O Camarão Malawa (Caridina pareparensis) é um invertebrado muito ativo e curioso, ideal pra aquários comunitários por conta de sua facilidade de cuidado e temperamento pacífico.
Originário da região de Sulawesi na Indonésia, esses camarões são muito subestimados devido à sua coloração um pouco mais apagada em comparação com outras espécies de caridina e neocaridina. De fato, esse pequeno camarão não é tão chamativo, mas ainda assim é muito resistente e ideal para iniciantes.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Camarão Malawa.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Malawa, Malawa Shrimp;
Nome Científico: Caridina pareparensis, Caridina parvidentata (De Man, 1892);
Família: Atyidae;
Origem da Espécie: Indonésia (Ilhas do Sulawesi);
Comprimento: Entre 2,5 e 3 cm;
Expectativa de Vida: Entre 1,5 e 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.0 – 8.5;
Dureza da água: Entre 4 – 15;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Aparência
O Camarão Malawa é uma das espécies mais comuns de camarões, com cores que não chamam tanta a atenção do aquarista. Na maioria das vezes, ele será acinzentado ou terá cores acastanhadas. Alguns espécimes podem até ter faixas pretas ou minúsculas pintas brancas em seus dorsos.
Alimentação
Assim como a maioria dos camarões de água doce, o Camarão Malawa é um animal necrófago. Portanto, ele não é nada exigente. Pelo contrário, eu diria que eles são comedores bastante agressivos.
A espécie come praticamente qualquer alimento que conseguir encontrar. Então, em um aquário ciclado e estabilizado, eles geralmente encontrarão comida suficiente (algas e biofilme) por conta própria.
Veja também:
Para otimizar sua saúde, eu recomendo que você forneça alguns alimentos de fundo ideais para camarões. Além disso, você também pode fornecer pepino, alface, cenoura e espinafre para esses pequenos animais.
Importante: É muito fácil alimentar o Camarão Malawa e ainda mais fácil superalimentá-lo. Você deve alimentá-lo apenas uma vez por dia, ou uma vez em dois ou três dias se tiver um aquário maduro, tornando o processo de manutenção barato e altamente eficiente. Na verdade, fazendo isso, você lhes dará motivo suficiente para limpar seu aquário.
Alimente-os com rações que duram entre 3 e 6 horas no máximo. Depois disso, dependendo do alimento, é melhor remover a parte não consumida para evitar que a qualidade da água deteriore.
Veja também:
Temperamento / Comportamento
O Camarão Malawa possui o comportamento bem interessante. A espécie não é nada tímida, muito pelo contrário, é bastante ousada e ativa, independentemente da hora do dia. Isso o torna uma boa opção para aquários comunitários com espécies pacíficas.
Além disso, o Malawa é completamente inofensivo e não incomoda ninguém no aquário. Ele não é territorial e prefere estar sempre na companhia de outros de sua espécie. Ainda mais, quanto maior for a colônia desses camarões, mais seguros e confiantes eles se sentirão para andar por aí.
Compatibilidade
O Camarão Malawa pode ser mantido com outros peixes e invertebrados no aquário, desde que as espécies escolhidas sejam pacíficas e de pequeno porte.
Devido à sua natureza pacífica, faz muito mais sentido mantê-los juntos de companheiros igualmente calmos, pacíficos e que possam compartilhar os mesmos parâmetros de água.
Alguns bons companheiros de aquário para o Malawa incluem, por exemplo:
- Camarão Red Cherry;
- Camarão Fantasma;
- Camarão Blue Bolt;
- Camarão Bambu;
- Caramujo Red Ramshorn;
- Ampulárias;
- Coridoras;
- Limpa Vidro;
- Tetras;
- Rasboras;
Dimorfismo sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Camarão Malawa não é uma tarefa das mais fáceis, porém existem algumas diferenças que um observador atento consegue perceber rapidamente.
As fêmeas da espécie costumam ser maiores do que os machos. Além disso, mesmo quando fora dos períodos reprodutivos, elas possuem ventres mais dilatados do que o dos machos.
Uma outra característica interessante sobre a diferença desses camarões está em suas cores. Assim como acontece com muitas outras espécies de camarões, as fêmeas são mais coloridas do que os machos. A coloração delas, por exemplo, pode ser muito mais escura variando de um cinza azulado até um tom mais acastanhado.
Por fim, a principal diferença entre o macho e a fêmea está em sua “sela”. Quando chegam na fase adulta, as fêmeas ficam poucos dias com uma espécie de “sela” evidente em seu dorso, facilitando bastante o trabalho de sexá-los.
Acasalamento / Reprodução
Reproduzir o Camarão Malawa é uma tarefa muito fácil, pois a espécie possui estágios larvais após a eclosão e não há necessidade específica de água para os filhotes. Então, uma vez que eles tenham se adaptado ao seu aquário (e se os parâmetros de água estiverem corretos), de tempos em tempos você verá fêmeas carregando seus ovos em seus abdomens.
A fêmea manterá os ovos durante todo o tempo necessário para a incubação (dependendo da temperatura, pode variar de 4 a 6 semanas). Você a verá abanando os ovos regularmente, contraindo seu próprio abdômen.
Após o período de incubação, uma única fêmea pode liberar até 30 pequenos camarões totalmente desenvolvidos. Na eclosão, os filhotes nascem como pequenas miniaturas dos pais – não mais do que 2 milímetros de comprimento e são perfeitamente independentes.
Nota: Se você estiver utilizando filtros do tipo “Hang-on” ou canister em seu aquário, precisará adicionar algum tipo de proteção nas entradas para evitar que os camarões sejam sugados. Portanto, adicione algum tipo de esponja na entrada de água do filtro para evitar que isso ocorra!
Configuração do aquário
O Camarão Malawa não requer muito espaço e pode ser mantido em pequenos aquários de até 20 litros. No entanto, manter os parâmetros estáveis em um aquário desse tamanho pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, eu recomendo que você adquira um aquário com no mínimo 40 litros, especialmente se for um iniciante no aquarismo.
Ao contrário de outras espécies de caridinas, o Camarão Malawa não precisa de um substrato ativo (tamponado). Na verdade, ele prefere substratos inertes. Caso você não saiba, o substrato inerte é um substrato que não altera a química da água.
Em relação a filtragem, os filtros de esponja são a melhor opção (por causa de sua área de superfície.
A iluminação, por sua vez, não é muito importante. Na verdade, a intensidade da luz dependerá exclusivamente do que você está criando em seu aquário como, por exemplo, plantas exigentes ou não exigentes.
Falando nas plantas, adicione algumas espécies não exigentes para criar potenciais esconderijos para o Malawa. Não esqueça de adicionar troncos, rochas e quaisquer outras áreas de superfície para incentivar o crescimento de algas e biofilme.
Referências Bibliográficas
D. Wowor, Y. Cai, P.K.L. Ng, Crustacea: Decapoda: Caridea. Freshwater Invertebrates of the Malaysian Region. (Academy of Science, Kuala Lumpur, 2004);
K. von Rintelen, A. Karge, W. Klotz, J. Nat. Hist 42(33-34), 2243–2256 (2008) https://doi.org/10.1080/00222930802254680;