Um esqueleto de uma baleia com cerca de 3.000 a 5.000 anos foi encontrado em Samut Sakhon, a oeste de Bangkok, a cerca de 12 quilômetros da costa. Os ossos passarão pelo processo de datação com carbono para determinar a idade com mais precisão do animal.
De acordo com o ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Varawut Silpa-archa, os ossos da baleia se parecem com o da espécie baleia-de-bryde. Cerca de 50 baleias vivem na parte superior do Golfo da Tailândia, perto da costa de Samut Sakhon.

“Os mares ao redor da Tailândia possuem vida abundante há milhares de anos, como mostram esses fósseis”.
Veja também:
O esqueleto da baleia encontrado que está parcialmente fossilizado, possui cerca de 12 metros de comprimento e um crânio de 3 metros. Os arqueólogos escavaram 19 vértebras com 5 costelas cada, juntamente com uma omoplata e nadadeiras. Eles estimam que outros 20% do esqueleto precisam ser escavados.

O ministro ainda acrescentou que é dever da atual geração de tailandeses preservar o antigo equilíbrio e a sustentabilidade desse ecossistema marinho ricamente fértil.
Esse fóssil ajudará na pesquisa sobre a evolução das baleias e a biodiversidade da vida marinha desde a antiguidade até os tempos modernos.
Matéria original publicada em Nation Thailand.