O Camarão Arlequim (Hymenocera picta) é um invertebrado maravilhoso pra se ter em um aquário, pois apresentam uma linda coloração e características morfológicas únicas. Eles também são excelentes guardas, pois mantém seus corais protegidos de parasitas (como a estrela do mar Asterina), caçando-as e comendo-as, antes que essas pragas tenham uma chance de causar danos.
Na natureza, o Camarão Arlequim é encontrado em regiões do Indo-Pacífico e do Pacífico Central, No entanto, existem vários relatos dessa espécie na região leste do Pacífico. Esses animais costumam viver em profundidades que variam de 1 ~ 30 metros. Além disso, gostam de viver em pares e em fendas, cavernas e recifes de corais.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Arlequim, Harlequin Shrimp, Painted Shrimp
Nome Científico: Hymenocera picta
Família: Hymenoceridae
Origem da Espécie: Encontrados nas ilhas oceânicas de Galápagos, Gorgona, Malpelo, Perlas, Clipperton, assim como também na zona costeira da Costa Rica.
Comprimento: Até 5 cm
Expectativa de Vida: Até 7 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.0 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 28°C – 32°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado / Difícil;
Alimentação: Muitas pessoas adicionam o Camarão Arlequim no aquário para controle de pragas, principalmente de Asterinas. No entanto, com o tempo, eles podem comer todas elas e ficar sem comida. Então, o que mais você dar para eles?
A resposta é que esse animal se alimenta apenas de estrelas do mar. Todos nós sabemos que, em geral, os camarões se alimentam de uma variedade de alimentos e não apresentam requisitos específicos quanto à alimentação. No entanto, o Camarão Arlequim possui um comportamento alimentar especial e, talvez por isso, seja difícil de criá-lo.
Para alimentá-los, você precisará comprar estrelas do mar para mantê-los bem alimentados. Não se preocupe com o tamanho das estrelas. O Camarão Arlequim é um predador que caça presas grandes.
Essa espécie de camarão pode se alimentar, por exemplo, de Acanthaster, Astropecten, Asteropsis, Archaster, Asterina, Ceramaster, Culcita, Fromia, Linckia e Holoturia.
Veja também:
Temperamento / Comportamento: Esses camarões não são mantidos apenas para afastar pragas, eles são criados pois possuem uma beleza única, o que os tornam uma adição bastante moderna aos aquários de muitas pessoas.
Na maioria das vezes, esses animais são brancos com grandes manchas coloridas (manchas vermelhas ou azuis e roxas) adornando seus corpos, quase dando-lhes uma aparência flourescente. Os camarões Arlequim possuem o formato muito parecido com um louva-a-deus.
Além disso, essa espécie costuma atingir apenas 5 cm de comprimento, o que faz com que se destaquem em aquários pequenos.
Um aspecto importante no cuidado desses animais é estar ciente de seus hábitos de muda. É quando os camarões perdem a casca (exoesqueleto) à medida que crescem. A casca “velha” impede eles que cresçam e se desenvolvam, já que seus exoesqueletos são rígidos. Ou seja, ele precisa ser substituído.
Às vezes, isso pode acabar gerando um pouco de confusão, pois você pode achar que o camarão está morto. Mas não entre em pânico, pode ser apenas uma casca descartada.
Reprodução / Acasalamento: O Camarão Arlequim possui preferência por parceiros individuais, com quem ficam a maior parte do tempo. Assim que o fazem, não se afastam muito uns dos outros. Por mais romântico que possa parecer, é mais uma forma da natureza de manter dois camarões seguros para se reproduzirem mais fácil.
Veja também:
No entanto, isso não quer dizer que a fidelidade ao parceiro seja relacionada à fidelidade sexual. Os machos tentarão copular com todas as fêmeas que aparecerem no aquário. Esta é uma outra forma da natureza sustentar e aumentar a colônia deles. Então, ele garante a fertilização da fêmea toda vez que ela faz troca do exoesqueleto. Em alguns casos, ela permitirá a fertilização de fêmeas solitárias, que por acaso estejam perto do casal.
Por fim, depois de acasalar com outras fêmeas, ele retorna imediatamente à sua fêmea preferida. Espertinho, né?
Tamanho do aquário: Como todo camarão que se preze, eles não toleram níveis elevados de amônia e nitrato. Além disso, você deve ter bastante cuidado com o Cobre.
O aquário deve possuir no mínimo 40 litros para um casal dessa espécie. É importante estar ciente de que os camarões são sensíveis à química da água e qualquer mudança repentina pode ter um impacto bastante negativo sobre eles.
O Camarão Arlequim é um animal que não aprecia fortes correntezas, por isso, evite colocá-los em aquários com filtragens poderosas.
Por fim, essa espécie costuma ser atraída por cavernas, então ornamentos marinhos como crânios de brinquedo, navios piratas são locais ideais para eles. Vê-los saudáveis e explorando todo o ambiente pode ser algo muito gratificante de se observar.
Referências Bibliográficas
Sammy De Grave (2010). “Hymenocera Latreille, 1819″. World Register of Marine Species. Acesso em 06/04/2021.