Caso você não saiba, os tubarões estão em perigo e desaparecendo de nossos oceanos. Esses incríveis animais existem há milhares de anos – muito antes dos dinossauros vagarem pela Terra – mas infelizmente de acordo com pesquisas, a população de tubarões caiu drasticamente nas últimas décadas.
No entanto, você pode estar se perguntando: “Como esses predadores podem se extinguir?”. A resposta para essa e outras perguntas sobre o problema que os tubarões estão enfrentando você encontra nesse artigo. Aproveite!
Os tubarões estão realmente em perigo?
A resposta é SIM! Os tubarões podem até parecer assustadores, mas eles desempenham um papel importante na saúde geral dos oceanos. Embora a maioria das espécies de tubarões tenham populações de certa forma sustentáveis, uma quantidade considerável delas tem diminuído em número a taxas alarmantes.
Veja também:
Quais são as espécies mais vulneráveis?
A reprodução dos tubarões, mesmo nos seus melhores dias, não consegue acompanhar as mortes. De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), a lista de espécies de tubarões ameaçados de extinção é gigante; entre aproximadamente 470 espécies de tubarões, 2,4% estão listadas como ‘Em Perigo Crítico’, 3,2% ‘Em Perigo’, 10,3% ‘Vulnerável’ e 14,4% ‘Quase Ameaçado’.
Acredite ou não, apesar de seu tamanho e ferocidade – o grande tubarão branco e o tubarão-baleia estão entre algumas das espécies mais vulneráveis.
Então, por que eles estão em perigo?
Os tubarões são predadores, mas também presas. Esses animais estão em perigo e há muitos fatores que contribuem para tal – infelizmente, quase todos os problemas são causados por atividades humanas, mas a boa notícia é que esses impactos podem ser interrompidos antes que seja tarde demais.
Uma das ameaças que muitas espécies de tubarões enfrentam é a pesca para retirada de suas barbatanas, que são usadas como medicamento na China e como iguaria para sopas no Japão, ou exportados para vários outros países para consumo humano.
Os relatórios indicam que até 73 milhões de tubarões são mortos a cada ano apenas para esse propósito – uma estatística bastante chocante, não é?
Veja também:
Por que nós devemos nos importar?
Vamos ser honestos, os tubarões não possuem uma boa reputação com os humanos! Essas belas e elegantes criaturas do mar são consideradas perigosas, e poucas pessoas realmente se importam com sua conservação; na verdade, a maioria de nós têm medo deles, mas deveríamos temer o que fazem com eles.
A razão pela qual devemos temer o que fazem com eles é porque os tubarões são muito importantes: esses predadores estão no topo da cadeia alimentar. Eles mantêm o ecossistema marinho em equilíbrio, alimentando-se de animais que estão mais abaixo na cadeia alimentar. Se os tubarões forem extintos, por exemplo, outros peixes predadores e animais marinhos prosperarão, o que esgotará a quantidade de peixes disponíveis para alimentação.
Sem falar que os tubarões são parte importante no ciclo do carbono e, se desaparecerem, a quantidade de carbono na atmosfera aumentará, causando danos inimagináveis em relação ao aquecimento global. Resumindo, é crucial protegermos essas espécies para nosso próprio bem.
Veja também:
O que podemos fazer para ajudar?
Um dos maiores problemas que a conservação de tubarões enfrenta são os equívocos que muitos têm sobre esses animais. Portanto, é muito interessante divulgar para conservar: simplesmente conversar com seus amigos e parentes sobre eles, espalhar textos de conservação nas redes sociais e compartilhar alguns fatos e notícias já pode ajudar bastante.
Se você quiser ir um pouco além, pode comprar frutos do mar de origem sustentável para reduzir o impacto da pesca predatória ou visitar um aquário perto de sua casa para aprender mais sobre essas majestosas criaturas marinhas! Que tal?