O esturjão “monstro” de 2,10 metros encontrado no Rio Detroit é um dos maiores da espécie já capturado nos Estados Unidos.
Biólogos capturaram um esturjão de 109 quilogramas medindo 2,10 metros de comprimento no Rio Detroit, em Michigan, Estados Unidos. O enorme peixe, que provavelmente é uma fêmea, pode ter mais de 100 anos, e é considerado um dos maiores desse tipo já pescado no país, de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (USFWS).
Os pesquisadores estavam estudando a espécie esturjão-de-lago na área em 22 de abril, quando pegaram o espécime gigante. Foram necessárias três pessoas para puxá-lo para dentro do barco, medir e marcar o peixe, que mais tarde foi devolvido ao rio. Os biólogos, do Escritório de Conservação de Peixes e Vida Selvagem de Alpena (AFWCO), ficaram chocados com a descoberta e descreveram o esturjão como um “monstro de rio da vida real”, de acordo com a CNN.
“À medida que o puxávamos, ele ficava cada vez maior”, disse Jason Fischer, biólogo da AFWCO que estava envolvido na captura do peixe, ao Live Science. “Acabou tendo o dobro do tamanho de qualquer peixe pescado na área antes, nossa empolgação estava nas alturas.”
Veja também:
Foi bastante difícil para a equipe determinar o sexo ou a idade do peixe nesse curto espaço de tempo que tiveram para avaliá-lo; mas seu tamanho sugere que o esturjão monstro encontrado no Rio Detroit é uma fêmea que provavelmente possui mais de 100 anos. Incrivelmente, ela conseguiu despistar pesquisadores na área por mais de 20 anos, disse Fischer.
Gigantes gentis
O Esturjão-de-lago (Acipenser fulvescens) é encontrado em sistemas de água doce nos Estados Unidos, desde a Baía de Hudson até o Rio Mississippi. Os machos podem viver de 50 a 60 anos, mas acredita-se que as fêmeas tenham uma expectativa de vida superior a 100 anos e, como resultado, podem crescer muito, de acordo com o USFWS.
O esturjão se parece muito com seus ancestrais pré-históricos e possui uma cauda distinta em forma de tubarão e fileiras de placas blindadas “escamas” para proteção. Essas características, combinadas com seu grande tamanho, dão aos peixes sua aparência monstruosa; mas na verdade eles são completamente inofensivos para os humanos.
Veja também:
Esses animais se alimentam de insetos, vermes, caramujos, lagostins e pequenos peixes. Além disso, eles capturam suas presas por meio de sucção – sugando grandes quantidades de água e sedimentos e, como resultado, não possuem dentes.
Fonte: Live Science