Em sua última refeição, a criatura pré-histórica chamada de Ictiossauro morreu após devorar outro animal com quase seu próprio tamanho.
A criatura parecida com um golfinho tinha cerca de 5 metros. No entanto, em sua barriga foram encontrados os restos de um animal semelhante a um lagarto. O animal chamado talattossauro, tinha quase o mesmo tamanho: 4 metros.
Esta é a presa mais antiga conhecida de um réptil marinho da era dos dinossauros. Além disso, essa pode ser a evidência direta mais antiga de um réptil marinho comendo um animal maior do que um ser humano, segundo um estudo publicado em 20 de agosto na IScience.
Na verdade, a criatura pode ter morrido após engolir sua refeição tão farta.
Veja também:
Entretanto, os dentes da criatura pré-histórica sugere que ele se alimentava de presas menores e moles, como peixes e lulas. “Agora, evidências apontam que esses dentes podem ter sido usados para comer algo bem maior”, disse Ryosuke Motani, paleobiólogo da Universidade da Califórnia. “Além disso, significa que outros animais com dentes iguais que antes descartados… podem ter sido mega predadores também.”
Motani e seus colegas, examinaram o esqueleto quase completo do animal desenterrado no sudoeste da China em 2010. O réptil, viveu no período Triássico há cerca de 240 milhões de anos. No entanto, os pesquisadores inspecionaram os ossos da barriga do animal. Então, a equipe descobriu que a última coisa que ele havia comido era o corpo de um talattossauro, sem cabeça e cauda. Os restos encontrados mostram poucas evidências de degradação pelo ácido estomacal. Dessa forma, se sugeriu que o animal possa ter morrido logo após se alimentar da enorme refeição.
Veja também:
O paleobiólogo suspeita que matar e comer um animal desse tamanho pode ter causado sua morte. O corpo e cabeça fossilizados do animal, embora preservados, estão separados um do outro. Isso sugere que ele pode ter morrido ao quebrar o pescoço. Além disso, o animal pode ter machucado o pescoço enquanto segurava a presa pelas mandíbulas e batia sua cabeça. Do mesmo jeito que os crocodilos e as baleias assassinas fazem, já que não possuem dentes particularmente afiados.
O animal, no entanto, pode ter se machucado ao engolir a presa com quase o seu tamanho. “Este não é um animal parecido com uma cobra, que pode engolir coisas realmente maiores do que ele. Então se alimenta da mesma forma como os golfinhos e crocodilos fazem”, diz Motani. “Isso significa nadar contra a correnteza para colocar a comida em sua garganta. Além disso, podem também colocar a cabeça acima da superfície d’água e usar a gravidade para engolir a refeição. “Isso com certeza danificaria seu pescoço.”
*Matéria original publicada em ScienceNews.