O Camarão Sexy (Thor amboinensis) desfruta de um nível de popularidade no aquarismo que beira o fanatismo. Eles são uma das espécies de camarão mais estranhas, bonitas e reconhecíveis que você pode manter em um aquário marinho. As combinações de cores espetaculares, funções de limpeza e cuidados simples, os colocam entre uma das espécies ideais para qualquer tipo de aquarista.
Esses camarões são encontrados em recifes de corais em profundidades que variam entre 2 ~ 2,50 metros em todos os oceanos tropicais. Na maioria das vezes, eles são vistos dentro de tentáculos de vários tipos de anêmonas, no entanto, podem ser encontrados andando livremente por cima de corais mortos, pequenas fissuras em rochas e em cascalhos.
O Camarão Sexy possui esse nome por conta de sua cauda levantada e aos curiosos movimentos do corpo ao caminhar, balançando seu abdômen para frente e para trás com elegância exótica. Este comportamento fascinante, assim como suas belas cores, contribuem para sua popularidade no hobby.
Ficha Técnica
Nome: Camarão Sexy, Sexy Shrimp, Sexy Anemone Shrimp, Anemone Shrimp
Nome Científico: Thor amboinensis
Família: Hippolytidae
Origem da Espécie: Atlântico e Indo-Pacífico
Comprimento: Até 2 cm
Expectativa de Vida: Até 3 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 7° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 24°C – 27°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Carnívoro. O Camarão Sexy é fácil de alimentar, já que aceitam uma variedade enorme de alimentos para peixes, camarões ou anêmonas. Nenhuma alimentação direta é necessária, pois eles também se alimentam do limo dos corais no aquário, além de comer organismos aprisionados dentro deles.
Caso seu aquário não possua anêmonas, será necessário um pouco mais de comida. O problema é que muitas vezes os camarões sexy são vistos como simples necrófagos, com a ideia de que podem sobreviver com as sobras de alimentação dos outros peixes. Isso é um grande problema.
Primeiro, se houver restos de comida no aquário, significa que você está alimentando demais os peixes. Portanto, adicionar algo que supostamente limpará não é a solução ideal. Em segundo lugar, eles não devem ser tratados apenas dessa forma. Eles se sairão muito melhor quando alimentados com rações de fundo. Contudo, qualquer alimento granulado, em flocos ou em gel que forneça nutrição funcionará para esses invertebrados. Alimentos ricos em gordura podem acelerar a reprodução.
Temperamento / Comportamento: O Camarão Sexy é bastante interessante em termos de comportamento. Como já mencionamos antes, o “Sexy” do seu nome vem da forma como ele caminha, já que mantém seu abdômen para cima e se balança de um lado para o outro. Por isso, eles parecem que estão dançando o tempo todo.
Veja também:
No geral, essa espécie é muito pacífica e não incomoda nenhum outro animal no aquário. Além disso, eles são muito sociáveis e tendem a formar grandes grupos na natureza. Para se ter uma ideia, esses animais gostam de compartilhar esconderijos, ou seja, não é incomum ver vários deles em um mesmo local. Ainda assim, quando estão em grupos se sentem mais seguros e confiantes.
O Camarão Sexy pode se mover bastante rápido, percorrendo distâncias curtas de 15 – 20 cm em um piscar de olhos.
Reprodução / Acasalamento: Para diferenciar o macho e a fêmea dessa espécie é muito fácil, pois as fêmeas costumam ser bem maiores e possuem o abdômen mais largo em comparação com os machos.
Esses camarões são hermafroditas protândricos, ou seja, nascem e crescem como machos, mas quando atingem cerca de 18 mm se tornam fêmeas. Eles podem produzir entre 100 – 300 ovos em cada desova. O tamanho da ninhada aumenta dependendo do tamanho da fêmea.
As larvas eclodem em 14 – 20 dias após a fertilização. Contudo, à medida que se desenvolvem, os ovos progridem de cor amarela para a transparente.
Tamanho do aquário: Manter o Camarão Sexy em um aquário não é uma tarefa muito difícil, uma vez que eles não possuem requisitos especiais em relação a qualidade da água. No entanto, o aquário precisa ter no mínimo 20 litros para um pequeno grupo deles.
Na parte da decoração, o aquário precisa ter muitos esconderijos para que eles possam se esconder. Caso se sintam confortáveis, esses camarões irão deliciá-lo com seu comportamento divertido e bastante aventureiro.
Referências Bibliográficas
Sammy De Grave, Charles Fransen & Michael Türkay (2013). “Thor amboinensis (De Man, 1888)“. WoRMS. World Register of Marine Species. Acesso em 06/04/2021.