Um novo peixe descoberto recentemente, foi batizado de Aenigmachanna gollum, em homenagem ao famoso personagem Gollum do filme “O senhor dos Anéis”.
Uma espécie “preciosa”, recentemente descoberta, de peixe cabeça-de-cobra foi batizada recentemente de Gollum, um personagem de JRR Tolkien, de “O Senhor dos Anéis”, por um grupo de pesquisadores.
A espécie, chamada Aenigmachanna gollum, foi encontrada depois que devastadoras inundações atingiram Kerala, na Índia, no ano passado, disse um comunicado do Museu de História Natural.
Veja também:
A universidade de Pesquisas de Kerala e Estudo do Oceano investigaram as bizarras criaturas e compartilharam suas descobertas em um artigo publicado na Zootaxa.
Segundo os pesquisadores, este é o primeiro peixe cabeça-de-cobra que foi descrito como um morador “subterrâneo”, assim como Gollum em O Senhor dos Anéis.
Antes de tudo, esses animais são nativos da África e da Ásia, e são conhecidos por suas longas barbatanas dorsais, grandes bocas e capacidade de respirar usando um órgão suprabranquial em suas cavidades branquiais.
Esses peixes normalmente vivem em zonas úmidas ou rios de água doce, então essa espécie incomum de “Gollum” pode ser uma descoberta interessante para pesquisadores de todo o mundo.
Veja também:
“Assim que vimos imagens de maior qualidade, ficou claro de que se tratava de um peixe cabeça-de-cobra”, disse Dr. Ralf Britz, pesquisador do Museu de História Natural e co-autor do artigo, no comunicado de imprensa. “Mas ter um desses animais em um ambiente subterrâneo é um achado interessante. É muito incomum.”
Comparado a outros peixes cabeça-de-cobra, no entanto, o A. gollum possui o corpo parecido com o de uma enguia, muitas escamas, uma nadadeira anal muito longa que percorre ao longo de sua barriga e sua cauda não tem a capacidade de permanecer flutuando na coluna d’água.
Os pesquisadores supõem que algumas dessas características podem ser atribuídas à sua existência subterrânea.
“A parte surpreendente é que – supondo que seja subterrâneo – não tem as adaptações típicas que você esperaria de um peixe desse tipo.
Isso pode significar algumas coisas”, explicou Ralf. “Ou o peixe só adquiriu esse modo de vida subterrâneo recentemente, ou está vivendo em algum tipo de zona de transição, onde ainda se move entre os habitats subterrâneos e acima do solo.
Nós simplesmente não sabemos e isso é algo que estaríamos muito interessados em descobrir.”