Golfinhos e baleias sofrem danos cerebrais quando mantidos em cativeiro, venha entender o motivo pelo qual isso ocorre com esses animais!
Se a gente for analisar, danos cerebrais não acontecem apenas quando alguém leva uma pancada na cabeça, certo? Pesquisas mostram cada vez mais os efeitos danosos que o cativeiro tem sobre os animais. Animais de grande porte, por exemplo, baleias e golfinhos têm seus cérebros e comportamentos afetados devido ao cativeiro.
Veja também:
A Dra. Lori Marino, presidente do Projeto Santuário de Baleias, escreve sobre as maneiras como o cativeiro pode causar mudanças físicas nas estruturas cerebrais, que podem alterar a saúde e o modo como os animais se comportam. Como resultado, o córtex cerebral, associado a funções como cognição, memória e planejamento, pode ficar mais fino em cativeiro. Minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares, que levam sangue ao cérebro, podem encolher, assim como os neurônios.
Algumas dessas mudanças podem ser resultado de cercas que não permitem exercícios suficientes, uma vez que nadar bastante pode aumentar o fluxo de oxigênio no cérebro e aumentar as habilidades cognitivas. Mas locais que causam tédio por falta de estímulos, também podem causar efeitos semelhantes.
A Dra. ainda continua explicando como a remoção crônica da escolha – que é a característica definidora de um cativeiro, não importa o tamanho dele – pode levar ao desamparo, que por sua vez afeta as áreas do cérebro responsáveis pelo processamento das emoções e da memória. Comportamentos estranhos, por exemplo, roer barras e grades que podem danificar ou quebrar dentes, muito visto em orcas, é o resultado de um desequilíbrio entre os seus neurotransmissores.
Veja também:
Na verdade, muitas pessoas ainda apoiam o cativeiro, pagando para nadar com golfinhos ou vê-los saltar através de aros. O problema não é apenas a falta de informação sobre o que o cativeiro pode fazer ao cérebro – mas também decorre da falta de empatia. Muitas pessoas não tentam imaginar como seria passar a vida toda dentro deu um pequeno espaço, sem poder fazer escolhas significativas sobre suas próprias vidas. Infelizmente, golfinhos e baleias sofrem danos cerebrais quando mantidos em cativeiro, mas quase ninguém enxerga isso.
Matéria original publicada em Idausa.org.