O Caracol Turbo Mexicano (Turbo fluctuosa) é um excelente invertebrado para se ter em um aquário com recifes de corais, embora possa derrubar alguns deles enquanto procura por comida. A espécie, que possui hábitos noturnos, é uma excelente escolha para aqueles que estão procurando animais para fazer parte da equipe de limpeza.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Caracol Turbo Mexicano. Aprenda como alimentá-lo, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Caracol Turbo Mexicano
Nome: Caracol Turbo Mexicano, Turbo Snail, Top Shell, Turban Snail, Mexican Turbo Grazer, Top Shell Snail, Gulf Turban, Eastern Pacific Turban;
Nome Científico: Turbo fluctuosa (Wood, 1828); Sinônimos: Turbo fluctuosus;
Família: Turbinidae;
Origem da Espécie: Oceano Atlântico (Golfo da Califórnia);
Comprimento: Até 7 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos (1 – 2 anos em aquários);
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 16;
Temperatura: Manter entre 21 – 23°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Caracol Turbo Mexicano foi descrito pela primeira vez por Wood em 1828.
A espécie é nativa do Golfo da Califórnia, na costa do México, e pode ser encontrado na Ilha dos Cedros, Baja, assim como também nas Ilhas Galápagos e Três Marias.
Esses incríveis caracóis vivem sob rochas ou recifes de coral (especialmente em corais mortos onde há um bom crescimento de algas), além de substratos arenosos e areia na zona intertidal. Além disso, eles também também podem ser vistos nas fendas dos recifes, em profundidades que variam entre 1 e 30 metros.
Aparência
O Caracol Turbo Mexicano possui concha abobadada em forma de espiral que normalmente cresce até 7 centímetros. Sua concha varia bastante de cor, onde as mais populares são marrom claro, marrom avermelhado, esverdeado ou laranja com manchas esbranquiçadas.
Além disso, esses caracóis possuem o opérculo (alçapão). O opérculo é uma parte de sua estrutura utilizado para fechar a abertura da concha. Esta é uma forma de ver um caracol saudável e vivo. O opérculo cai assim que o caracol morre ou não fecha corretamente caso haja algo errado com o animal.
A cabeça do Caracol Turbo Mexicano possui pequenos tentáculos para ajudá-lo a encontrar comida e sentir o ambiente. Seus olhos estão diretamente atrás desses tentáculos, ajudando a detectar luz e movimento.
Na natureza, a espécie pode viver entre 3 e 5 anos. No entanto, em um aquário, eles geralmente não vivem mais do que 2 anos.
Alimentação
O Caracol Turbo Mexicano é um herbívoro voraz e necrófago adequado para aquários de água mais fria. A espécie é famosa por se alimentar de vários tipos de algas diferentes, incluindo filamentosas, diatomáceas e cianobactérias.
Esses limpadores incríveis terão prazer em ajudá-lo a lidar com esse tipo de problema rapidamente. O Caracol Turbo Mexicano come algas no vidro, substrato e rochas com extrema facilidade. É por isso que as pessoas utilizam esses animais para manter o aquário limpo. Nenhum outro caracol é tão eficaz na limpeza quanto o Turbo Mexicano.
Em um aquário, você poderá alimentá-lo com rações de fundo enriquecidas com spirulina, além de alimentos congelados.
Nota: O Caracol Turbo Mexicano precisa de muita comida, então esteja ciente de que você precisará ter bons alimentos suplementares caso o aquário não tenha um crescimento abundante de algas.
Assim como todos os caracóis, o Turbo Mexicano precisa de Cálcio em sua dieta ou na água (idealmente, ambos) para tornar suas conchas duras o suficiente para sustentar o corpo. Clique aqui e confira um artigo sobre como adicionar cálcio em um aquário.
Temperamento / Comportamento
O Caracol Turbo Mexicano é muito pacífico, tanto é que se for atacado por qualquer animal dentro do aquário, tudo o que ele fará é se agachar para se esconder dentro de sua concha.
Por mais que seja um animal lento, ainda assim ele cobre uma grande área durante sua busca por comida. Os caracóis mais jovens costumam ser mais ativos do que os velhos.
Embora eles não sejam tímidos, ainda gostam de ter esconderijos disponíveis para se esconder. Na natureza, eles gostam de ficar em buracos e fendas, então apreciarão algum tipo de cobertura dentro do aquário.
De hábitos noturnos, o Caracol Turbo Mexicano começará a pastar assim que as luzes do aquário forem apagadas. No entanto, ele também pode se tornar ativo durante o dia.
Quando caem de cabeça pra baixo, conseguem se endireitar sozinhos. Mas, por conta de suas conchas pesadas, essa pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Portanto, tenha isso em mente e sempre os ajude. Estar de cabeça pra baixo os tornam vulneráveis à predação.
O Caracol Turbo Mexicano passa a maior parte do tempo abaixo da linha d’água. Então, fique tranquilo, o risco de fuga é mínimo.
Compatibilidade
O Caracol Turbo Mexicano é um invertebrado super seguro para aquário com recifes de corais. Ele não vai tentar mordiscá-los!
No entanto, ainda há um problema, o tamanho e força desse animal. A espécie tende a derrubar as coisas ao seu redor. Muitos aquaristas mencionam que seus caracóis simplesmente atravessam os corais.
Nota: Para evitar incidentes, alguns aquaristas aconselham a colar os corais nas rochas.
No geral, o Caracol Turbo Mexicano é considerado pacífico e ficará fora do caminho da maioria dos peixes e invertebrados. Além disso, ele se dá bem com outros caracóis. No entanto, eu recomendo que você evite adicioná-lo ao lado de peixes agressivos devido ao fato de se moverem lentamente.
Dimorfismo Sexual
O Caracol Turbo Mexicano é gonocórico (indivíduos masculinos e femininos separados), mas não pode ser distinguido externamente. Não há dados oficiais sobre quando e em que tamanho ele se torna sexualmente maduro.
Acasalamento / Reprodução
Criar o Caracol Turbo Mexicano em um aquário é relativamente difícil. A fecundação é externa e ocorre durante à noite.
A desova é iniciada pelos machos, e as fêmeas são induzidas em resposta presença do sêmen na água. Geralmente elas desovam por 5 a 10 minutos, com indivíduos liberando “ovos não fertilizados” na coluna d´água.
Embora as fêmeas possam liberar muitos ovos, a taxa de mortalidade é alta e apenas alguns sobrevivem e se tornam adultos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 30 litros para um único Caracol Turbo Mexicano. As taxas de lotação recomendadas variam muito e é fácil confundir-se com informações conflitantes sobre os melhores números a serem adicionados em determinado sistema. Como já mencionei lá em cima, essa espécie de caracol é bastante voraz e pode morrer de fome caso não tenha algas ou bons alimentos disponíveis.
Em relação a decoração, você pode adicionar um substrato de cascalho ou areia. Lembre-se de que, na natureza, esses caracóis geralmente preferem viver em substratos de fundo arenoso entre-marés. Portanto, a areia é o substrato ideal para eles. Além disso, você pode incluir rochas vivas para que eles possam pastar e ajudá-los a se sentirem mais seguros com seus esconderijos.
Sobre a filtragem e a iluminação, o Caracol Turbo Mexicano é bastante flexível. Eu recomendo que você adicione uma luz de LED com base nos tipos de corais que possui dentro do aquário. Sobre o filtro, ele não parece se importar muito com o fluxo de água.
Importante: O Caracol Turbo Mexicano não é um animal muito resistente. Ele é bastante sensível até mesmo a pequenas mudanças nos parâmetros da água. Por isso, antes de colocá-lo no aquário, não se esqueça de aclimatá-lo cuidadosamente. Faça bem devagar. Em geral, 2 a 3 horas serão suficientes!
Referências Bibliográficas
Alf A. & Kreipl K. (2003). A Conchological Iconography: The Family Turbinidae, Subfamily Turbininae, Genus Turbo. Conchbooks, Hackenheim Germany;
Williams, S.T. (2007). Origins and diversification of Indo-West Pacific marine fauna: evolutionary history and biogeography of turban shells (Gastropoda, Turbinidae). Biological Journal of the Linnean Society, 2007, 92, 573–592;
G.W. Tryon (1888), Manual of Conchology X; Academy of Natural Sciences, Philadelphia;