Por que os peixes são excelentes animais de estimação? Nesse artigo, esclarecemos algumas dúvidas à respeito da manutenção desses incríveis animais.
Com uma enorme variedade de cores, formas e tamanhos, os peixes são ótimos animais de estimação para crianças e adultos.
O veterinário da Greencross Vets, Dr. Aivee Huynh, explica por que os peixes são ideais e os primeiros animais de estimação de muitas pessoas e qual a melhor forma de cuidar deles.
“Para as crianças, fornecer-lhes um peixinho de estimação é uma maneira fantástica de ensiná-los sobre responsabilidade”, disse ele.
“As crianças podem até ensinar truques aos peixes, dependendo da espécie, como nadar através de aros ou fazer com que se acostumem a receber carinho.”
Veja também:
Além disso, certas espécies podem até ter personalidades bastante únicas, relata Huynh.
“Uma vez conheci um peixe Oscar, cujo filme favorito era o Titanic, e ele ficava completamente fixado na tela quando o filme estava passando na televisão”.
Esses benefícios também se estendem aos adultos e, além disso, existem estudos que demonstraram que observar peixes pode ser terapêutico e um ótimo alívio do estresse.
“Criar um peixe não é apenas um passatempo fantástico, mas também funciona como uma peça central dentro de casa, e geralmente é o primeiro assunto de uma conversa”, disse Huynh.
Por onde começar
Um excelente lugar para iniciar no hobby é procurar um especialista em aquarismo, disse o Dr. Huynh.
“Eles poderão recomendar peixes adequados para cada situação, inclusive se você deseja um peixe que necessita de pouca manutenção ou saber aqueles que são compatíveis, por exemplo”.
Veja também:
“O especialista poderá te fornecer informações sobre o que é melhor para o seu aquário e podem adaptar-se às suas necessidades e preferências”, disse Huynh.
“Sempre consulte um especialista em relação ao seu aquário para que possa manter peixes saudáveis e felizes”.
Quanto isto vai custar?
O custo pode variar de acordo com a espécie e seus requisitos. Isso inclui tamanho e qualidade do aquário, kits de teste de água, decoração, alimentos e assim por diante.
Entretanto, uma configuração básica pode variar em torno de R$ 200,00, enquanto um aquário ou lago mais elaborado com peixes valiosos pode custar cerca de R$ 4000,00.
Além disso, a manutenção é de baixo custo, a menos que seu peixe fique doente e exija atenção médica. “É mais barato e melhor tratar a doença o quanto antes do que deixá-la piorar”, relata Huynh.
Veja também:
“Recomendamos sempre procurar aconselhamento de um veterinário qualificado para caso seu peixe fique doente”.
“Os peixes podem sentir dor, porém demonstram isso de maneira diferente dos seres humanos, como se esconder, nadar devagar ou irregularmente, comer menos e não interagir com o grupo, caso seja um peixe de cardume”.
Cuidando do seu peixe
Sobretudo, os peixes tropicais requerem água morna, ou seja, necessitam de aquecedores ou termostatos para que a temperatura se mantenha entre 24 a 30 graus Celsius, dependendo da espécie.
“Os peixes de água salgada são muito mais complicados de cuidar do que os de água doce. Eu recomendaria apenas iniciar um aquário de água salgada se você for um aquarista muito experiente”.
Veja também:
Além disso, o Dr. Huynh ainda alerta sobre aquários pequenos.
“Embora seja muito popular para peixinhos-dourados e bettas, por favor, não adicione nenhuma espécie de peixe em aquários pequenos”, disse ele.
“A aparência minimalista pode estar na moda, mas é cruel com o animal. Quanto mais elaborado o aquário, mais estímulos o seu peixe terá e, posteriormente, uma melhor qualidade de vida”.
Manutenção do aquário
Acima de tudo, o nível de manutenção envolvida dependerá exclusivamente das espécies mantidas no aquário. No entanto, recomenda-se que você realize trocas parciais de água frequentes e regulares de cerca de 10 a 20% da água do aquário semanalmente.
Veja também:
O mais importante é não trocar 100% da água.
“Eu recomendaria um filtro com mídias biológicas, um sistema que dá suporte à vida, cheio de bactérias, para manter seu aquário estável e com níveis de amônia e nitrito baixos”, disse Huynh.
Alimentando seus peixes
Primeiramente, você também terá que calcular quanto de alimento seu amigo precisará.
“Como regra geral, um peixe deve ser alimentado com 1% do seu peso corporal e os intervalos de alimentação dependem da espécie e do estilo de vida de cada uma delas”, disse Huynh.
Veja também:
Entretanto, existem alguns peixes que precisam ser alimentados diariamente, enquanto outros apenas a cada três dias. Todavia, o cenário ideal é pesquisar sobre a espécie e entender quais são as suas reais necessidades.
Quanto tempo meu peixe irá viver?
Os peixes podem viver entre um e 50 anos de idade. Sobretudo, esses valores podem variar bastante, dependendo da espécie e dos cuidados que o aquarista terá com a saúde dos animais.
“Algumas espécies são um compromisso vitalício, como as carpas, que às vezes são passadas para as gerações seguintes da família”, completa Huynh.
*Matéria original publicada em TheCamberraTimes.