Em New South Wales, Austrália, um drone registrou um encontro muito próximo entre um tubarão e um surfista. Incrível!
Imagina só um drone registrar um encontro seu com um tubarão enquanto surfa nos mares da Austrália. Foi isso que aconteceu com Matt Wilkinson, surfista profissional australiano.
Um drone registrou um encontro entre o surfista e o tubarão-branco na costa de New South Wales, Austrália. “Eu estava surfando na praia de Sharpes e remando sozinho e ouvi um barulho na água, olhei em volta e não consegui ver nada”, disse Matt, em um comunicado. “Então o drone desceu e me avisou para voltar para a areia, pois havia um tubarão perigoso na área”.
Veja também:
O surfista e o tubarão pareciam assustados pelo contato um com o outro – embora, no caso do surfista, o choque tenha ocorrido depois que ele nadou até a praia e viu a filmagem do drone. Caso contrário, ele nunca saberia que um tubarão de 1,5 metros havia chegado a centímetros de suas pernas.
O drone em questão é operado pela Surf Life Saving NSW, ou seja, uma organização que monitora 34 praias populares em New South Wales para alertar surfistas e nadadores sobre a presença de grandes tubarões. O programa faz parte da Estratégia de Gerenciamento de Tubarões do Governo de NSW de US$ 8 milhões. Além disso, o objetivo principal é evitar ataques de tubarões tirando as pessoas da água quando eles estão presentes. Quando um tubarão é avistado, os drones transmitem uma mensagem pré-gravada alertando os banhistas para irem para a costa.
Veja também:
No vídeo do drone, o tubarão nada em direção a Wilkinson, aparentemente curioso. Enquanto rema com a prancha, o tubarão se aproxima por trás, então parece focalizar a cordinha (slash) da prancha. De repente, ele foge e sai de vista.
“Tenho surfado com tubarões minha vida inteira e entendo que eles estão lá e sei o suficiente sobre eles para saber que não têm muito interesse em humanos. Estou feliz que hoje o tubarão tenha reconsiderado em me atacar no último segundo”, completa Wilkinson.