O Caranguejo Esmeralda (Mithrax sculptus) é um dos invertebrados mais comuns utilizados para compor a equipe de limpeza de muitos aquários marinhos. A espécie é bastante popular porque ajuda a manter o aquário limpo e adora se alimentar de algas valonias.
Na natureza, o Caranguejo Esmeralda é encontrado no Mar do Caribe e Golfo do México. Seu alcance se estende das Bahamas e do sul da Flórida até a região norte do Brasil em profundidades que podem atingir os 54 metros. A espécie costuma viver em recifes de corais.
O Caranguejo Esmeralda, como o próprio nome já diz, possui tons de verde bem brilhantes. Seu corpo plano e compacto têm patas bem peludas. O corpo desse animal é quase plano, permitindo que ele caiba em espaços bem apertados. No final de suas patas, eles possuem pontos de fixação bem fortes, fazendo com que eles consigam ficar fixados em um lugar mesmo em correntes de água mais fortes.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades dessa espécie.
Ficha Técnica
Nome: Caranguejo Esmeralda, Caranguejo Verde, Emerald Crab, Mithrax Crab;
Nome Científico: Mithrax sculptus (Lamarck, 1818);
Família: Majidae;
Origem da Espécie: Mar do Caribe e Golfo do México;
Comprimento: Até 5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 2 e 4 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 21°C – 27°C;
Características
Alimentação
Uma das melhores coisas sobre o Caranguejo Esmeralda é que ele não é um comedor exigente. Embora seja frequentemente vendido como herbívoro, ele é na verdade onívoro e requer muito pouco cuidado, quando se trata de padrões de alimentação.
Basicamente, eles vão comer qualquer coisa que tiver no aquário. Isso pode incluir sobras de alimentos de outros peixes ou algas que crescem naturalmente.
No entanto, é errado pensar que eles não precisam de uma dieta específica porque são necrófagos. Embora tenham garras modificadas para se alimentar de todos os tipos de algas, eles devem ter uma dieta equilibrada para se manterem saudáveis.
Na verdade, se o Caranguejo Esmeralda não receber uma dieta equilibrada, ele pode começar a se alimentar dos corais do seu aquário. Junto com isso, pode também começar a atacar peixes menores, camarões ou qualquer coisa que cruzar o seu caminho.
Você pode fornecer alimentos congelados como, por exemplo, camarões mysis e também legumes e frutas, além de rações de fundo para invertebrados.
Temperamento / Comportamento
Tanto na natureza quanto em cativeiro, o Caranguejo Esmeralda possui comportamento noturno, por isso é importante que o aquário possua muitas rochas para criar esconderijos. Isso permitirá que o caranguejo procure conforto nos cantos escuros e nas fendas.
Uma vez adaptados ao aquário, eles podem mudar ligeiramente seu comportamento noite / dia. Eles sairão durante o dia e você os verá com muito mais frequência.
Em um aquário, o Caranguejo Esmeralda irá se concentrar em limpar as algas, principalmente as algas bolha. Ao contrário de alguns peixes que se alimentam de algas, esses caranguejos podem rastejar por espaços apertados e eliminar todas elas em pouco tempo. Eles serão excelentes para compor a equipe de limpeza do seu aquário.
O Caranguejo Esmeralda pode ser agressivo uns com os outros. Portanto, se você tiver um aquário pequeno, será melhor ter apenas um único exemplar ou um casal.
Processo de Muda
Como todos os crustáceos, eles precisam “mudar” para crescer. Com o tempo, à medida que superam o tamanho da casca existente (exoesqueleto), começam a se desprender dela. Este processo é chamado de muda.
Uma vez que a casca externa é deixada para trás, é comum pensar que o caranguejo esteja morto, mas não está. Durante este período de tempo, ele se esconderá nas rochas ou nas fendas até que uma nova concha substitua a antiga e fique dura (mineralizada).
Nota: Não jogue fora as conchas antigas. Elas contém muitos minerais e os caranguejos irão comê-las com prazer depois de algum tempo. Como todos os caramujos, camarões e lagostins, os caranguejos também requerem cálcio para o seu exoesqueleto.
Veja também:
Contudo, a frequência de muda, crescimento e sobrevivência, dos crustáceos dependem da dieta, temperatura e qualidade da água.
Compatibilidade
O Caranguejo Esmeralda, assim como a maioria dos caranguejos, é um animal oportunista. Suas tendências herbívoras ou carnívoras dependem da disponibilidade de alimentos. Portanto, se eles têm acesso a alimentos fáceis e mais nutritivos, podem escolhê-los ao invés dos corais do aquário.
Então, será que eles são bons para aquários com recifes de corais? Eu ficaria de olho neles! Além disso, escolha fêmeas, pois elas são menores e menos agressivas.
O Caranguejo Esmeralda pode ser mantido com peixes pequenos, não agressivos e que habitam outras áreas do aquário. Evite mantê-lo com peixes de fundo, pois ele pode acabar ferindo-os com suas garras.
Junto disso, ter muitos peixes grandes pode colocar o caranguejo em risco. Os peixes grandes geralmente os consideram presas, por isso, certifique-se de escolher apenas espécies mais pacíficas e que não sejam propensas a atacá-los.
Reprodução / Acasalamento
Infelizmente, não há muitas informações sobre a reprodução dessa espécie em cativeiro. Mesmo depois de muitos anos, ainda assim aquaristas experientes não tiverem sucesso na criação desses animais.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um único exemplar dessa espécie.
Esses caranguejos requerem apenas um aquário estabilizado com muitas rochas vivas e recifes para que possam se esconder e procurar por algas. Eles são muito fáceis de cuidar e pouco exigentes.
Por fim, não se esqueça de aclimatá-los antes de colocá-los no aquário. Se você não tomar cuidado ao fazer isso, poderá correr o risco de seus caranguejos morrerem por causa do choque com a água.
Referências Bibliográficas
Calfo, Anthony & Fenner, Robert (2003). Reef Invertebrates – An Essential Guide to Selection, Care and Compatibility.
Kurtz, Jeffrey (2005), TFH Publications. The Simple Guide to Mini-Reef Aquariums – Modern Reefkeeping Practices, Coral Compatability.
Advances in Breeding and Rearing Marine Ornamentals. Journal of the World Aquaculture Society42(2):135-166. April 2011.
Evolutionary transformations of the reproductive system in Eubrachyura (Crustacea: Decapoda). Kienbaum, Katja. Dissertation. 2019.
A rearing system for the culture of ornamental decapod crustacean larvae. Aquaculture. Volume 218, 27 March 2003, Pages 329-339.