Nesse artigo, aprenda quais são os cuidados básicos, configuração do aquário, dieta, comportamento e muito mais sobre o Caranguejo vampiro.
O Caranguejo Vampiro é uma das criaturas mais impressionantes que você pode criar em um aquário. Suas cores únicas são algo que você precisa ver para acreditar!
No entanto, caso você queira criar essa espécie, precisará saber algumas coisas sobre seus cuidados. Veja, estes animais possuem um conjunto bastante único de requisitos básicos para que possam prosperar.
Mas não se preocupe, pois nós iremos te ajudar com isso!
Este pequeno guia irá te ajudar a entender um pouco mais sobre o Caranguejo Vampiro. Aqui, você vai conferir quais são os principais cuidados com a espécie, o tipo de aquário que necessitam, o que eles comem e que tipo de comportamento possuem! Então, vamos lá!
Um pequeno resumo da espécie
Se você está procurando um crustáceo de destaque para o seu aquário, não há escolha melhor do que o Caranguejo Vampiro (Geosesarma dennerle). Essas criaturas são incrivelmente misteriosas e possuem uma história um tanto quanto nebulosa.
Acredita-se que eles estejam há muito tempo no aquarismo. O único problema era que ninguém sabia realmente de onde eles vinham! Tudo isso mudou em 2006, quando foram oficialmente “descobertos”.
Veja também:
Cientificamente conhecidos como Geosesarma dennerle, esses caranguejos vêm de pequenas ilhas no Oceano Índico. Eles foram encontrados vivendo em Java, Sulawesi, Riau e Krakatau. No entanto, eles também foram encontrados em toda a Ásia e no Pacífico Ocidental.
Esses animais são únicos, relativamente “novos” no mundo do aquarismo. Portanto, há muita desinformação por aí (principalmente devido à sua natureza semi-terrestre). O caranguejo vampiro possui alguns requisitos exclusivos que você deve seguir rigorosamente se quiser mantê-los saudáveis.
Expectativa de vida
Sabe-se que o Caranguejo Vampiro pode viver por até 2 anos no máximo. Esse período é o mesmo quando mantido em um aquário ou na natureza.
Como seria de se esperar, a vida útil desse animal é determinada por diversos fatores. Um ambiente mal cuidado pode causar doenças e encurtar um pouco sua expectativa de vida.
Aparência
O mais interessante do caranguejo vampiro é, sem dúvida alguma, sua aparência! Seu perfil é semelhante ao de outros pequenos caranguejos. Eles possuem um total de dez patas e duas pinças grandes.
Embora a maioria dos caranguejos possuam garras poderosas que podem causar grandes danos, esse não é o caso do pequeno caranguejo vampiro. Suas garras são muito pequenas e não se abrem muito. Como resultado, você pode manipulá-los sem se preocupar com beliscões. Entretanto, eles ainda podem trazer problemas para outras criaturas no aquário.
Veja também:
Seus corpos são cobertos por um roxo bem escuro. A cor é mais brilhante em suas patas e garras. Em algumas espécies, as garras podem adquirir um tom rosado mais claro.
No topo de suas cabeças, você notará grandes olhos amarelos brilhantes. Acredita-se que esses caranguejos receberam esse nome devido à aparência agourenta que seus olhos e corpos roxos escuro criavam.
Por fim, os machos dessa espécies costumam ser um pouco maiores do que as fêmeas. Além disso, eles possuem garras de cores mais claras.
Qual é o tamanho médio do Caranguejo Vampiro?
O Caranguejo Vampiro pode chegar aos 5 centímetros de largura. Portanto, caso você queira enxergar toda a beleza dessa criatura, precisará chegar bem perto!
Nas fotos, esses animais podem parecer bem grandes, mas realmente são bem pequenos. Então, não fique surpreso quando vê-los ao vivo!
Quais são os cuidados com o Caranguejo Vampiro?
Infelizmente, a falta de informação acabou gerando muitos problemas para os donos desses pequenos animais. Eles não são assim tão difíceis de criar.
O Caranguejo Vampiro é uma espécie bastante resistente, mas você precisa tomar alguns cuidados para que eles fiquem saudáveis!
Veja também:
Você não pode esperar que um caranguejo dessa espécie sobreviva por muitos anos em um ambiente com uma decoração básica e condições de água abaixo do padrão que necessitam. Então, para te ajudar a fazer com que esses animais possam prosperar, te daremos algumas dicas valiosas!
Nota: uma das coisas mais importantes que você deve saber sobre os cuidados com o caranguejo vampiro é que eles precisam ser mantidos em paludários ou aquaterrários.
Tamanho do aquário
O aquário ideal para o Caranguejo Vampiro deve ter no mínimo 40 litros. Um aquário desse tamanho pode comportar meia dúzia desses animais tranquilamente!
Mesmo que você veja vídeos de pessoas criando esses caranguejos em menos de 20 litros, desconsidere, por favor. Mesmo que eles sejam pequenos e não precisem de muito espaço, ainda assim, o espaço extra pode fazer toda a diferença.
Parâmetros da água
Devido aos requisitos exclusivos de configuração do aquário, provavelmente não haverá muita água sobrando para esses animais. Mas, independentemente de quanta água você for usar, ainda é importante manter uma boa qualidade. O caranguejo vampiro requer um ambiente com água doce tropical ligeiramente alcalina e muito quente.
Assim como muitos outros invertebrados, os caranguejos vampiros são sensíveis as mudanças extremas na qualidade da água. Então, você precisará realizar trocas parciais de água de até 40% por mês para manter os níveis de amônia e nitrato sob controle.
Para manter essa espécie saudável, utilize os parâmetros abaixo:
- Temperatura da água: entre 21° e 27°C;
- Nível de pH: 7,5 – 8,0
- Dureza da água: 0 a 10 dKH
Configuração do aquário
A chave para manter o Caranguejo Vampiro saudável é imitar seu habitat natural. Na verdade, isso serve para todas as criaturas que você queira criar em um aquário. No entanto, no caso deles, é extremamente importante!
Como já mencionamos antes, há algo bastante interessante sobre esses caranguejos. Eles não são criaturas puramente aquáticas!
Na verdade, eles são animais considerados semi-terrestres. Por isso, você deve mantê-los em paludários ou aquaterrários. Isso quer dizer que o Caranguejo Vampiro passa a metade de seu tempo em terra. Portanto, você precisará fornecer bastante espaço do tipo para eles.
Veja também:
Muitos donos desses animais recomendam que o aquaterrário tenha mais de 80% de terra em relação à água. Felizmente, é uma boa notícia para aqueles que não querem muita água.
Na natureza, você pode encontrar esses caranguejos vivendo em rios e lagos de florestas densas. Então, você deve prover o maior número de plantas, tanto aquáticas quanto terrestres. A boa notícia aqui também é que eles não se alimentam de plantas vivas, apenas daquelas que já estão mortas!
Nota: Lembre-se de que você precisa fornecer um ambiente bastante úmido e aquecido para esses animais. Então, é imprescindível que você possua um termostato e um umidificador para prover as melhores condições para o caranguejo vampiro.
O nível de umidade dentro do aquaterrário deve ficar na faixa de 75%.
Dieta
O Caranguejo Vampiro não é um comedor exigente. Ele é uma espécie onívora que se alimenta de tudo aquilo que parar na sua frente. Em seu habitat natural, os insetos e plantas em decomposição são suas principais escolhas.
O mesmo pode ser feito em um aquário. Eles se dão bem com alimentos vivos, como vermes, artêmias, larvas, bem como minhocas. No entanto, eles também podem aceitar rações industrializadas. Essas criaturas irão aceitar alimentos em flocos, pellets e muitos outros sem problemas.
Recomendamos fornecer alguns alimentos ricos em cálcio também. Então, nesse caso, você pode fornecer espinafre, ervilhas e brócolis para eles. Esses alimentos ajudam a fortalecer suas carapaças!
Abaixo, listarei uma das melhores rações disponíveis para esses caranguejos. Para comprá-la, basta clicar no link abaixo:
Imagem | Produto | Descrição | Preço |
---|---|---|---|
Tropical Crusta Sticks | Ração enriquecida com cálcio, que estimula a formação e desenvolvimento da carapaça dos crustáceos, assim como também estimula a muda e desova. Embalagem: 58g |
Comprar na Amazon |
Comportamento e temperamento
O Caranguejo Vampiro não possui esse nome por acaso. Eles são animais noturnos e passarão a maior parte do dia escondidos longe da luz. É quando o sol se põe que eles ficam realmente ativos.
Esses caranguejos irão percorrer todo o aquário, ou seja, podem ser vistos tanto na terra quanto na água. Normalmente, eles ficam imóveis por longos períodos, mas não se assuste, eles estão bem!
Você pode se surpreender com a quantidade de vezes que eles irão trocar suas velhas conchas para dar lugar a novas. Isso acontece com bastante frequência durante os primeiros seis meses de vida. Depois disso, a ocorrência é mensal.
É muito importante fornecer esconderijos para esses caranguejos durante a fase de muda. Suas novas carapaças não são tão firmes após o processo. Portanto, eles ficam bem vulneráveis.
Veja também:
Certifique-se também de que eles tenham muitas plantas para que possam se esconder. O substrato arenoso também será bastante útil, pois alguns deles adoram se enterrar durante a muda para ficar fora da vista de predadores.
Por fim, em relação ao temperamento, eles podem mostrar um pouco de agressividade contra outras criaturas. Mas, de um modo geral, eles se dão muito bem com outros caranguejos vampiros. No entanto, eles vão lutar e tentar comer outras espécies ou quaisquer outras coisas que possam invadir seus territórios.
2 Comentários
Alguém vendendo esse caranguejo?!?
Olá. Você sabe onde é possível comprar esse tipo de carangueijo?