O caramujo Neritina Zebra é uma das nossas criaturas de aquário favoritas. Ele é fácil de cuidar e irá aceitar uma grande variedade de condições de água. Além disso, essa espécie é famosa por se alimentar de algas e, por isso, pode ajudar a manter seu aquário limpo por mais tempo e com um esforço mínimo.
Em relação a aparência, o Neritina Zebra se parece bastante com seus outros companheiros gastrópodes. Na verdade, o que difere esse animal são suas listras pretas em contraste com uma concha amarelada ou alaranjada.
Na natureza, os caramujos Neritina podem ser encontrados tanto em ambientes de água doce quanto de água salgada. As variedades mais comuns são encontradas na costa do Oceano Pacífico e às vezes também no Caribe.
No geral, se você procura por um caramujo fácil de cuidar e que não precisa de muita manutenção, o Neritina Zebra pode ser a escolha perfeita para o seu aquário!
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Neritina Zebra, Birosca, Nerite Snail, Zebra Nerite Snail;
Nome Científico: Neritina (Vitta) zebra (Bruguière, 1792);
Família: Neritidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Venezuela e Brasil);
Comprimento: Até 2,5 cm;
Expectativa de Vida: Até 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 8.5;
Dureza da água: Entre 5 – 20;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Alimentação
O Caramujo Neritina Zebra se alimenta basicamente de algas. Ele ama isso!
Portanto, isso significa que o aquário deve ter uma boa fonte de algas para que eles possam se mover e comer como fariam na natureza. Caso seu aquário possua uma boa fonte de algas, é bem provável que você veja esses animais vagando pelos vidros e mastigando tudo aquilo que encontram pela frente.
No entanto, se você acha que não há crescimento de algas suficiente, pode alimentar esses caramujos com rações para peixes de fundo enriquecidas com spirulina.
Abaixo, confira as principais rações disponíveis para esses caramujos. Caso queira adquiri-las, basta clicar em seus respectivos links:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Poytara Ração Peixes De Fundo 135G Para Peixes | R$ 32,55 | Comprar na Amazon | |
Ração Para Peixes Green Algae Wafers 113G 250ml Tropical Tropical Para Peixes | R$ 117,02 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-11-06 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Pode até parecer um pouco engraçado escrever sobre o comportamento de um caramujo, já que não há muito o que falar sobre isso.
De um modo geral, o Neritina Zebra é um animal bastante pacífico. Na maioria das vezes, você poderá encontrá-lo nadando lentamente pelos vidros e decorações do aquário comendo algas. Além disso, ele não irá incomodar ou mesmo interagir com qualquer outro tipo de vida aquática que você tiver, então não há o que se preocupar com isso.
Uma coisa que você precisa saber sobre o comportamento dos caramujos é que eles às vezes gostam de se enfiar dentro de suas conchas e ficarem lá por um tempo. Isso pode fazer com que você ache que seu caramujo esteja morto, mas não se preocupe!
Esse período de descanso geralmente termina após alguns dias. Mas, caso você note alguma diferença em sua aparência durante essa fase, pode ser que haja algo de errado. É bom ficar de olho!
Compatibilidade
Quando se trata de companheiros de aquário, você deve evitar peixes que possuam bocas grandes e que possam enxergá-los como comida. O Caramujo Neritina Zebra é tão tranquilo, que mesmo que ele fosse agressivo, não seria capaz de atacar nada dentro do seu aquário.
Alguns bons companheiros para esses caramujos incluem, por exemplo:
Evite adicioná-los com kinguios, ciclídeos e lagostins.
O Caramujo Neritina Zebra pode conviver com o peixe Betta?
Essa é uma dúvida bastante comum nos fóruns de aquarismo. Felizmente, o peixe Betta é um bom companheiro para o Neritina Zebra. Você deve ficar apenas de olho nos parâmetros de água!
Dimorfismo Sexual / Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Caramujo Neritina Zebra é um assunto bastante confuso e cheio de desinformação. A grande verdade é que criar esses caramujos é uma tarefa bastante fácil!
A confusão vêm do fato de que muitas pessoas acreditam que os ovos desses caramujos devem ser criados em aquários de água doce, mas suas larvas em ambientes de água salgada. Isso levou a muitos conselhos diferentes na comunidade de aquaristas quando se trata da criação deles.
A forma mais segura de lidar com a criação do Neritina Zebra é transferi-lo lentamente para um ambiente de água salobra antes do início da reprodução. Isso não apenas ajudará a incentivar o processo de reprodução, mas também criará um ambiente habitável para as larvas.
Fora isso, não há muita coisa que você possa fazer para iniciar o processo de acasalamento. Isso pode ser um pouco frustrante para alguns e é por isso que muitos abandonam o processo. Contudo, você precisa apenas ter um pouco de paciência e deixá-los que se reproduzam sozinhos.
Além disso, ao contrário de muitos caramujos, o Neritina Zebra fêmea põe seus ovos e os machos os fertilizam. Eles não exibem nenhum tipo de cuidado parental, e após 12 – 16 dias as larvas devem estar formadas e prontas para seguir suas vidas!
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 30 litros para um caramujo Neritina Zebra. Apesar de ser um animal pequeno, essa espécie produz muitos resíduos, portanto, caso você adicione muitos deles em um ambiente apertado, é bem provável que tenha problema com excesso de carga biológica.
Em relação a decoração, você pode adicionar um substrato arenoso para maximizar o conforto dos caramujos. Esse tipo de substrato permite que eles consigam se locomover com mais facilidade sem se arranharem no fundo. Além disso, você também pode adicionar muitas rochas, plantas e uma luminária potente para incentivar o crescimento de algas.
Referências Bibliográficas
Basis of record Eichhorst T.E. (2016). Neritidae of the world. Volume 2. Harxheim: Conchbooks. Pp. 696-1366. page(s): 1054, pl. 327 [details];
Original description (of Nerita zebra Bruguière, 1792) Bruguière J.G. (1792). Catalogue des coquilles envoyées de Cayenne, à la Société d’histoire naturelle de Paris, par M. Le Blond. Actes de la Société d’Histoire Naturelle de Paris. 1: 126-129., available online at http://biodiversitylibrary.org/page/45494960;
Haynes A. 2005. An evaluation of members of the genera Clithon Montfort, 1810 and Neritina Lamarck 1816 (Gastropoda: Neritidae). Molluscan Research, 25(2): 75-84;