A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem confirmou que um Pirarucu foi encontrado em rio nos Estados Unidos, causando preocupação nas autoridades locais.
Um Pirarucu, peixe natural da bacia amazônica, foi encontrado morto ao longo do rio Callosahatche no Parque Jaycee de Cape Coral, na Flórida, nos Estados Unidos. O caso ganhou grande repercussão após uma matéria da emissora NBC Miami, com o título “New Florida Invasive Species: a 10-Foot-Long River Monster” (Nova espécie invasora da Flórida: um monstro de rio de 3 metros de comprimento). Agora, o caso do pirarucu morto tem intrigado as autoridades e moradores da região.
A Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem confirmou o aparecimento do pirarucu e deve apurar para descobrir como o peixe apareceu no rio, isso porque segundo a comissão, o animal pode prejudicar o ecossistema local. Ainda não há indícios de que o pirarucu tenha se reproduzido.
A reprodução da espécie preocupa autoridades
De acordo com a bióloga da Nicholls State University, Katherine Galloway, o pirarucu costuma desovar em fevereiro, março e abril, então pode levar mais tempo para estabelecer sua presença na Flórida. Mas Galloway deu um aviso sobre o misterioso aparecimento do pirarucu. “Se um espécie grande e reprodutivamente ativo for encontrado, provavelmente há mais na Flórida”, disse ela.
Veja também:
Ainda segundo a NBC Miami, qualquer pessoa que pesque ou veja um pirarucu ou outra espécie de peixe de água doce não nativa na natureza, deve acionar as autoridades americanas.
Com dois metros de comprimento e 200kg na fase adulta, o pirarucu é um peixe amazônico reconhecido pela escama que se confunde com uma “armadura”. A carne do pirarucu também é uma das mais valiosas do mundo. A pesca indiscriminada fez com que a espécie quase se extinguisse. Atualmente, há restrições quanto à pesca desses peixes, sendo autorizada em processos de manejo liberados por pequenos pescadores em Unidades de Conservação ou comunidades ribeirinhas da Amazônia.