O Camarão Limpador (Lysmata amboinensis) é um dos invertebrados mais procurados no hobby de aquários marinhos. Devido a sua natureza pacífica, resistência e personalidade única, eles se tornaram muito populares nos últimos anos.
Esses camarões são perfeitos para aquários com recifes de corais. Você sabia que eles usam suas habilidades “médicas” para prevenir infecções e contaminação, muito além da simbiose com os peixes?
Na natureza, o Camarão Limpador pode ser encontrado em recifes de corais do Oceano Índico, geralmente em profundidades que chegam aos 20 metros. No entanto, há relatos desta espécie na ilha de Jeju, Coreia do Sul. Eles costumam crescer até 5 cm de comprimento, portanto, não ocupam muito espaço no aquário. Entretanto, suas longas antenas brancas precisam de espaço para florescer e manter seus peixes livres de parasitas.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Limpador, Cleaner shrimp, Skunk Cleaner shrimp, White-striped cleaner shrimp
Nome Científico: Lysmata amboinensis
Família: Hippolytidae
Origem da Espécie: Oceano Índico
Comprimento: Até 5 cm
Expectativa de Vida: Até 3 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: O Camarão Limpador se alimenta de parasitas e peles danificadas de peixes, bem como de detritos. Eles comerão quase qualquer tipo de alimento carnudo que você possa colocar no aquário, mas certifique-se de que eles estejam recebendo suas parcelas de alimento. Na verdade, é até sugerido que você se concentre em alimentá-los de forma direta para que não dependam de restos de ração.
No geral, sua dieta é composta de frutos do mar ou rações em flocos.
Temperamento / Comportamento: O Camarão Limpador, como o próprio nome diz, é conhecido por suas propriedades de limpeza, pois pode limpar parasitas da pele de peixes e até mesmo da boca de predadores maiores.
Além disso, esses camarões podem desempenhar um papel vital no cuidado preventivo contra parasitas de peixes. Os serviços benéficos do Camarão Limpador vão além da interação entre eles e os peixes, já que ajudam na remoção de todos os estágios de vida não hospedeira de parasitas marinhos.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Ao contrário da maioria das espécies de camarões, o Camarão Limpador não é muito ativo durante o acasalamento. Por isso, eles não apresentam um comportamento inicial antes da copulação e demoram mais para transferir espermatóforos e botar ovos.
Ainda mais, os machos não acasalam com as fêmeas recém mudadas após detectar sua presença. Muitos biólogos acreditam que isso pode ser, pelo menos em parte, por conta dos ambientes sociais (baixa densidade e competição).
O Camarão Limpador atinge a maturidade sexual por volta dos 3,4 cm. Além disso, o período médio entre a troca de muda varia de 18 a 20 dias. Eles são hermafroditas protândricos.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 75 litros para um único exemplar dessa espécie. Além disso, deve ter muitas rochas para que eles possam escalar e servir como uma espécie de lava-rápido para os peixes. Os peixes nadarão até eles e aguardarão uma limpeza generosa. Por fim, isso os mantém saudáveis e livres de bactérias, além de ser incrível de observar.
Referências Bibliográficas
Pacific Cleaner Shrimp (Lysmata amboinensis)”. World Association of Zoos and Aquariums. Acesso feito em 05/04/2021.