sp. “Blue Bolt“;
Família: Atyidae;
Origem da Espécie: Ásia (China);
Comprimento: Até 3 cm;
Expectativa de Vida: Entre 1 e 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 7.8;
Dureza da água: Entre 3 – 8;
Temperatura: Manter entre 20 – 22°C;
Características
Aparência
O Camarão Blue Bolt é um dos camarões de aquário mais bonitos do hobby. Ele possui uma carapaça azul brilhante que gradualmente vai se transformando em um corpo esbranquiçado. A coloração dessa carapaça pode variar de um azul escuro ao claro com uma translucidez varíavel.
De um modo geral, quanto maior for a cobertura azul da carapaça do camarão, maior será o seu valor. Portanto, se você vir uma cor azul sólida, é um camarão de alta qualidade no aspecto da cor. Quanto mais suave for a transição da cor azul para a branca, melhor ainda.
Alimentação
Onívoro. Alimentar o Camarão Blue Bolt é uma tarefa fácil, pois ele irá comer praticamente qualquer alimento que conseguir encontrar no aquário. Em um ambiente bem estabilizado, esse camarão irá encontrar suprimento suficiente de alimentos (algas e biofilme) por conta própria.
No entanto, isso não significa que não há necessidade de alimentá-los se você quiser que eles se reproduzam e prosperem. É uma excelente ideia complementar sua dieta com rações para camarões.
A fim de adicionar um pouco mais de variedade à dieta e melhorar seu sistema imunológico, forneça-lhes algumas folhas de amendoeira.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Camarão Blue Bolt:
No products found.
Cronograma de Alimentação
Você pode alimentar a maioria dos camarões, incluindo o Blue Bolt, apenas uma vez por dia (ou uma vez em 2 ou 3 dias se você tiver um aquário bem estabilizado), tornando o processo de manutenção barato e altamente conveniente. Na verdade, ao fazer isso, você dará a eles motivação suficiente para limpar seu aquário.
Em relação as rações, procure deixá-las no aquário em um período entre 3 e 6 horas. Depois disso, dependendo da ração, é melhor remover a parte não consumida para evitar a superalimentação e a contaminação da água.
Nota: Para evitar qualquer bagunça em potencial, você pode usar pratinhos de vidro para alimentar seus camarões. Eles reduzirão bastante a quantidade de restos de comida no aquário.
Temperamento / Comportamento
O Camarão Blue Bolt não é o tipo de invertebrado tímido, o que significa que você o verá nadando pelo aquário durante o dia. Isso o torna uma ótima opção para aquários comunitários com espécies pacíficas.
A espécie não é territorial e, por isso, costuma se dar bem em grandes grupos, refletindo potencialmente seu pequeno tamanho e sua capacidade defensiva. Em grupos, o Blue Bolt se sentirá relaxado e confiante.
Não há um número exato de espécimes que você deve manter em um aquário, mas eu recomendo que você adquira no mínimo 6 para começar.
Compatibilidade
Eu recomendo fortemente que você monte um aquário próprio para essa espécie. No entanto, se mesmo assim estiver pensando em adicionar o Camarão Blue Bolt em um aquário comunitário, evite peixes grandes e agressivos.
Devido à sua natureza pacífica, faz muito mais sentido manter o Blue Bolt com espécies calmas, pacíficas e que compartilhem os mesmos parâmetros de água.
Alguns bons companheiros de aquário para o Camarão Blue Bolt incluem, por exemplo;
Dimorfismo Sexual
Existem poucos indicadores que revelam o sexo do Camarão Blue Bolt.
As fêmeas costumam ser maiores do que os machos pois carregam os ovos durante a fase de reprodução. Além disso, elas são bem mais gordinhas do que eles.
Em alguns casos, a sela (na parte superior do corpo da fêmea, atrás da cabeça) pode ser praticamente impossível de vê-la por causa de sua coloração.
É muito importante ter uma boa proporção de machos e fêmeas para que você consiga reproduzi-los com sucesso.
Acasalamento / Reprodução
Caso seu aquário esteja bem estabilizado, o Camarão Blue Bolt irá começar a se reproduzir sem qualquer intervenção do aquarista.
Quando ele atinge cerca de 3 – 4 meses de idade, se torna sexualmente ativo. As fêmeas realizam uma “muda” (troca de carapaça) antes do acasalamento e liberam uma substância química na água para atrair os machos. Isso sinaliza aos machos de que elas estão prontas para desovar, fazendo com que eles nadem freneticamente ao redor do aquário, procurando-as.
O número de ovos produzidos dependerá do tamanho das fêmeas. Elas carregarão esses ovos e os manterão durante todo o tempo necessário para a incubação (dependendo da temperatura da água pode variar de 4 a 5 semanas). Durante todo esse período, elas usarão suas pleópodes para abanar e oxigenar os ovos.
Veja também:
Depois desse período, uma única fêmea poderá liberar entre 30 e 40 camarões totalmente desenvolvidos. Na eclosão, os filhotes desta espécie nascem como pequenas réplicas dos pais – não mais de 2 milímetros de comprimento e são perfeitamente independentes.
Não se preocupe com a coloração dos filhotes nessa fase. Ela se tornará mais intensa à medida que eles forem amadurecendo.
Os filhotes podem ser alimentados com as mesmas rações fornecidas para os adultos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 20 litros para alguns exemplares da espécie.
O Camarão Blue Bolt prefere ambientes densamente plantados e bem oxigenados. Portanto, você deve caprichar na quantidade de plantas e na filtragem do aquário.
De um modo geral, a iluminação não costuma ser muito importante. Na verdade, a intensidade dela vai depender basicamente da necessidade das plantas que você estiver cultivando.
Por fim, eu recomendo que você adicione troncos, rochas e quaisquer decorações que possam formar esconderijos para o Blue Bolt. Além disso, forneça muitas áreas onde possa haver crescimento de algas. Eles adoram!
Créditos da Imagem em Destaque: Shrimp Farm.