O Camarão Blue Velvet (Neocaridina heteropoda) é tecnicamente apenas uma variação de cor do Camarão Red Cherry, que é extremamente popular no hobby de aquarismo. A grande verdade é que esses animais compartilham muitos dos mesmos requisitos de cuidados, o que os tornam uma compra fácil se você tiver algum deles em seu aquário.
A origem dessa variação de cor não é muito bem compreendida, embora muitos acreditem que ela tenha vindo do Camarão Carbon Rili. De qualquer forma, assim como o Red Cherry, o Blue Velvet é um camarão fácil de cuidar e um excelente comedor de algas.
A aparência do Camarão Blue Velvet é algo único, pois ele possui o corpo completamente azulado. A tonalidade do azul pode variar um pouco (existem algumas outras variações), mas ela costuma ser muito vibrante. Muitas vezes, será possível até mesmo ver alguns pequenos pontos mais escuros que cobrem esses camarões. Estes são mais condensados na metade frontal do corpo (a área onde começam as pernas). Os olhos dessa espécie geralmente têm uma cor mais escura.
Por ser um camarão muito fácil de cuidar, o Blue Velvet não necessita de muitos cuidados e não requerem uma atenção especial. No entanto, existem certos parâmetros e condições de água que devem ser seguidos para que ele possa prosperar.
Continue lendo o artigo para conferir as principais características e necessidades básicas da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Blue Velvet, Blue Velvet Shrimp, Blue Jelly shrimp, Blue shrimp;
Nome Científico: Neocaridina heteropoda;
Família: Atyidae;
Origem da Espécie: Taiwan;
Comprimento: Até 3 cm;
Expectativa de Vida: Entre 1 e 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6,8 – 7,5;
Dureza da água: Entre 4 – 14;
Temperatura: Manter entre 22 – 28°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Camarão Blue Velvet é um animal onívoro necrófago, ou seja, passará a maior parte do tempo em busca de algas ou matéria orgânica (como biofilme) para comer. Isso significa que uma boa parte de sua dieta deve ser composta de materiais que ele encontra dentro do aquário. Portanto, ter plantas e superfícies com algas lhe dará muito o que mastigar.
Por mais que o Blue Velvet possa encontrar boa parte do seu alimento dentro do aquário, ainda assim o aquarista precisa complementar sua dieta. Rações de fundo enriquecidas com spirulina são uma ótima opção e garantirá que eles tenham uma boa quantidade de nutrientes disponíveis para consumo.
Se você quiser variar ainda mais a alimentação, pode até mesmo adicionar alguns vegetais cozidos como, por exemplo, pepinos e abobrinhas. Além disso, também pode adicionar um pouco de alface para eles comerem. Só tome cuidado para não adicionar muita comida ao aquário, pois elas podem começar a apodrecer e aumentar os níveis de amônia e nitrato, que são fatais para a vida em um ambiente fechado.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Camarão Blue Velvet. Caso queira adquiri-las, basta clicar em seus links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
Quando se trata do comportamento do Camarão Blue Velvet não há muito o que falar. Esses camarões são muito simples e passam a maior parte do tempo pastando. Não importa o que esteja acontecendo em seu aquário ou com quais outras espécies eles vivam (supondo que sejam compatíveis), essas pequenas criaturas sempre estarão em busca de algum tipo de alimento.
Assistir esses camarões é algo realmente muito divertido! Você pode vê-los debaixo de pedras, plantas, no meio do substrato, praticamente em qualquer lugar. E eles serão facilmente vistos por conta de sua coloração azul vibrante!
Seu temperamento é muito pacífico, o que o torna bastante fácil misturá-los com outros peixes e invertebrados. Assim como a maioria dos camarões, o Blue Velvet costuma cuidar apenas dos seus negócios e deixa em paz quaisquer outras espécies no aquário.
Compatibilidade
Devido à sua natureza pacífica, encontrar companheiros de aquário compatíveis para o Camarão Blue Velvet é uma tarefa bastante fácil. É só escolher criaturas que não os enxerguem como comida!
Isso significa que a maioria dos outros invertebrados são boas escolhas. Eu costumo mantê-los com Camarões Red Cherry e caramujos (com exceção do Assassino).
Quando se trata dos peixes, você precisa ser um pouco mais exigente. Espécies pacíficas que não sejam muito grandes são uma boa opção. Aqui estão algumas das melhores:
Dimorfismo Sexual
No geral, as fêmeas são maiores e com cores muito mais vibrantes do que os machos. Uma fêmea, por exemplo, pode chegar aos 5 centímetros de comprimento, enquanto um macho não deve ultrapassar os 3 centímetros.
Acasalamento / Reprodução
Se você está interessado em reproduzir o Camarão Blue Velvet em um aquário, não terá muito trabalho para realizar o processo. Enquanto muitas outras espécies de camarões exigem mais atenção, essa é praticamente o oposto.
Tudo o que você precisa fazer é colocar um casal em um aquário sem nenhum peixe (os peixes podem comer os filhotes) e respeitar os parâmetros de água recomendados. Você não vai precisar fazer nenhum ajuste para incentivar a reprodução.
A partir daí, é só esperar que a reprodução aconteça sem precisar interferir em nada! Depois que eles se acasalam, a fêmea carregará os ovos com ela debaixo da cauda (você verá pequenas bolinhas amarelas em sua barriga).
Seu único trabalho aqui a partir desse ponto será garantir que haja algas no aquário para que os filhotes possam se alimentar assim que nascerem. Esta será sua principal fonte de nutrição, embora você possa suplementá-la com algumas rações de fundo, se necessário.
Em aproximadamente 90 dias os recém-nascidos estarão crescidos e prontos para uma nova reprodução!
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 20 litros para alguns indivíduos.
O ideal é que esse aquário seja fortemente plantado. Aquários plantados ajudam a garantir uma boa qualidade da água para esses camarões. Além disso, as plantas também servem como uma ótima fonte de nutrição para eles. Por exemplo, os camarões passarão boa parte do tempo se alimentando do biofilme e das algas que crescem em meio à vegetação. Eu sempre indico as pessoas a colocarem musgo de java em seus aquários, pois os camarões adoram pastar nas folhas dessa plantinha fácil de cuidar e super resistente!
Veja também:
É interessante criar um ambiente onde haja muitos esconderijos, incluindo rochas, troncos e raízes. O Camarão Blue Velvet não requer condições de iluminação sofisticadas, então você pode adicionar plantas mais simples que mesmo assim eles ficarão extremamente felizes.
Sobre a filtragem, não há a necessidade de um fluxo forte, embora esses animais apreciem um ambiente bem oxigenado. Só tome cuidado com as entradas de água do filtro, pois os camarões são muito pequenos e podem ser sugados. Eu recomendo que você coloque espumas nessas entradas para evitar esse problema!
Referências Bibliográficas
Früh, Andrea (April 11, 2013). “Neocaridina heteropoda jetzt Neocaridina davidi“ [Neocaridina heteropoda now Neocaridina davidi] (in German);
Liang, X., 2002b. On new species of atyid shrimps (Decapoda, Caridea) from China.— Oceanologia et Limnologia Sinica 33: 167-173;