O camarão Red Cherry (Neocaridina davidi var. red) é talvez o mais comum dos camarões em aquários de água doce. Eles possuem cores vibrantes e adiciona beleza ao aquário, especialmente aqueles que possuem plantas com cores vivas e cascalho ou substrato preto.
A espécie costuma ser muito fácil de cuidar, pois são invertebrados resistentes e que exigem pouca manutenção. Além disso, eles aceitam diferentes condições e parâmetros de água.
Procure adicionar um bom fluxo no filtro do aquário e tente manter a água um pouco mais “dura”. A chave para criação dessa espécie, no entanto, é manter as condições de água estáveis e evitar picos de amônia, nitrito e nitrato. Fora isso, tenha cuidado com o uso de medicamentos e, mais importante, evite o cobre, pois pode ser fatal para a espécie.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Red Cherry, Camarão Sakura, Camarão Red Crystal;
Nome Científico: Neocaridina davidi var. red;
Família: Atyidae;
Origem da Espécie: Ásia (Tailândia);
Comprimento: Até 3 cm;
Expectativa de Vida: Até 1 ano e meio;
Nível de Dificuldade: Fácil. Essa espécie necessita de pouca manutenção. Eles são resistentes e adaptáveis a uma ampla gama de condições de água, desde que permaneça estável.
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 e 8.0;
Dureza da água: 2° e 25° GH;
Temperatura: 24ºC a 26ºC;
Características
Alimentação
O camarão Red Cherry aceita rações granuladas e próprias para peixes de fundo e crustáceos. O ideal é que seja alimentado 1 vez ao dia. Eles comem de tudo – por exemplo, espinafre, algas, minhocas e abobrinha.
Além disso, procure deixar no aquário o alimento que possa ser consumido pelos camarões num prazo de 2-3 horas no máximo. É uma espécie detritívora, ou seja, irá comer tudo que se decompor no aquário.
Compre agora mesmo algumas excelentes rações para os seus camarões Red Cherry. Basta clicar nos links abaixo para adquiri-las:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Red Cherry possui comportamento pacífico e gregário. Portanto, mantenha-o em grupos com muitos indivíduos. Os camarões parecem gostar e dependem desse tipo de comportamento em grupo para reduzir o risco de predação individual.
Veja também:
Com toda a certeza, essa espécie não irá incomodar outros peixes e invertebrados no aquário, devido ao seu pequeno tamanho. Entretanto, podem ser incomodados por outros animais maiores, por conta disso, procure criar um aquário próprio para eles.
Compatibilidade
Evite colocá-los com peixes grandes e que possam comê-los. Além disso, se estiver pensando em algum companheiro para essa espécie, adicione coridoras e caramujos, além de outros camarões.
Reprodução / Acasalamento
O camarão Red Cherry costuma ser prolífero. Em suma, isso significa que irão se reproduzir muito facilmente no aquário se as condições e parâmetros da água forem ideais para eles.
Uma colônia saudável irá se multiplicar rapidamente e as fêmeas estarão constantemente grávidas. Os ovos, por exemplo, são grandes e amarelados, e ficarão no seu ventre, sendo possível distingui-los quando a fêmea apresentar tal condição.
A melhor maneira de descobrir se os ovos estão prestes a eclodir, é reparar no aparecimento de olhos escuros no interior de cada ovo. Além disso, os filhotes parecerão miniaturas dos pais, transparentes, acinzentados e quase invisíveis a olho nu.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 20L para um pequeno grupo de camarões Red Cherry. Deve-se tomar um cuidado com o tipo de filtragem no aquário para que os camarões não sejam sugados pelo filtro. O ideal é que seja um aquário plantado e que possua algum tipo de musgo, como o musgo de java, para que possam pastar e se sentirem seguros.
Referências Bibliográficas
Weber, Sebastian; Traunspurger, Walter (2016). “Influence of the ornamental red cherry shrimp Neocaridina davidi (Bouvier, 1904) on freshwater meiofaunal assemblages”. Limnologica – Ecology and Management of Inland Waters. 59: 155–61. doi:10.1016/j.limno.2016.06.001.
Liang, X., 2002b. On new species of atyid shrimps (Decapoda, Caridea) from China.— Oceanologia et Limnologia Sinica 33: 167-173.
1 comentário
Pingback: Marimo Moss Ball - A "planta" mais fácil de cultivar em aquários - MyAquarium