A estrela do mar da espécie Pycnopodia helianthoides foi atingida por um declínio populacional “devastador” que ameaça a biodiversidade marinha.
A Sunflower sea star (Pycnopodia helianthoides), espécie que habita ao longo da costa do Pacífico dos EUA foi atingida pelo pior surto de doença já visto em animais marinhos selvagens.
Segundo esse novo estudo, acabou levando a quase sua total dizimação, segundo os cientistas.
No entanto, a doença das estrelas do mar causou um declínio “devastador” na espécie.
Ela é considerada importante porque se alimenta de ouriços-do-mar, que necessitam ter sua população controladas, pois podem roer/destruir áreas conhecidas como florestas de kelp.
Pesquisadores identificaram que o aquecimento das temperaturas, de fato, aumentaram as mortes das P.helianthoides.
A extensão da morte pode ser compreendida em um trecho de mais ou menos 3000km da costa da Califórnia à Colúmbia Britânica.
Usando dados de mergulhadores e redes de arrasto oceânicas, eles encontraram declínios de até 100% em algumas áreas, e disseram temer que a espécie não se recupere.
Veja também:
Seu desaparecimento quase total entre 2013 e 2017 já foi associado a um aumento na população de ouriços-do-mar e redução de algas.
No entanto, isso acabou ameaçando a biodiversidade, de acordo com o estudo publicado na Science Advances.
No artigo, os cientistas acrescentam:
“O pico de declínio da espécie nas águas próximas à costa, coincidiu com temperaturas anomalamente quentes da superfície da água”.
Temperaturas cada vez mais elevadas ou anômalas influenciam a prevalência, e consequentemente, a gravidade das doenças infecciosas marinhas.
Enquanto estudos experimentais e de campo apoiam que a temperatura possui um importante papel na morbidade de indivíduos que possuem a doença que afeta as estrelas do mar”.
Os animais afetados pela doença, que antes se pensava que fosse causada por um densovírus, desenvolvem lesões brancas na pele antes dos seus braços caírem e morrerem.
Pesquisadores quantificaram o colapso da P-helianthoides usando dados que vão de 2004 a 2017.
As Sunflower sea star podem atingir até um metro de largura e possuir 24 braços.