O caramujo da espécie Red Ramshorn (Planorbis corneus) é perfeito para qualquer tipo de aquário. Ele se alimenta de algas e sobras de comida dos outros peixes, e costuma funcionar como um indicador especial de qualidade da água.
Quer um exemplo? Se todos os caramujos estiverem na superfície é um sinal de que há algo errado com a água como, por exemplo, falta de oxigênio. É importante verificar se o aquário está sendo bem oxigenado, caso contrário, você deverá realizar uma troca parcial de água ou corrigir a filtragem adicionando bombinhas de ar ou um filtro mais potente!
O caramujo Red Ramshorn se reproduz com muita facilidade e pode infestar o aquário se houver bastante matéria orgânica disponível para consumo.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Caramujo Red Ramshorn, Ramshorn Snail;
Nome Científico: Planorbis corneus / rubrum (Linnaeus, 1758);
Família: Planorbidae;
Origem da Espécie: Cosmopolita;
Comprimento: Até 2.5 cm;
Expectativa de Vida: 1 – 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.5;
Dureza da Água: Entre 10° – 20° dH;
Temperatura: Devem ser mantidos entre 10°C – 30°C;
Características
Alimentação
O caramujo Red Ramshorn é um animal que se alimenta de resíduos, algas e plantas em decomposição. Mas lembre-se que isso também não irá impedi-lo de se alimentar de peixes e outros animais mortos no aquário.
Embora seja conhecido por comer plantas, ele só irá atacar aquelas que já estejam em processo de decomposição. Na verdade, o animal não é forte o suficiente para comer folhas saudáveis.
Alguns legumes como, por exemplo, abobrinha, fatias de cenoura e verduras, como o alface, podem ser oferecidas ao animal para complementar sua dieta.
Os caramujos não são animais muito exigentes, mas necessitam de boas rações para se desenvolverem. Portanto, pensando nisso, deixarei aqui algumas excelentes rações para esses invertebrados. Clique nos links abaixo para comprá-las:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Red Ramshorn é um animal muito pacífico e nada tímido. Ele irá passar boa parte do tempo andando pelos elementos de decoração do aquário como, por exemplo, plantas, substrato e vidros.
Como já mencionamos no começo do artigo, essa espécie é um bom indicador de qualidade da água. Caso fique o tempo todo na superfície, é um sinal de que a água está com pouca oxigenação ou porque existem picos de amônia ou nitrito.
Compatibilidade
Em relação aos companheiros de aquário, o caramujo Red Ramshorn podem viver com uma variedade enorme de peixes, desde botias até grandes ciclídeos.
Mas, uma das ótimas opções para coexistir com esses caramujos são os camarões.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
Sobre a reprodução, o Red Ramshorn é um animal hermafrodita, ou seja, ele é capaz de realizar autofecundação. Então, irá se reproduzir mesmo que você tenha apenas um espécime no aquário.
Contudo, se a população desses caramujos aumentar de forma alarmante, é sinal de que você está alimentando demais os seus peixes. Portanto, diminua a alimentação deles que a população de caramujos também irá diminuir.
Os ovos desses animais são colocados em grupos de 10 ou 20 entre os enfeites, embaixo das plantas, ou até mesmo nos vidros dos aquário. A incubação dura cerca de 15 dias. Por fim, após a eclosão, os jovens caramujos serão idênticos aos seus pais e completamente independentes.
Configuração do aquário
Não há um tamanho mínimo de aquário recomendado para o Red Ramshorn, pois ele irá prosperar em qualquer tipo de ambiente. No entanto, aquários com menos de 30 litros são mais difíceis de manter os parâmetros estáveis e, consequentemente, de criar peixes.
Referências Bibliográficas
Encyclo Fish. Disponível em: https://www.encyclo-fish.com/EN/fresh-water/invertebrates/planorbidae.php . Acesso em 29 de mar. De 2019.
4 Comentários
Obrigada! Adorei saber esses detalhes sobre o novo membro da família. Ele veio junto com uns camarõezinhos que comprei
Agora ele(a) aparece mais que eles.. kk❤️
Pingback: Como eliminar os caramujos do aquário? - MyAquarium
Pingback: Confira 10 peixes compatíveis com o Lebiste (Guppy) - MyAquarium
Pingback: Quais são os melhores peixes comedores de algas marrons para aquário? - MyAquarium