O Camarão Fantasma (Macrobrachium jelskii) é um excelente invertebrado para se ter no aquário. No entanto, o aquarista precisa ficar atento aos parâmetros da água, já que eles podem ser sensíveis as alterações bruscas.
Esses animais possuem uma expectativa de vida que gira em torno de 1 a 2 anos, podendo viver até mais. De fato, eles podem ser uma excelente adição aos aquários daqueles que estão iniciando no hobby. Sobretudo, apenas tome cuidado para não colocá-los com peixes maiores, pois podem se tornar refeições irresistíveis.
Os Camarões Fantasma também precisam se sentir seguros, ou seja, o aquário deve ter muitas cavernas formadas com rochas, plantas e decorações. Além disso, você pode manter vários camarões em um mesmo ambiente, contanto que ele seja grande o suficiente para comportar todos os animais.
Durante a época de reprodução, o Camarão Fantasma pode se tornar um pouco agressivo com seus companheiros de aquário. Então, evite colocá-los com peixes pequenos e lentos demais.
Veja também:
Por fim, certifique-se de que eles estejam recebendo alimento suficiente para comer e trate peixes doentes em um aquário separado. Os camarões são sensíveis aos medicamentos que contenham cobre em sua composição.
Os camarões também são conhecidos por serem excelentes “limpadores” e, por isso, irão atrás de qualquer ração que venha a cair no fundo do aquário.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Fantasma;
Nome Científico: Macrobrachium jelskii (Miers, 1877);
Família: Palaemonidae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 3 – 5 cm;
Expectativa de Vida: De 1 – 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 8.0;
Dureza da Água: Entre 3° – 10° dH;
Temperatura: Devem ser mantidos entre 18°C – 27°C;
Características
Alimentação
O Camarão Fantasma é onívoro. Por isso, irá comer quase tudo aquilo que você adicionar no aquário.
Dê preferência para rações de alta qualidade. Além disso, ele também irá se alimentar de algas, folhas de espinafre e rações que sobrarem dos outros peixes no aquário.
Os camarões não são animais muito exigentes, mas necessitam de boas rações para poderem desenvolver suas carapaças e estimular a desova. Então, deixarei aqui embaixo três excelentes rações para o Camarão Fantasma, clique nos links para adquiri-las:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Camarão Fantasma é um animal bastante pacífico, mas pode brigar entre eles durante a reprodução. Além disso, costuma ser mais ativo durante à noite. Desse modo, o ideal é que o aquário tenha no mínimo 5 indivíduos.
Compatibilidade
Peixes grandes podem enxergar o Camarão Fantasma como um alimento, por isso, o ideal é que ele conviva apenas com outros animais pequenos e invertebrados.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
A reprodução dessa espécie de camarão é muito fácil, pois basta você apenas adicionar alguns exemplares e a natureza cuidará do resto. Após um tempo, você já verá as fêmeas carregando ovos em sua barriga.
Falando nas fêmeas, elas podem carregar até 60 ovos e a gestação costuma durar cerca de 20 – 35 dias. Assim que nascem, os filhotes serão pequenas versões em miniatura dos pais.
Configuração do aquário
Um aquário para o camarão fantasma precisa ter no mínimo 45 litros. Contudo, o ambiente deve ser composto com uma boa quantidade de plantas, musgos e esconderijos para que ele possa se sentir seguro.
Referências Bibliográficas
United States Fish and Wildlife Service. Species Profiles. Life Histories and Environmental Requirements of Coastal Fishes and Invertebrates (Gulf of Mexico). Grass Shrimp.. Biological Report 82 (11.35). Washington, D.C.: United States Fish and Wildlife Service. 1985.
Soares, M.R.S. (2008) Biologia populacional de Macrobrachium jelskii (Crustacea, Decapoda, Palaemonidae) na represa de Três Marias e no rio São Francisco, MG, Brasil. 74 pp.
1 comentário
Pingback: Como montar um aquário para camarões (neocaridina)? - MyAquarium