Você já imaginou encontrar uma das criaturas mais venenosas do mundo vivendo em seu aquário? Conheça essa história curiosa!
Wesley Trevors, de 32 anos, levou um susto quando viu um caracol da espécie Conus geographus em seu aquário.
A espécie, conhecida como caracol-cone, mata peixes, invertebrados e até mesmo pessoas acidentalmente. Em síntese, sabe-se que esses animais já mataram cerca de 30 pessoas ao redor do mundo.
E, pra piorar, Trevors disse que zoológicos e centros de vida e proteção marinha se recusaram a retirá-lo da casa em que ele divide com a esposa e seu filho de seis anos.
“O caracol, também chamado de caracol “cigarette”, possui esse nome, porque você terá tempo suficiente para fumar um cigarro antes de morrer”, relata Trevors, depois de pesquisar sobre a espécie.
Ironicamente, o veneno complexo deste pequeno molusco possui enormes possibilidades de medicamentos analgésicos.
Veja também:
Além disso, o caracol pode chegar até 15 cm de comprimento. Seu veneno tem poder de paralisar um peixe instantaneamente. No entanto, o veneno precisa agir rápido, porque o caracol se move devagar, e um veneno de ação lenta, permitiria que sua presa escapasse.
No vídeo abaixo, é possível ver o ataque do caracol-cone. O peixe já está praticamente paralisado por causa do veneno:
Segundo Trevors, seu filho adora a Disney, então colocou um peixe-palhaço no seu aquário marinho.
“Eu vi uma pequena concha no aquário que, a princípio, não reconheci. Tirei uma foto e enviei para um fórum dedicado a vida marinha, lá me disseram que se tratava de um caracol-cone.”
Como resultado, depois que a matéria foi divulgada no jornal The Sun, manipuladores de animais especializados finalmente transferiram o jovem caracol para o London Sea Life Centre.
Veja também:
“A última coisa que eu coloquei no aquário foi um camarão. Então talvez estivesse escondido em algum lugar nele”, disse Trevors.
Em resumo, é possível encontrar os caracóis-cone em mares tropicais. Alguns deles se adaptaram a águas amenas, como o Mediterrâneo. Além disso, eles picam disparando um dente longo e hipodérmico em forma de agulha.
*Matéria original publicada em The Sun.