O Ouriço-do-mar Azul (Mespilia globulus) é uma criaturinha bastante interessante para se ter em um aquário marinho. A espécie, considerada bastante fácil de cuidar, desempenha um papel muito interessante, consumindo boa parte das algas filamentosas presentes em seu ambiente.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ouriço-do-mar Azul. Aprenda como alimentá-lo, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ouriço-do-mar Azul
Nome: Ouriço-do-mar Azul, Tuxedo Urchin, Pincushion Urchin, Globe Urchin, Sphere Urchin, Blue Tuxedo Urchin, Crown Urchin, Royal Urchin, Ball Urchin e Decorator Urchin;
Nome Científico: Mespilia globulus (Linnaeus, 1758);
Família: Temnopleuridae;
Origem da Espécie: Oceano Indo-Pacífico e Oceano Índico;
Diâmetro: Até 5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 1 e 2 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ouriço-do-mar Azul foi descrito pela primeira vez por Linnaeus em 1758.
A espécie habita principalmente recifes de águas rasas e locais repletos de algas marinhas, geralmente em profundidades que variam entre 0 e 200 metros. Além disso, ocorre principalmente nas águas tropicais rasas do Indo-Pacífico e Oceano Índico, bem como na costa sudoeste do Pacífico Ocidental e no Japão.
O Ouriço-do-mar Azul também pode ser encontrado na maioria dos ambientes tropicais próximos ao equador, especialmente em recifes de coral. No entanto, durante os períodos de reprodução, ele costuma ficar mais próximo da costa, algo que não acontece durante as outras épocas do ano.
Aparência
O Ouriço-do-mar Azul pode atingir até 5 centímetros de diâmetro. Ele é um animal extremamente bonito, com faixas azuladas largas e aveludadas, além de fileiras de espinhos curtos de coloração avermelhada.
As zonas verticais largas e aveludadas azuis não são cobertas por espinhos, e se distinguem devido aos seus tons vibrantes de azul.
O Ouriço-do-mar Azul utiliza sua boca cheia de dentes para raspar algas em superfícies como, por exemplo, rochas vivas e corais.
Alimentação
Onívoro. As algas são a principal fonte de alimento do Ouriço-do-mar Azul. Por isso, é importante ter um aquário estabilizado com um suprimento constante de algas filamentosas para ele se alimentar.
A espécie também se alimenta de detritos, bem como de macroalgas – Chaetomorpha e Coralline em ambientes de recifes de corais. Então, tenha isso em mente se você for daqueles aquaristas que está tentando promover o crescimento de algas coralinas.
Embora seja um grande necrófago e um excelente membro para a equipe de limpeza, você precisa ter certeza de que esses alimentos não sejam sua única fonte disponível. Se não houver um suprimento abundante de algas em seu aquário para a nutrição do Ouriço-do-mar Azul, faça bem ao suplementá-lo com:
- Nori;
- Fatias finas de cenoura;
- Spirulina;
Tente se esforçar para manter esses alimentos longe dos outros peixes e criaturas do aquário, caso contrário, eles os consumirão antes do Ouriço-do-mar Azul chegar perto.
Uma excelente forma de minimizar essa concorrência é através da alimentação pontual – segure o alimento bem embaixo do ouriço até que ele suba em cima dele. Outra opção é alimentá-lo durante à noite, assim terá menos competição.
Temperamento / Comportamento
O Ouriço-do-mar Azul é, sem dúvida alguma, uma espécie pacífica e ideal para aquários com recifes de coral. Apesar de seus inúmeros espinhos, ele não demonstra sinais de agressividade.
Além disso, estes incríveis ouriços exibem comportamento noturno. Eles são menos ativos durante o dia, muitas vezes ficam deitados nas superfícies das rochas ou em fendas. Então, à noite, emergem de seus esconderijos para vasculhar ou pastar algas no aquário.
Algo bastante engraçado sobre esses invertebrados é que eles possuem o hábito de colocar itens do aquário na cabeça para servir de camuflagem. Então, qualquer coisa leve e engraçada que você puder adicionar e que seja segura para deixar dentro do aquário, poderá servir como um lindo chapéu para esse ouriço.
Compatibilidade
O Ouriço-do-mar Azul geralmente anda sozinho no aquário, mas vários deles podem viver juntos sem maiores problemas.
Em relação aos companheiros de aquário, você pode misturá-los com uma variedade de peixes incluindo, por exemplo:
A espécie não é apenas muito bonita e fácil de cuidar, mas também desempenha um papel muito importante dentro do aquário, consumindo principalmente algas filamentosas. Além disso, esse ouriço é totalmente seguro para aquário com recifes de corais.
Dimorfismo Sexual / Acasalamento / Reprodução
Como todos os ouriços-do-mar, o Ouriço-do-mar Azul é gonocórico, ou seja, possui o sexo masculino e feminino.
A época de reprodução ocorre entre julho a setembro nos oceanos Pacífico e Índico. A fertilização geralmente é externa e a incubação também é comum, onde os ovos são mantidos no peristômio ou nas concavidades do petaloide.
Nuvens de esperma e óvulos são liberados pelos organismos e a fertilização ocorre na coluna d’água.
Acredita-se que a acidificação dos oceanos ameace o atual processo de reprodução dos ouriços-do-mar.
Configuração do aquário
O Ouriço-do-mar Azul é um animal relativamente pequeno, precisando de um aquário com no mínimo 40 litros. No entanto, eu recomendo que você adicione-o em um ambiente com cerca de 100 litros. Esse tamanho é mais do que suficiente para que ele tenha espaço para raspar e pastar algas.
Por ser um animal noturno, o Ouriço-do-mar Azul não possui requisitos específicos em relação a iluminação, embora ela deva ser adaptada de acordo com os tipos de corais e algas que planeja criar dentro do aquário.
Em relação a decoração, você pode adicionar muitas rochas vivas e decorações para esses invertebrados. Como já mencionei sobre o comportamento, é interessante ter muitos itens aleatórios espalhados, como conchas e quaisquer outros tipos de decorações leves, pois eles adoram colocá-los em sua cabeça.
O Ouriço-do-mar Azul ficará estressado caso não haja decorações em seu aquário. Estar coberto de coisas é uma boa indicação de que é um ouriço saudável!
Referências Bibliográficas
“WoRMS – World Register of Marine Species – Mespilia globulus (Linnaeus, 1758)”. www.marinespecies.org. Acesso em 29/05/2023;
Kobayashi, Naomasa (1967-01-25). “Spawning Periodicity of Sea Urchins at Seto -I. Mespilia Globulus-“. Publications of the Seto Marine Biological Laboratory. 14 (5): 403–414. doi:10.5134/175449. ISSN 0037-2870;
“Mespilia globulus (Oursin grimpeur)”. AquaPortail. Acesso em 29/05/2023;