Vídeo de mergulhador português, mostra um incrível mergulho com o maior e mais pesado peixe ósseo do mundo, o famoso peixe-lua!
O peixe-lua é o maior e mais pesado peixe ósseo do mundo, podendo chegar aos 6 metros de comprimento. Mas por trás desse jeitão esquisito, existe um animal manso. Embora possa pesar até duas toneladas e meça mais de três metros, esse “pequeno” peixinho nasce com cerca de 0.25 centímetros.
Veja também:
O nome esquisito para ele vem da palavra latina mó (pedra de moer dos moinhos). O termo “lua” é graças à sua cor cinza, textura rugosa e corpo arredondado. No entanto, seu nome em inglês, “sunfish”, deve-se ao costume do peixe “tomar banhos de sol”, próximo à superfície. Já os alemães o chamam de “Schwimmender Kopf”, que significa “cabeça nadadora”.
Onde pode ser encontrado?
Esses animais vivem no Oceano Índico, Pacífico e Atlântico. No Brasil, a espécie costuma habitar todo o litoral. Além disso, costumam viver em profundidades que chegam a até 600 metros. Por isso, suporta temperaturas bem baixas.
A fêmea do peixe-lua pode produzir até 300 milhões de ovos de uma única vez. É a maior quantidade registrada em um vertebrado. Quando pequenos, eles parecem com um baiacu e depois vão se transformando.
Como é o comportamento de um peixe-lua?
De comportamento dócil, o peixe-lua só constitui perigo quando resolve saltar sobre botes, o que, de fato, não é tão incomum. Aparentemente, eles gostam de saltar e bater o corpo na superfície da água, talvez para se livrar de parasitas.
Veja também:
O comportamento de nadar perto da superfície com uma barbatana para fora da água já fez com que fossem confundidos com tubarões.
Acompanhe no vídeo abaixo, o mergulhador português Miguel Pereira junto a um incrível peixe-lua: