O estranho molusco que se alimenta de pedras e expele areia foi descoberto e estudado de perto pela primeira vez por cientistas.
O Lithoredo abatanica foi descoberto em 2016, mas os cientistas passaram um bom tempo tentando descobrir como as espécies de água doce realmente funcionam.
No entanto, a bizarra criatura tem a aparência branca e grossa e pode crescer até um metro de comprimento.
Os cientistas determinaram que a criatura é um tipo de verme, que tem atormentado marinheiros por séculos com suas conchas cobertas de dentes que perfuravam barcos de madeira.
O Lithoredo abatanica faz parte da família “thoredo” e “lito”, que significa “pedra”.
Esse animal ostenta uma espécie de “broca” para raspar e triturar materiais duros, como o calcário. Eles possuem dezenas de pequenos dentes para realizar essa tarefa.
Veja também:
Os pesquisadores observaram: “A espécie é altamente incomum, simplesmente pelo fato de que ao furar o calcário elas ingerem a rocha e depois expelem o material em formato de areia”.
Eles publicaram suas descobertas no periódico Proceeding of the Royal Society B.
A criatura foi descoberta pela primeira vez na ilha de Bohol nas Filipinas e foi encontrada escavando rochas em um rio de água doce.
Entretanto, muito mais trabalho precisa ser feito para determinar se esses moluscos realmente obtêm seus nutrientes das rochas que comem ou se apenas digerem as pedras como uma forma de se movimentar.
“O que é mais notável é o que nós não sabemos. A rocha não tem nutrientes, então não há nada de que esse animal possa viver.”
Veja também:
“Então isso nos diz que [o organismo] dever estar fazendo outra coisa — e essa outra coisa dever ser realmente interessante” contou em comunicado Dan Distel, diretor do Ocean Genome Legacy Center da Northeastern University, nos Estados Unidos.
Outras teorias sugerem que as criaturas realmente usam as rochas como um “auxiliar” para digestão de outros organismos como o plâncton, mas até o momento não chegaram a nenhuma conclusão sobre a estranha espécie estudada.