Nesse artigo, listaremos algumas curiosidades bastante interessantes sobre as famosas tartarugas marinhas.
Muitas pessoas já tiveram o prazer de ver uma tartaruga marinha de perto, seja em um aquário público ou até mesmo nas costas de muitas praias. Nós sabemos que elas possuem enormes conchas para protegê-las e, além disso, podem prender a respiração por muitas horas e viver tanto quanto um ser humano ou até mais. Mas existem outras curiosidades bem interessantes sobre as tartarugas marinhas que você talvez nunca tenha ouvido falar antes.
Nesse artigo, iremos aprender alguns dos fatos mais incomuns sobre esses interessantes animais para que você possa impressionar seus amigos e familiares. Aproveite!
As tartarugas costumam incubar seus ovos na areia
Você já viu alguma tartaruga fêmea botar seus ovos na areia? Se ainda não viu, saiba que é algo bastante incrível de se apreciar. Elas usam suas enormes nadadeiras para cavar buracos nas areias das praias, mas acabam meio que “chorando de dor” para se livrar do excesso de sal em seus corpos. Após colocar cerca de 110 ovos e cobri-los de volta com a areia, as fêmeas voltam para o oceano.
Veja também:
Durante os próximos meses, a temperatura de incubação será determinada pela areia que envolve esses ovos. Caso a temperatura fique acima dos 31 graus Celsius, os filhotes serão fêmeas. No entanto, se a areia estiver mais fria do que 27 graus Celsius, os filhotes serão machos.
Quando nascem, os filhotes irão se arrastar diretamente para o mar, usando o brilho do horizonte e o reflexo do luar nas ondas para guiá-los.
Como é chamado o coletivo / grupo de tartarugas?
Podemos chamar de constelação um grupo de estrelas-do-mar e de cardume um grupo de peixes, por exemplo. Mas e quando nós temos um grupo de tartarugas? Bom, fazendo algumas pesquisas descobri que um grupo de tartarugas marinhas pode ser chamado de “bando”.
Não é muito fácil encontrar a definição de coletivo para esses animais, pois costumam nadar quase sempre sozinhos nos oceanos. Entretanto, há algumas espécies que costumam ser vistas em grandes “bandos” quando chegam à costa para desovar.
Como é a garganta de uma tartaruga?
As tartarugas possuem vários espinhos longos e afiados em suas gargantas, conhecidos como papilas. Pode até parecer estranho para uma criatura tão bela e gentil, mas esse mecanismo dá as tartarugas algumas vantagens bem interessantes.
Os espinhos dão à tartaruga marinha uma grande vantagem na hora de comer, já que dificulta a fuga de presas escorregadias e também atua como um filtro para elas.
Veja também:
Quando as tartarugas consomem o alimento, elas engolem uma grande quantidade de água salgada, geralmente vomitando essa água após a refeição. Os espinhos, no entanto, permitem que a água seja expelida, ao mesmo tempo que funciona como uma barreira para os alimentos que já foram consumidos. Uma adaptação fantástica, não é mesmo? Mas, infelizmente, isso também causa muitos problemas, pois há cada três tartarugas, uma possui plástico em seu estômago.
Você gostou dessas curiosidades sobre as tartarugas marinhas? Já conhecia ou possui alguma outra interessante para nos contar? Deixe aqui nos comentários!