Pode parecer até uma “boa ideia” jogar os peixinhos de aquário em lagos para que vivam livremente. O problema vem depois. E ele é grande! Essa decisão, dizem alguns especialistas, é bem-intencionada, mas equivocada, e potencialmente muito prejudicial para o ecossistema.
Autoridades em Burnsville, uma pequena cidade a cerca de 24 quilômetros ao sul de Minneapolis (EUA), compartilharam na última semana fotos de vários peixinhos dourados enormes que foram recuperados de um lago local. Os animais descartados podem crescer muito e causar estragos, alertou a cidade. O tamanho chega a equivaler ao de uma bola (oval) de futebol americano.
Veja também:
“Por favor, não solte o seu kinguio (peixinho dourado) de estimação em lagoas e lagos!”, alertou a conta no Twitter da prefeitura na noite de domingo (11/7). “Eles crescem muito mais do que vocês pensam e contribuem para a má qualidade da água, limpando os sedimentos do fundo e arrancando as plantas”, acrescentou.
Please don't release your pet goldfish into ponds and lakes! They grow bigger than you think and contribute to poor water quality by mucking up the bottom sediments and uprooting plants.
— City of Burnsville (@BurnsvilleMN) July 9, 2021
Groups of these large goldfish were recently found in Keller Lake. pic.twitter.com/Zmya2Ql1E2
Burnsville, juntamente com a vizinha Apple Valley, começou a pesquisar a população de peixinhos dourados do lago depois que alguns moradores da região reclamarem de uma possível infestação. Em um trabalho conjunto entre a prefeitura e a empresa Carp Solutions, especializada no controle de pragas hídricas, as cidades enviaram uma equipe para investigar e se surpreenderam com o tamanho dos peixes encontrados.
“Você vê kinguios em lojas de pet shops e vê apenas peixinhos pequenos”, disse Caleb Ashling, especialista em recursos naturais de Burnsville, de acordo com o site “MSN News”. “Quando você tira do lago um peixinho dourado do tamanho de uma bola de futebol americano, fica pensando como ele pode ser o mesmo tipo de animal”, acrescentou.
Por conta disso, nunca descarte qualquer tipo de peixe em cursos de água locais. Por menor que seja o peixinho, ele pode causar desequilíbrios enormes nos ecossistemas aos quais estão sendo inseridos!