As baleias-brancas Little Grey e Little White ganharam a liberdade após passarem 12 anos presas em um aquário na China.
Duas baleias-brancas, também conhecidas por belugas, finalmente ganharam sua liberdade. Isso ocorreu após viverem por mais de 12 anos em um aquário na China. Little Grey e Little White, são as mais novas moradores do primeiro santuário de mar aberto do mundo, que fica na Islândia.
Para transportá-las, no entanto, foi quase uma missão impossível. Cada uma delas foi levada ao santuário com a ajuda de guindastes feito especialmente para elas – com proteções acolchoadas que abraçam a mais de uma tonelada de peso dos animais.
Veja também:
“Little White e Little Grey são as primeiras, mas certamente não serão as últimas belugas que esperamos ter aqui em Klettsvik”, disse à agência Reuters, Audrey Padgett, responsável pelo santuário marinho.
As baleias-brancas vieram da China no ano passado. No entanto, antes de irem para o mar, tiveram que passar algum tempo sob o acompanhamento de especialistas. Nadando em piscinas naturais, elas se adaptarão a nova vida.
As duas baleias tiverem que ganhar peso e engrossar suas capas de gordura. Esse processo de aclimatação serviu para ajudá-las a se proteger das águas frias do oceano ártico. Além disso, elas aprenderam a reconhecer as diferentes flora e fauna do novo lar.
Veja também:
“Podemos abrigar mais oito baleias-brancas aqui, então essas meninas são as embaixadoras deste projeto”, disse Padgett, da Sea Life Trust, sediada no Reino Unido.
Mas o processo ainda não acabou. Uma vez que as duas passarão por um processo de adaptação em uma piscina natural na Baía de Klettsvik, onde fica o santuário, perto da ilha Heimaey. O local, destinado às baleias-brancas, mede aproximadamente 32 mil metros quadrados e possui uma profundidade de até 10 metros.
*Fonte: G1