O peixe com mais de 81 anos de idade foi encontrado em Rowley Shoals, região costeira da Austrália.
Quando este peixe nasceu, a Segunda Guerra Mundial estava a vários anos de acontecer, nenhum dos Beatles tinha nascido ainda, bem como também havia cerca de 5 bilhões de pessoas a menos na Terra.
Um Midnight Snapper (Macolor macularis), capturado pelo Instituto Australiano de Ciências Marinhas em 2016, a princípio, foi revelado como o mais antigo peixe de recifes de corais tropicais conhecido pela ciência.
A descoberta, no entanto, foi feita como parte de um estudo para descobrir como as mudanças na temperatura dos oceanos podem afetar a biologia desses peixes e de outros como eles.
Veja também:
Além disso, não muito longe dele, entre as novas descobertas, estava um robalo-vermelho com cerca de 79 anos, capturado durante uma pesquisa em 1997. A captura dos dois peixes ocorreu na mesma região em Rowley Shoals, no noroeste da Austrália.
Entretanto, o biólogo do instituto que liderou o estudo, Dr. Brett Taylor, relatou surpresa quando percebeu que o peixe tinha 20 anos a mais do que o registro anterior para um peixe de recifes tropicais.
“Até agora, os peixes mais antigos que havíamos encontrado em águas tropicais rasas tinham cerca de 60 anos”, disse Taylor.
“A primeira coisa que fiz foi enviar um e-mail para meus co-autores da Austrália Ocidental, perguntando se estava vendo aquilo da forma correta!”
Taylor e outros pesquisadores examinaram pequenos ossos do ouvido chamados otólitos, que nunca param de crescer. Esses ossos possuem faixas visíveis como os anéis de uma árvore.
O estudo examinou as idades de três espécies – Lutjanus bohar, Macolor macularis e Macolor niger – nenhuma das quais é pescada comercialmente. Mas seus parentes próximos são.
Infelizmente, muitas das espécies pescadas possuem entre 40, 50 e 60 anos de idade. Então, isso quer dizer que as pessoas estão comprando peixes que possuem uma história muito grande.
Veja também:
No entanto, Taylor ainda salienta que à medida que os oceanos aquecem, a expectativa de vida e a taxa de crescimento desses peixes mudam – informações importantes para as economias e comunidades que dependem da pesca.
Ainda sobre o assunto, Taylor questiona como a temperatura afeta o crescimento e a expectativa de vida dessas espécies. Em 2100, por exemplo, é bem provável que a gente não tenha mais fotos de peixes com mais de 80 anos.
“Esses locais vão aquecer tanto que, com base nos modelos atuais, terá um impacto enorme em sua biologia.”
Os longevos peixes tropicais analisados por Taylor e seus colegas estão longe de serem os peixes mais antigos do oceano.
O registro de animal mais antigo já encontrado pertence ao tubarão da Groenlândia. A análise dos olhos desses habitantes do Ártico revelou que possuem uma vida útil de cerca de 400 anos.
Matéria original publicada em The Guardian.
2 Comentários
Pingback: Quais são os animais aquáticos que possuem a maior expectativa de vida? - MyAquarium
Pingback: Esqueletos de peixes de 2.300 anos encontrados na Turquia revelam hábitos alimentares antigos | MyAquarium