Por que as pobres tartarugas são tão lentas? Nesse artigo, iremos lhe explicar em detalhes os motivos que levam esse animal a ser tão lento!
Você já deve ter se perguntado e até mesmo brincado com alguém falando sobre a velocidade das tartarugas. Mas você faz ideia do porquê delas serem assim tão lentas?
Fique sabendo que um dos principais motivos das tartarugas serem lentas é por que elas não precisam correr atrás de seus alimentos como muitos outros animais. Como elas são animais herbívoros, se alimentam basicamente de plantas e quaisquer outros materiais vegetais.
Além disso, elas não precisam fugir de muitos predadores como outros animais, já que elas possuem cascos bem grossos e duros, o que as tornam imunes ao ataque de predadores. Muitos animais deixam as tartarugas em paz!
Veja também:
- Encontrado nos EUA filhote de tartaruga com duas cabeças;
A adaptação e a composição biológica da tartaruga também desempenham um importante papel no sentido de mantê-las mais lentas. Por exemplo, se a tartaruga andasse muito rápido poderia cair e causar hematomas, entorses ou quebra de ossos (ou do casco, se preferir).
Uma outra razão pela qual as tartarugas são lentas é devido ao seu metabolismo. Sim, a taxa de metabolismo é bastante lenta e isso ajuda a determinar a velocidade do animal. Você pode até pensar que a lentidão e o baixo metabolismo são limitações, mas será que lhe interessa saber que elas estão entre os mamíferos da Terra que possuem a vida mais longa?
Veja também:
Embora o metabolismo contribua para a velocidade, também pode causar envelhecimento precoce. Então, como as tartarugas possuem metabolismo lento, elas produzem menos resíduos metabólicos prejudiciais à saúde e que podem levar à depreciação fisiológica, daí sua capacidade de viver mais que os humanos. Na verdade, as tartarugas podem viver por mais de três séculos! Isso mesmo, você pode não gostar, mas elas vão viver muito mais que a gente!
De um modo geral, as tartarugas são animais muito legais; sua natureza lenta contribui ainda mais para isso!
O que vocês acharam desse artigo? Deixe um comentário!