Conheça a obra do Francês Louis Renard e as incríveis ilustrações do livro impresso mais antigo sobre a vida marinha.
A ciência moderna e a publicação de livros no início do século XVIII ainda estava engatinhando, e métodos científicos muito se misturavam com fantasia, folclore e imaginação na hora de publicar artigos sobre determinados temas.
Por isso a obra do francês Louis Renard se destaca entre tantas outras – principalmente de seu livro “Fish, crayfish, and crabs… found around the Maluk Isles, and on the coasts of the Southern Lands” (Peixe, Lagostim e caranguejos… encontrados ao redor das Ilhas Maluk e na costa das terras ao sul, em tradução livre), publicado em 1719 e reconhecido como o primeiro livro com ilustrações coloridas sobre a vida marinha.
A obra do francês é vista hoje apenas como uma peça de quase ficção. No entanto, lá atrás é provável que fosse vista como registro científico. Os animais retratados no livro seriam da região da Índia e de outras partes do oriente, em uma época em que poucos se sabia a cerca da biodiversidade marinha da região.
Não por acaso, muitos peixes tiveram certas anatomias respeitadas e o livro possui um incrível registro de uma época. Entretanto, durante a criação da obra houve muitas liberdades artísticas. Por exemplo, Renard pintou os peixes sem jamais ter viajado até a região, quanto mais mergulhado nos mares do oriente.
Formatos diferentes
Para se ter uma ideia da liberdade tomada pelo artista estão peixes com boca em formato de funil. Alguns outros com cores psicodélicas na escamas, e até mesmo uma sereia ilustrada em uma das páginas.
A obra possui 460 desenhos de outros artistas que foram copiados pelo autor para ilustrar o livro. Além disso, o livro possui três edições, com somente 16 cópias ainda existentes no mundo da primeira edição. A segunda edição possui 34 cópias e a terceira apenas 6, sendo publicada apenas em 1782.
Contudo, para alegria de todos, a Biodiversity Heritage Library disponibiliza o livro para ser visto na íntegra em seu incrível acerto digital – que pode ser acessado através desse link. Que você tenha uma excelente viagem no tempo, à imaginação, e ao fundo do mar.
O que você achou das incríveis ilustrações do livro impresso mais antigo do mundo sobre a vida marinha? Deixe sua opinião nos comentários!